Começa a valer o decreto municipal 2.100/2013 que restringe a circulação de veículos pesados no Centro da cidade. Segundo Pedro Carvalho, titular da Manaustrans (Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito), a medida visa otimizar o trânsito na área central. “A fase de orientação dos motoristas acabou e a partir de agora passaremos a multar quem estiver descumprindo as regras de restrição”, comentou o secretário.
De acordo ele, a intenção é fazer que a fiscalização de circulação do tráfego de transportes com carga pesada seja feita constantemente. “Ainda é cedo para termos resultados, mas acredito que isso vai acontecer aos poucos, em um trabalho em conjunto, porque trânsito bom depende de todo mundo fazendo a sua parte”, destacou Carvalho.
Desde o dia 25 de março, o Manaustrans realiza operação para divulgar a regulamentação da zona máxima de restrição. Os condutores foram orientados, por meio de panfletagens, das novas regras. Depois do Centro da cidade, a prefeitura estuda levar o projeto para a zona Leste.
Na opinião do presidente da CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), Ralph Assayag, a nova regulamentação não irá prejudicar os empresários que precisam abastecer os seus estoques, visto que eles foram informados com antecedência. “Acho que não há outra maneira de melhorar o trânsito na área central da cidade, se 90% dos motoristas cumprirem, teremos bons resultados”, aponta. Para um motorista de caminhão, que não quis se identificar, a medida pode ajudar sim, porém forçará as empresas de cargas a mudarem o horário de trabalho de seus funcionários. “Quem trabalhava fazendo entrega durante o dia vai ter que mudar para noite ou então mudar a rota dos veículos”, aponta.
Segundo o Manaustrans, os motoristas de carga pesada que não cumprirem passarão a ser multados de acordo com o artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro que determina que transitar em local e horário não permitido pela legislação é infração média, com inserção de quatro pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,13.
Veículos acima de 8 toneladas não podem circular de segunda a sexta-feira, no horário das 6 da manhã às 20 horas, e nos sábados de 6 da manhã às 17 horas, nas áreas da avenida Leonardo Malcher; rua Luiz Antony; rua Governador Vitório; rua Tamandaré; rua Marquês de Santa Cruz; avenida Floriano Peixoto; avenida Sete de Setembro; e avenida Joaquim Nabuco.
Para caminhões de 16 toneladas, a proibição será nos seguintes trechos: rua Marquês de Santa Cruz; avenida Lourenço da Silva Braga – Manaus Moderna; rua dos Andradas; avenida Joaquim Nabuco – trecho entre rua dos Andradas e rua Quintino Bocaiúva; Rua Quintino Bocaiúva; e avenida Floriano Peixoto.
Somente a avenida Lourenço da Silva Braga e alças adjacentes à Ponte de Educandos, ficam livres para veículos com tonelagem superior à estabelecida na Portaria municipal, para entrada e saída no Porto de Manaus, independente dos horários de restrição.
Veículos pesados começam a ser multados
Manaustrans promete fiscalizar o cumprimento das regras para o tráfego de carga e descarga
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Campanha Permanente da LBV tem o objetivo de distribuir 40 mil cestas neste Natal
8 de novembro de 2024
Epidemiologistas dizem que lixões podem gerar a próxima pandemia
8 de novembro de 2024
Zoneamento ecológico-econômico de Roraima serve de modelo para outros Estados
8 de novembro de 2024
Conselho Nacional de Educação aprova novas diretrizes do ensino médio
8 de novembro de 2024
Inmet mantém alerta de tempestades no fim de semana no Amazonas e em 19 estados
8 de novembro de 2024
Yara Amazônia Lins é reeleita presidente do TCE-AM para o biênio 2026-2027
8 de novembro de 2024