Pesquisar
Close this search box.

Zona Franca de novo sob ameaça

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/06Jun/18/Bolsonaro%2012984.jpg

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou em sua conta no Twitter, na noite de domingo (16), que o Ministério da Economia estuda reduzir de 16% para 4% os impostos sobre importação de produtos de tecnologia de informática, como computadores e celulares. Foi o bastante para tirar o sono de políticos, empresários e trabalhadores do Amazonas. Ainda no mesmo dia começaram as reações, De acordo com o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), a medida fere diretamente o polo de componentes voltado para a telefonia celular que existe na ZFM e que emprega seis mil pessoas. “Vão quebrar todas as indústrias do ramo na Zona Franca de Manaus e no Brasil. Ou vão virar importadoras. É a repetição da abertura do Governo Collor. Os produtos ficarão baratos, mas vai aumentar o desemprego. Portanto, faltarão compradores", afirmou ele. Quando amanheceu, vários outros parlamentares se manifestaram. Os senadores Plínio Valério (PSDB) e Omar Aziz (PSD) atacaram duramente a medida. O deputado federal José Ricardo (PT) disse que vai levar o assunto para as comissões temáticas da Câmara Federal. Curiosamente, deste vez, o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, calou-se sobre o assunto. O único a fazer uma defesa, mesmo que tímida, do Governo Federal foi o vereador de Manaus Chico Preto (PMN), para quem faz-se necessário trazer o ministro da Economia, Paulo Guedes, para conhecer a Zona Franca, com urgência.

PADRES CASADOS?

Em documento preparatório para o Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, que acontecerá de 6 a 27 de outubro, o Vaticano abre a possibilidade de homens casados tornarem-se padres. A ideia seria estender o sacerdócio aos chamados “viri probati”, homens casados, de fé comprovada e capazes de administrar espiritualmente uma comunidade de fiéis. O objetivo seria aumentar o número cada vez menor de padres na Amazônia.

RECURSOS HÍDRICOS

Manaus recebeu ontem a décima oficina regional do processo de elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas, finalizando a agenda de construção colaborativa do plano. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente em um hotel na zona centro-sul de Manaus e contou com a participação de representantes de governo e sociedade civil. De acordo com a secretária executiva adjunta da Sema, Christina Fischer, a oficina teve objetivo de estabelecer as diretrizes e regulamentações da legislação para que os recursos hídricos sejam utilizados de forma sustentável.

LOGÍSTICA REVERSA

Representantes de órgãos governamentais e de controle, empresas do Polo Industrial de Manaus, entidades de classe e associações de catadores de materiais recicláveis, entre outros, estiveram presentes ontem no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus, para participar da 2ª audiência do Fórum por Logística Reversa, mediado pelo Ministério Público Federal, com coordenação técnica do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas.

RESÍDUOS SÓLIDOS

A programação do evento incluiu exposições de boas práticas e projetos de descarte ambientalmente corretos, bem como a continuidade das discussões entre os diversos atores sobre as ações necessárias para a efetiva implementação da logística reversa no Estado do Amazonas, em consonância com a Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e a Lei nº 4.457/17, que regulamentou a Política Estadual de Resíduos Sólidos do Amazonas. 

QUEIMAÇÃO

No final de semana espalhou-se um boato dando conta de que o governador Wilson Lima (PSC) estaria propenso a troca o secretário de Educação do Estado, tirando Luiz Castro (Rede) do posto e colocando em seu lugar a deputada Alessandra Campelo (MDB). Pura queimação dela. Se havia uma articulação, ela foi abortada.

NA BERLINDA

Em sessão especial, às 9h30, as contas anuais do ex-governador Amazonino Mendes (PDT), referentes ao ano de 2018, serão apreciadas pelo colegiado do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, nesta terça-feira, antes das 19ª sessão ordinária 2019. O fato está chamando atenção do meio político.

OPORTUNIDADE

Termina dentro de uma semana o prazo para que os cidadãos interessados possam participar do Planejamento do Governo para os próximos quatro anos. A etapa de consulta à sociedade do Plano Plurianual 2020-2023 do Amazonas, fundamental para a construção do novo projeto de planejamento, encerra-se no dia 24 de junho, próxima segunda-feira.

HOMENAGEM

A campanha de renegociação de débitos da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A. foi prorrogada até o próximo dia 5 de julho. Os clientes poderão ter acesso a descontos que podem chegar a 80% ou facilidade de pagamento em até 60 parcelas, de acordo com cada proposta.

FRASES

Não dá pra governar via twitterOmar Aziz (PSD), senador, criticando a medida de redução de impostos anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) na rede social

Toda semana é uma nova ameaça”. José Ricardo Weddling (PT), sobre o twitte do presidente Jair Bolsonaro

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar