Pesquisar
Close this search box.

Websérie musical mobiliza artistas

Websérie musical mobiliza artistas

De todos os segmentos da sociedade afetados pela pandemia do novo Coronavírus, nenhum foi mais prejudicado do que o entretenimento, principalmente a categoria dos músicos, que estão há mais de 8 meses sem palcos para tocar e exercer sua profissão. Mas, o que fazer diante da proibição de trabalhar e ganhar o seu dinheiro? Produzir conteúdo, foi a resposta encontrada. Diante dessa realidade, o Estúdio Sonora Music, empreendimento musical em Manaus, criou uma websérie de performances acústicas com dezenas de músicos locais e o primeiro episódio foi lançado ontem (4), nas redes sociais da Sonora no Instagram (@sonoramusic) e YouTube (Sonora Music). Toda semana um novo episódio, com novas bandas ou cantores estará no ar.

O primeiro episódio já saiu. Trata-se da performance intimista de Bruno Rodrigues e seu violão para a música ‘Crazy’, de Gnarls Barkley. A cantora Bel Martine gravou anteriormente o projeto piloto do Sonora Sessions, que deu origem a essa websérie e deverá gravar mais um episódio.

Bruno Rodrigues é o cantor do primeiro episódio que já está no ar

O projeto Sonora Sessions consiste em uma produção simples, envolvendo performances acústicas, utilizando apenas uma câmera, cenário com peças de iluminação e produção e divulgação custeados pelo estúdio, sendo grátis para os músicos. “Estamos gravando há dois meses. Já temos quase 20 vídeos que serão lançados todas às quartas-feiras”, disse a CEO da Sonora Music, Dany Costa. 

Para a empreendedora, produção de conteúdo passa a ser a principal estratégia dos músicos, diante de um mercado fechado para shows e outros eventos, que são a principal fonte de renda da maioria dos profissionais da música. “Quando veio a quarentena e os bares, restaurantes e casas de show fecharam, os músicos entenderam que precisavam manter seus trabalhos no ar. Precisavam se manter relevantes. Vieram as lives, inicialmente feitas em casa. Hoje, sabemos que as tendências de divulgação estão se concentrando nas redes sociais e esses canais precisam ser alimentados”, explicou, revelando que o objetivo principal do Sonora Sessions é gerar um produto audiovisual para as bandas e músicos trabalharem e massificarem em suas redes sociais.

Segundo Dany Costa, o futuro dos músicos é incerto, uma vez que a necessidade de distanciamento social acaba por ameaçar a realização de grandes eventos em um curto prazo. Daí a necessidade de manter os trabalhos musicais vivos e buscando espaços no mercado local. “O espaço para os músicos em Manaus já é escasso. Por isso, tivemos a ideia de produzir conteúdo com os artistas e mantê-los produzindo e ocupando os espaços na internet, criando, assim, uma corrente forte que pode ajudar a arte a alcançar maiores públicos”, refletiu.

O problema para a maioria dos artistas locais é conseguir engajar público para seus produtos audiovisuais. “Sozinhos, os músicos conseguem apoio apenas em suas fanbases, que muitas vezes é bem pequena, gerando um grau de relevância baixa. Fazendo parte de uma websérie, onde serão apresentados em bloco, com um objetivo em comum, nossos artistas ganham mais força. É isso que queremos. Fazer a música local ser forte e ocupar os espaços online para gerar monetização para esses trabalhos”, disse Dany.

O Sonora Sessions já tem material para manter os lançamentos até fevereiro de 2021. No entanto, ainda continuará a ser gravado com novos artistas convidados. Dany Costa avisa ainda que os cantores que quiserem participar também pode procurar o estúdio. “É um projeto aberto. Todo mundo vai passar por nosso palco. Todos são muito bem-vindos”, concluiu.

Artistas como Natty dos Anjos, Bianca Caggy, Bel Martine, Sissi Rolim, Rebecca Granna, Milton Cabocriolo, Daniel D’ Araújo, Alberto Vinícius, Moderno Rústico, Robson Andrei, Three-o, Iana Moral, Jefferson Mariano, entre outros, estão entre os participantes que já gravaram um episódio.

O Estúdio Sonora Music trabalha com ensaios, gravações de faixas musicais, gravações de videoclipes e outros produtos audiovisuais. Toda semana, além dos novos episódios do Sonora Sessions, ocorre no estúdio uma live musical com algum músico convidado.

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar