Pesquisar
Close this search box.

Emergentes vão crescer quatro vezes mais do que ricos em 2008, diz ONU

Um novo relatório da Unctad, o braço das Nações Unidas para o Desenvolvimento, prevê que os países emergentes crescerão neste ano quatro vezes mais do que os países ricos. Segundo o TDR (Relatório de Comércio e Desenvolvimento, na sigla em inglês) divulgado nesta quinta-feira, os países em desenvolvimento devem crescer 6,4% em 2008 -um contraste com a taxa de 1,6% prevista para os países desenvolvidos, abalados pela crise financeira e o desaquecimento econômico global.
É o maior descompasso registrado entre o ritmo de crescimento dos dois grupos de países em 15 anos. Em 1998, ano da crise russa, os emergentes inclusive chegaram a crescer menos do que os ricos (1,1% contra 2,1%, respectivamente), segundo os dados históricos da Unctad.
Para o Brasil, a entidade avalia que o crescimento será de 4,8% neste ano, um pouco acima da projetada média latino-americana de 4,6% e muito atrás das estimativas para China (10%) e Índia (7,6%).
No entanto, se os países emergentes conseguiram escapar dos efeitos da crise internacional até aqui, o desempenho nos próximos meses permanece uma questão em aberto, de acordo com a entidade. “O crescimento nos países em desenvolvimento e nos mercados emergentes foi bastante resistente na primeira metade de 2008, mas há evidências crescentes de que eles não poderão escapar de uma desaceleração global”, diz a Unctad.
“A incerteza e a instabilidade internacional nos mercados financeiro, de câmbio e de commodities, junto com dúvidas em relação à direção da política monetária em alguns países desenvolvidos, estão contribuindo com um panorama sombrio para a economia mundial e podem representar riscos consideráveis para o mundo em desenvolvimento”, acrescenta.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar