Pesquisar
Close this search box.

Você gosta de ter plantas em casa? Cuidado para não causar intoxicação em seu pet

Você gosta de ter plantas em casa? Cuidado para não causar intoxicação em seu pet

As plantas sempre encantaram as pessoas ao longo da trajetória humana. E continuam encantando. No entanto, elas podem ser um perigo para os animais de estimação. Lá está a plantinha inocente, adornando o seu ambiente, mas fique alerta se você tem pets em casa.

Algumas contêm substâncias que são extremamente tóxicas e nocivas. E, se ingeridas, podem levar o seu melhor amigo a óbito em pouco tempo se não houver uma intervenção imediata, emergencial.

Então, o que separa a vida da morte é apenas uma linha muito frágil. Quanto mais cedo você buscar ajuda, maiores são as chances de salvar o animal. Os consultórios e clínicas veterinárias vivem hoje cheios desses casos. E nem sempre as ocorrências têm um desfecho feliz.

Os animais costumam comer plantas, capins. Você já observou? Esses hábitos são instintivos. Em geral, acontecem quando eles têm problemas gástricos. E, comendo, forçam o vômito para sair algo desconfortável do estômago.

É um processo natural. Mas como não sabem distinguir plantas nocivas, podem sair ingerindo o que encontram pela frente. É aí que mora o perigo. Principalmente se você tem jardins que costumam conter grandes variedades delas.

Se o pet começar a salivar muito, vomitar com mais frequência, apresentar desorientação, perder o equilíbrio, ele pode estar intoxicado. E corra em busca de um atendimento de emergência.

Algumas plantas são tão tóxicas que podem causar a morte em questão de minutos. Então, é preciso ser ágil nos processos de desintoxicação. Hidratação, administração de antídotos específicos, dependendo do caso, são algumas das medidas emergenciais.

 E só alguém habilitado, treinado, pode impedir que o seu amiguinho morra ou saia sequelado dessa investida infeliz de ingerir uma ‘planta sorrateira’, que esconde venenos mortais.

É impactante. Todo o organismo entra em falência. A intoxicação invade praticamente todos os mecanismos que mantêm a vida em harmonia. E algumas vezes essas substâncias são tão neurotóxicas que desorganizam o sistema nervoso central.

Além das plantas, produtos de limpeza e higiene também podem intoxicar os pets. Nesses casos, guarde esses itens em algum lugar da casa que dificulte o acesso pelos animais. São medidas preventivas que podem evitar sofrimento tanto para você como para o seu amiguinho de quatro patas.

Os venenos para ratos, baratas, cupins, são outros grandes perigos. E só devem ser usados quando extremamente necessários, mas deixando os animais bem longe de onde eles foram aplicados.

Todo cuidado é pouco. Melhor pecar pelo excesso de zelo. Não é nada agradável e tão desesperador ver um animal moribundo, com a vida se esvaindo, depois de ingerir algo tóxico em casa. E ainda pensar que você contribuiu para essa situação desesperadora.

O remorso pode ser tão grande que dói na alma. Claro, não que você tenha causado essa intoxicação de propósito. Nesse contexto, isso está fora de questão. O que queremos alertar é que poderia ser diferente se desde cedo atentasse para essas situações de risco, de acidentes dentro de casa envolvendo os pets.

A prevenção é a melhor proteção que devemos proporcionar aos nossos amigos de quatro patas. Portanto, não relaxe com os cuidados. Afinal, eles são tão amáveis que já os vemos como filhos, como pessoas muito importantes na família.

POR DENTRO

Cuidados

. Procure identificar as plantas com potenciais tóxicos e eliminá-las ou colocá-las fora do alcance dos animais

. Tome cuidado ao podar as plantas que eliminam látex e evite deixar os galhos em local onde o animal tenha acesso.

. Deixe sempre água à vontade para o seu animal. Ele pode buscar água em jardins ou vasos ou mesmo comer plantas na tentativa de saciar a sede

. Em casos de acidente, guarde a planta para identificação e procure imediatamente o seu médico veterinário

DICA ANIMAL

‘Como eu gosto de doce’

Não se engane. Seu pet não pode comer toda sorte de ‘porcarias’ que você costuma dar para ele. São alimentos ricos em açúcar, sódio, gorduras, enfim, contendo tudo o que é nocivo para os bichinhos.

Hoje, os apelos do marketing no mercado pet são muito tentadores. Petiscos, salames, pizzas, uma infinidade de itens, são disponibilizados com o propósito de ‘complementar’ a alimentação de nossos amigos.

Mas esses produtos nem sempre são saudáveis. A melhor opção é recorrer a uma dieta que contenha os nutrientes necessários para o seu pet. Existem hoje rações bem balanceadas que suprem essas necessidades.

Se você tem dúvidas ou dificuldades para saber o que deve servir ao seu amigo, busque orientações junto ao seu veterinário. E jamais dê esses petiscos que podem causar doenças. E ainda diminuir o ciclo de vida do seu animal.

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar