Pesquisar
Close this search box.

Vanguarda tecnológica com novo Datacenter

Presente no dia a dia dos amazonenses oferecendo a mais avançada tecnologia, a Empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. –PRODAM completa, nesta sexta-feira (10), 45 anos de contribuição, representada em serviços de áreas como educação, saúde e trânsito, como a Delegacia Interativa, a emissão de carteira de identidade e a de motorista, o Supletivo Eletrônico, o atendimento informatizado em unidades de saúde e muitos outros.
Como parte da comemoração da data, a empresa apresentou o seu novo Datacenter, que é o complexo que armazena e processa os dados estratégicos dos órgãos e unidades do Governo e demais clientes. “O estado ganha, a população também, por contar com serviços com maior velocidade e confiabilidade”, afirma o diretor presidente da empresa, Márcio Silva de Lira.
Com área de 153 metros quadrados, projetado para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados e ativos de rede, o espaço conta com infraestrutura moderna, abrigando 36 equipamentos e softwares.
O gerente de tecnologia da PRODAM, Salim David, disse que o projeto foi desenvolvido com capacidade de ampliação no futuro, visando a expansão dos negócios da empresa, principalmente para o setor privado e para outros estados da região. “A expectativa é poder aumentar o nosso nicho de mercado e ampliar a oferta de atendimento a curto prazo”, destacou.
Presente ao evento, o assessor da Presidência, Aristóbulo Angelim, funcionário da empresa desde 1975, quando entrou por concurso público como programador, acompanhou a evolução tecnológica dos últimos 40 anos. “A empresa significa muito em minha vida, sempre me dediquei muito a ela”, afirmou, durante a apresentação do Datacenter.

Inovações desenvolvidas
Diversas tecnologias oferecidas ao público contam com a marca da PRODAM. É o caso da Delegacia Interativa, que possibilita a qualquer pessoa realizar o registro de ocorrência de extravio/perda de objetos e documentos, acidente de trânsito sem vítima lesionada, furto e roubo pela Internet, sem sair de casa. O processo é simples e rápido. Desde que a Delegacia Interativa foi inaugurada, em 2012, ao todo 219.882 ocorrências já foram registradas, o que representa, em média, mais de 1.300 ocorrências por semana.
Na área educacional, o Amazonas sai na frente com o sistema mais completo do país. O Estado já realiza o processo de matrícula de forma automatizada há quase 10 anos. Nos últimos três anos, o Diário Digital, que substituiu as antigas pagelas, tornou-se uma realidade em todas as escolas da capital.
Além disso, o Sistema Eletrônico de Avaliação, o Supletivo Eletrônico, já possibilitou que 150.271 jovens e adultos, de todo o Estado, concluíssem o ensino e melhorassem a qualidade de vida, através de testes eletrônicos em plataforma touchscreen. O resultado sai na hora e o cidadão não paga nada por isso.

Alguns equipamentos que compõem o Datacenter
Mainframe zEnterprise EC12 – Trata-se de um dos sistemas mais seguros do mercado, com características incorporadas para cumprir requisitos de segurança. É um computador de grande porte, capaz de processar de forma segura a maior quantidade de informação.

6 bladesHX5 – São lâminas que, reunidas, se transformam em um conjunto de computadores que funcionam como servidores de compartilhamento de dados, tudo feito de forma virtual.

Storege DS8870 – Sistema de armazenamento em disco, projetado para atender as necessidades de ambientes de alto desempenho.

Sobre a Prodam
Sociedade de economia mista, de capital fechado, com controle acionário do Governo do Estado, a PRODAM foi criada pela Lei Nº 941, de 10 de julho de 1970, tendo iniciado suas operações em setembro de 1972. A empresa é vinculada, administrativamente, à Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN), de acordo com a Lei 2.783/2003.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar