Pesquisar
Close this search box.

Zona Franca deve gerar debates calorosos em 2011

O futuro da ZFM (Zona Franca de Manaus) está nas mãos dos novos governantes do país. Se as promessas de campanha, feitas no ano passado, vigorarem, brevemente o Congresso Nacional vai focar suas atenções para assuntos como perenização dos incentivos fiscais do modelo e prorrogação por mais 50 anos.
A perenização da ZFM é proposta de campanha da senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB) que garante que o projeto está avançando bastante porque o PIM (Polo Industrial de Manaus) já deu mostras de maturidade. “A performance apresentada em 2010, com o faturamento de US$ 35 bilhões, é um bom motivo para discutirmos a proposta”, disse.
Com relação ao que propôs a presidente Dilma Rousseff, em campanha, de prorrogar os incentivos fiscais da ZFM por mais 50 anos, após 2023, Vanessa destacou que toda proposta neste sentido deve ser avaliada. “Esse é um debate que vamos aprofundar no Senado em 2011, assim como fizemos na campanha eleitoral”, assegurou.
Apesar de defender o modelo de desenvolvimento por considerá-lo importante para o Estado do Amazonas, e por acreditar que não será uma lei ou decreto dessa natureza que irá acabar com a ZFM, o deputado federal Francisco Praciano (PT) vai lutar pela criação de uma economia paralela. “Vamos assumir essa bandeira de luta no Congresso Nacional neste ano”, assegurou.
O senador Eduardo Braga (PMDB) também já se integra no rol dos parlamentares amazonenses dispostos a defender a ZFM dos ataques rotineiros. Ao longo de sua existência, foram muitos os defensores do modelo que lutaram para torná-lo perene.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar