Pesquisar
Close this search box.

Sistemas integrados garantem sustentabilidade

Os sistemas integrados de produção são apontados atualmente como a principal ferramenta para manutenção da sustentabilidade econômica e ambiental. A questão será debatida durante o 5º Congresso Brasileiro de Soja e o Mercosoja 2009, a serem realizados de 19 a 22 de maio, em Goiânia (GO).
Promovidos pela Embrapa Soja, os eventos objetivam apresentar os indicadores de qualidade do solo em sistemas de integração lavoura-pecuária, a contribuição do manejo para aumentar a eficiência de uso da água em sistemas produtivos e também mostrar como os sistemas integrados contribuem para a manutenção econômica da atividade agropecuária.
De acordo com o pesquisador Julio Franchini, da Embrapa Soja, nos sistemas integrados de produção há melhor aproveitamento da infraestrutura das propriedades, com intensificação do uso da terra e diversificação de produtos. “Temos observado que a integração lavoura-pecuária eleva em até sete vezes o índice de produtividade de pecuária. Por outro lado, a pecuária melhora a qualidade química e física do solo”, explicou.
O pesquisador destaca que hoje um dos principais problemas das culturas de verão (soja e milho) é a falta de água. “No entanto, a produção em sistemas integrados promove melhoria no solo, por meio da rotação de culturas. Plantas com sistema radicular mais profundo reduzem a compactação do solo, aumentam o reservatório de água para plantas e minimizam as perdas de produtividade para seca”,disse.
O 5º Congresso Brasileiro de Soja e o Mercosoja 2009, promovidos pela Embrapa Soja, irão contar com a presença de 58 palestrantes renomados, sendo 15 estrangeiros. A programação prevê a realização de quatro conferências, 10 painéis, um seminário e cinco minicursos. Além disso, haverá espaço para apresentação de 450 trabalhos científicos, no formato de pôsteres.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (43) 3025-5223 ou pelo site www.cbsoja.com.br.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar