Pesquisar
Close this search box.

‘Velho normal’ na noite manauara

‘Velho normal’ na noite manauara

Aos poucos tudo vai voltando ao normal. Ou melhor “novo normal” como agora todo mundo resolveu se referir às nossas vidas pós-pandemia. Mas, o que tem de novo na vida normal dos manauaras? Nós que saímos às ruas, seja para trabalhar ou comer um pão com tucumã na padaria, conseguimos ver algo de novo? Fora algumas mesas a menos nos restaurantes para dar a entender que estamos preocupados com o distanciamento… o que há de novo?

Respondo: nada. 

Aglomerações; festas; bares lotados; padarias lotadas e a praça do Eldorado… ah, esse local mudou. E muito. Antes da pandemia, não dava mais quase ninguém. Mas, o pós-pandemia deu nova vida. Hoje, o Eldorado é um dos locais mais lotados da cidade. Quase um em cima do outro. Principalmente em dia de jogo. A quarta-feira é a maior ameaça à uma nova pandemia. Ou seja.. nossa realidade está mais para uma ‘nova pandemia’ do que para um ‘novo normal’. 

Aos poucos os centros culturais estão voltando. Bares já estão reabertos e a todo vapor. Shows ainda estão proibidos, mas só porque as autoridades querem. Se botassem para vender ingressos de um show de forró, sertanejo ou pagode.. (ou qualquer coisa, para falar a verdade) esgotariam em poucas horas.

Mas, é isso. Não há ‘novo normal’ em Manaus. Há, sim, o velho manauara curtindo sua vida de bubuia nos flutuantes. E vamos a nossa agenda de lazer parcialmente nas ruas já.

De portas abertas para os manauaras

O Teatro Amazonas, Palácio Rio Negro, Centro Cultural Povos da Amazônia e o Centro Cultural Palácio da Justiça já podem ser visitados pelo público com agendamento on-line. Os espaços funcionam para o público de terça a sábado, das 9h às 15h. Os parques Jefferson Péres e Rio Negro também voltaram a receber a população. 

Para agendar uma visita, basta acessar o Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), escolher o espaço, horário e informar um número de telefone e o CPF. O funcionamento dos equipamentos culturais é das 9h às 15h, de terça a sábado. Já os parques abrem das 6h às 14h, diariamente, e não precisam de agendamento.

Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, a pasta optou por retomar as atividades, nos espaços, de forma gradual para observar o comportamento do público no momento de pandemia e, principalmente, garantir a segurança dos visitantes por meio de protocolos estabelecidos por órgãos sanitários e de saúde.

A previsão é que, no dia 31 de julho, as galerias do Largo e Casa das Artes voltem a funcionar das 14h às 18h, de terça a domingo; o centro cultural Usina Chaminé e o Museu do Seringal das 9h às 15h, de terça a sábado.

As bibliotecas e o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro abrirão de acordo com a volta às aulas da rede estadual de ensino, que será determinada pelo Governo do Amazonas. Já os teatros Gebes Medeiros e da Instalação; os cineteatros Guarany, Comandante Ventura, Padre Pedro Vignola e Aldemar Bonates retornarão de acordo com a liberação para realização de espetáculos.

Lives locais continuam

Manaus abriu as portas de bares, restaurantes, padarias, centros culturais e lojas comerciais, mas o som ao vivo ainda não é permitido (pelo menos oficialmente), então as lives continuam. Para a agenda do final de semana, temos muitas opções, desde o Boi Bumbá, até as atrações infantis. Pegue a sua e curta nossos artistas locais.

Sábado (18/07)

Às 13h (horário de Manaus), as atrizes Julie Nakayama e Ana Célia Costa apresentam a peça “Neurose pega?”, uma comédia que traz duas amigas preocupadas com o novo coronavírus no retorno de uma consulta médica. É a terceira live do Teatro Experimental no Instagram (@ana_celiacosta).

Às 18h, o palhaço Spaguete comanda números e brincadeiras nas plataformas digitais como Facebook (Spaguete Muniz), Instagram (@spaguetemuniz) e Youtube (TV Spaguete Muniz).

Às 18h, tem a live “Bar do Boi 32 Anos – Nos Tempos da TVlândia”, no Youtube do Movimento Marujada. Estão confirmadas atrações como Canto da Mata, Prince do Caprichoso, Edmundo Oran, Pão Doce e Koka, Klinger Araújo e Ícaro e Ítalo, assim como participação da Marujada de Guerra e CDC Manaus. 

A apresentação fica por conta de Fabiano Neves e Germano Martins.

Às 19h, a Interarte Produções movimenta o Instagram (@interarte.producoes) com música e poesia, no Sarau na Live, com participação dos alunos de canto e teatro da companhia. 

Às 19h, também tem a live “Ajuricaba e o Encontro das Águas”, com o artista plástico Turenko Beça e participação de Ubiraelcio Malheiros e Sávio Stoco, no Instagram (@turenkoland). A conversa vai abordar sobre a utilização e escolha do mito Ajuricaba para a realização da escultura “Ajuricaba e o Encontro das Águas”.

Às 20h, Lucas Cruz recebe Jarlei Farias, Guedes Duran, Jackson Viana, Carlos Valdez e Wilson Assis para live musical no Facebook e Youtube (@lucascruz e Lucas Cruz).

Às 21h, o cantor Ramon Marola apresenta show acústico, no Instagram e Facebook da Vila Vagalume (@vilavagalume80).

Podcast de Michelle Obama estreia no Spotify

O Spotify acaba de ganhar mais um produto exclusivo e que será de peso: a ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, vai lançar seu programa de podcast, chamado de “Michelle Obama Podcast”. O anúncio feito pela empresa faz parte do acordo com a produtora da família Obama, a Higher Ground Productions, e a estreia está programada para o dia 29 de julho.

O programa, que terá nove episódios semanais, irá explorar importantes relacionamentos pessoais e como eles moldam as pessoas. Entre os convidados iniciais estão Conan O’Brien, Valerie Jarrett (ex-consultor do presidente Barack Obama) e Marian e Craig Robinson (mãe e irmão de Michelle). Uma participação de Barack Obama, seu marido e ex-presidente dos Estados Unidos, porém, não foi cogitada.

A expectativa do Spotify é que o Michelle Obama Podcast tenha um bom apelo e atraia ainda mais usuários para a plataforma. Como parâmetro, a empresa usa o desempenho da biografia de Michelle Obama, que vendeu 10 milhões de cópias nos Estados Unidos nos cinco primeiros meses, o que mostra a popularidade e carisma da ex-primeira-dama americana.

O Spotify também anunciou outros podcasts exclusivos recentemente, como os de Joe Rogan, ator americano e apresentador; da socialite Kim Kardashian West e da DC Comics. Segundo a empresa, alguns anunciantes já estão confirmados para o programa de Michelle Obama, como Tide, Dawn e Salesforce, que aparecerão, claro, para usuários que não assinam o plano Premium.

WEB + – Hashtags mais quentes

1 #Flamengo – Time carioca vence Fluminense e é campeão carioca

2 #Renato Gaúcho – torcida rubro-negra se divide com possibilidade do gaúcho treinar o time da gávea

3 #cloroquina – Governo Federal orienta Fiocruz a divulgar o remédio para tratar Covid-19; órgão nega

4 #Naya – corpo da atriz ex-Glee é encontrado e comove a timeline

5 #HaiaParaBolsonaro – Militantes levantam tag que apoia julgamento de Bolsonaro no tribunal de Haia

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar