10 de dezembro de 2024

Vereadores buscam obter esclarecimentos sobre segurança com Infraero

Tony justificou a realização da tribuna como uma oportunidade de apresentar as mudanças que a Infraero colocou em prática após os dois graves acidentes aéreos ocorridos entre setembro de 2006 e julho de 2007

A fim de explanar as condições de operações da Infraero no Amazonas, o vereador Tony Ferreira (PP) solicitou tribuna popular com o superintendente regional do órgão nos Estados do Acre, Roraima, Rondônia e Amazonas, Mário Jorge Fernandes de Oliveira.
Tony justificou a realização da tribuna como uma oportunidade de apresentar as mudanças que a Infraero colocou em prática após os dois graves acidentes aéreos ocorridos entre setembro de 2006 e julho de 2007. “A presença do superintendente da Infraero nesta Casa visa esclarecer algumas questões no setor aéreo” explicou Tony.
Mário Jorge, funcionário da Infraero há 33 anos, disse que a função do órgão é regular as atividades da aviação civil, bem como adotar as medidas necessárias para o atendimento do interesse público. “A Infraero opera em 67 aeroportos brasileiros, são 32 terminais de carga, totalizando a circulação de 33 milhões de pessoas por ano, entre passageiros e funcionários”, informou.

Pista é das mais seguras

Preocupados com um novo caos aéreo, os vereadores fizeram diversos questionamentos, entre eles as condições da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Mário Jorge assegurou que a pista do aeroporto é uma das mais seguras do país. “Todas as aeronaves do mundo podem pousar, com segurança, em Manaus. A nossa pista foi projetada de forma a atender todas as declividades exigidas, não há motivo para preocupação”, reforçou.
Além da preocupação com a pista, o vereador Paulo de Carli (PDT) questionou Mário Jorge a respeito do sistema de aproximação de vôos por instrumento, e dos riscos que os urubus oferecem às aeronaves.
Mário Jorge garantiu que o aparelho funciona perfeitamente, mas ressaltou que o mesmo é operado pelo Cindacta e por isso, não poderia dar mais detalhes. “O ideal seria convidar os representantes para uma discussão mais ampla”, disse. Quanto aos urubus, o superintendente disse que o aeroporto Eduardo Gomes é o menos problemático e que todos os pontos de risco já foram identificados.

Pontes de embarque

Entre as metas da Infraero, destacadas por Mário Jorge, está a ampliação do pátio que passará a atender sete aeronaves simultaneamente e a modernização das pontes de embarque.
Por fim, o vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Massami Miki (PSL) parabenizou o superintendente da Infraero pela explanação apresentada. “Fico feliz em saber que, nos próximos anos, o aeroporto Eduardo Gomes vai ser porta de entrada do turismo do hemisfério norte”, disse.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar