Pesquisar
Close this search box.

Wilson quer “sacudir” o governo

wilson

O governador Wilson Lima (PSC) decidiu dar uma “sacudida” em sua administração. Vai trocar nos próximos dias pelo menos três secretários em pastas estratégicas. Os dois primeiros já são de domínio público: Inês Carolina Simonetti deixa a Secretaria de Administração para cuidar da campanha do marido, Luiz Alberto Simonetti, à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil; já o coronel PM Louismar Bonates deixa a Secretaria de Segurança Pública para a aposentadoria. Oficialmente, a saída deste último está sendo atribuída a um tratamento de saúde a que ele deverá se submeter, mas o general de Exército Carlos Alberto Mansur já foi convidado para assumir o cargo. Ambos os auxiliares demissionários são da cota pessoal do governador e da mais absoluta confiança dele, mas saem por motivos diferentes. Ela por motivos estritamente pessoais, ele por diversas razões, principalmente uma pressão forte de órgãos de fiscalização federais. Na semana passada o vice-governador Carlos Almeida (PSDB) aproveitou uma interinidade para demiti-lo, mas Lima anulou o ato.

OLHO NA REELEIÇÃO

Wilson Lima foi convencido de que precisa renovar o secretariado se quiser ter sucesso na campanha de reeleição. A avaliação dos conselheiros é de que a maioria dos auxiliares estão acomodados. Por isso, o chefe vai mudar a princípio poucos cargos, mas mandará um recado a todos os membros do primeiro escalão, resumido em uma frase de interlocutor ouvido ontem pela coluna: “a partir de agora, quem não acelerar vai dançar”.

PEGOU MAL

Depois de propor trocar o nome de uma praça de Nestor Nascimento para Oscarino Peteleco, revoltando a comunidade, o presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante), soltou nota pública reconhecendo o erro, mas fazendo questão de citar que o prefeito David Almeida (Avante) sancionou o projeto, o que irritou profundamente o chefe do Executivo.

INFORMAÇÕES

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas alertou os cartórios de Registro Civil para a necessidade e obrigatoriedade do envio, rotineiro, de informações ao Instituto Nacional de Seguridade Social por meio do Serviço Nacional de Informação de Registro Civil. Dentre as informações que devem ser encaminhadas pelas serventias (cartórios) de Registro Civil ao SIRC/INSS, incluem-se: a relação dos nascimentos, dos natimortos, dos casamentos, dos óbitos, das averbações, das anotações e das retificações registradas.

DIGITAL

Previstos no artigo 33 da Constituição do Estado do Amazonas, os projetos de iniciativa popular precisam ser subscritos por pelo menos 1% do eleitorado. Com o intuito de facilitar e estimular a participação dos eleitores nas decisões políticas do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade (PV), apresentou o Projeto de Lei 348/2021, que autoriza a assinatura eletrônica nestas proposituras. O parlamentar destaca que à época da confecção da Constituição do Amazonas, o constituinte fez exigência da existência apenas da subscrição popular, sem definir o meio em que esta assinatura deveria ser realizada.

VISITA

Os avanços na bioeconomia amazônica, a integração deste segmento com a chamada Tríplice Hélice (governo, indústria e academia) e a estrutura de apoio e pesquisa que o Centro de Biotecnologia da Amazônia pode oferecer para o pleno desenvolvimento de uma economia com base em insumos locais, que pode contribuir com a diversificação da matriz econômica regional, motivaram visita de representantes do Escritório Central do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação do Exército Brasileiro ao local. 

APRESENTAÇÃO

Recepcionados pelo gestor do CBA, Fábio Calderaro, e equipe de pesquisadores da instituição, o chefe do Escritório Central do SisDIA, general Angelo Okumura, e o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, acompanhados por representantes do Comando Militar da Amazônia (CMA)e da Universidade Federal do Amazonas, foram apresentados às atividades realizadas ali, com destaque para as pesquisas que resultam em interesse tanto de empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus quanto de associações locais e empreendedores e investidores internacionais. 

INCÊNDIOS

O secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, participou de uma reunião com representantes governamentais e comandantes de Corpos de Bombeiros da Amazônia Legal. O objetivo do encontro foi articular ações conjuntas para combater incêndios florestais, queimadas e desmatamento no bioma.  Os participantes da reunião apresentaram iniciativas já realizadas e compartilharam especificidades dos seus territórios. As informações coletadas serviram de subsídio para construção de uma matriz lógica, que fundamentará o plano operativo envolvendo cada um dos estados. 

TRÁFICO DE PESSOAS

Com o intuito de combater o tráfico de pessoas no Amazonas, a Secretaria de Segurança Pública, em parceria com a organização não governamental internacional The Exodus Road, está capacitando policiais civis do estado para atuar em situações desta natureza. As qualificações começaram em julho.

FRASES

“O mundo evoluiu, se modernizou e nesta mesma direção precisa caminhar o Poder Legislativo e o processo legislativo.” Roberto Cidade (PV), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas

presidente

“Nestor Nascimento é reconhecidamente, o maior líder negro da história do Amazonas.” David Reis (Avante), presidente da Câmara Municipal de Manaus, depois de propor substituir o nome do ativista em praça da cidade

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar