Vendas do setor recuam 0,8% em janeiro

A atividade do comércio nacional recuou 0,8% em janeiro de 2010, na comparação com dezembro, com ajuste sazonal, de acordo com a Serasa Experian. É a primeira queda após uma sequência de treze variações mensais positivas.

“A queda da atividade do comércio em janeiro deve-se ao recuo de 0,5% no movimento do setor de Combustíveis e Lubrificantes, tendo em vista as recentes elevações do preço do etanol no varejo nacional”, informou a Serasa em comunicado à imprensa. Foi o segundo mês consecutivo de queda na atividade deste subsetor do comércio varejista.

Entre as variações mensais positivas, a Serasa destacou os segmentos de Material de Construção (alta de 4,9%) e o de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas (crescimento de 2,6%).

Na comparação anual, o período de janeiro de 2010 registrou alta de 10,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, liderado pelo crescimento anual de 20,8% do setor de Veículos, Motos e Peças, de 20,5% do segmento de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática e de 18% do movimento do setor de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios.

A Serasa destacou ainda o avanço de 10% registrado pelo segmento de Material de Construção na comparação anual. “Foi a primeira alta anual da atividade deste setor desde dezembro de 2008. De lá para cá foram 12 meses consecutivos de quedas nas taxas anuais de crescimento, isto é, em relação ao mesmo mês do ano anterior”, informou a empresa.

Volume de consultas

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial constrói-se a série do indicador. A amostra compõe-se de aproximadamente 6.000 organizações comerciais do país e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

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