A empresa Navegação Aliança espera concluir em fevereiro de 2010 o segundo navio da sua série Fundadores: o Frederico Madorin. A construção da embarcação foi contratada em novembro, com a companhia Intecnial de Erechim, e a montagem se iniciou no estaleiro da Navegação Aliança localizado em Taquari em maio.
Na semana passada, 39 pessoas trabalhavam na obra e, a partir desta semana, esse número deve subir para 56. No auge das atividades, em setembro, devem ser utilizadas em torno de cem pessoas. O primeiro navio da série Fundadores, o Germano Becker, foi lançado em 2006 e absorveu um investimento de R$ 14,5 milhões. Já o Frederico Madorin implicará um investimento de R$ 16,5 milhões.
A Navegação Aliança negociará com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) o financiamento do projeto. Por enquanto, a companhia está adiantando o investimento com recursos próprios. Enquanto o Germano Becker tem uma capacidade para transportar 5.400 toneladas, o Frederico Madorin terá uma capacidade para 4.700 toneladas.
O diretor operacional da Navegação Aliança, Ático Scherer, explicou que um dos fatores que deixou mais elevado o custo do Frederico Madorin foi o aumento do preço do aço. A embarcação pesará em torno de 1.200 toneladas, sendo que o aço representa 1.100 toneladas deste total. Scherer informa que as duas embarcações serão as de maior capacidade operando na hidrovia do Interior gaúcho.
O Frederico Madorin movimentará granéis sólidos e cargas em pallets (espécie de estrado). O navio deverá levar, principalmente, soja dos terminais hidroviários para o porto de Rio Grande e fertilizantes no sentido inverso. O navio terá 103 metros de comprimento e 15,5 metros de boca (largura máxima da baliza mestra). Carregado, poderá alcançar uma velocidade de 6,5 nós e vazio 7 nós (um nó equivale a uma milha náutica por hora ou 1.852 metros por hora).
Futuramente, a Navegação Aliança também pretende construir o João Mallmann, com capacidade para 4.700 toneladas, e encerrar a série Fundadores. Scherer argumenta que o tempo de implantação do novo navio dependerá da demanda que será apresentada pelas hidrovias.
Navegação Aliança espera concluir novo navio em fevereiro de 2010
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:
Qual sua opinião? Deixe seu comentário
Notícias Recentes
Fieam realiza Industrial do Ano 2024
4 de maio de 2024
Aposta para a ZFM na reforma tributária
4 de maio de 2024
Aprovação do retorno do Perse anima setor de serviços
4 de maio de 2024
ONG Vaga Lume espalha bibliotecas comunitárias por toda a Amazônia
2 de maio de 2024
1º Congresso Internacional de Comunhão e Direito discute avanços
2 de maio de 2024