Pesquisar
Close this search box.

Governo do Amazonas quer adotar modelo de piscicultura do Mato Grosso

Uma comitiva do Governo do Amazonas chegou a Cuiabá nesta quinta-feira (9) para visitar projetos de piscicultura bem sucedidos no Estado e conhecer o modelo de cadeia produtiva que vem produzindo 75 mil toneladas de pescado por ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse montante é responsável por aproximadamente 20% da produção total de pescado do País, consolidando o estado como o primeiro no ranking nacional.
O objetivo é adotar o modo de criação de peixes em tanques redes, segundo o secretário de estado de Produção Rural e Sustentabilidade do Amazonas, Sidney leite. “Trata-se de uma viabilidade de produção mais econômica e que permite o compartilhamento da estrutura montada entre dois ou três produtores”, afirmou.
Além do secretário Sidney Leite, que lidera o grupo, integram a comitiva o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço; presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Miberwal Jucá; o secretário executivo de Pesca e Aquicultura do Amazonas, Geraldo Bernardino; e os deputados estaduais Dermilson Chagas e Orlando Cidade.

Sistemas
Um estudo realizado no ano passado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) identificou dois sistemas potenciais de intensificação em Mato Grosso: o de criação de peixes redondo em tanques redes, na barragem do Manso, e a produção de bagres de couro, em sistemas de fluxo contínuo de água, conhecidos como “raceway”, na região de Sorriso. Estes seriam os modelos a serem estudados para aumento da produtividade por hectare de lâmina d’água a partir da adoção de novas tecnologias.
Enquanto o tanque-rede aproveita a enorme quantidade de volume de água em represas e tem custo avaliado de R$ 90 mil por unidade instalada, o sistema “raceway” trabalha um grande fluxo de água nos tanques escavados, cujo valor de investimento chegou a R$ 1,1 milhão em construções de tanques para a recria, engorda e decantação, na região.
A viabilidade econômica do tanque-rede se baseou em uma produção anual de 200 toneladas de peixe redondo, em gaiolas de 600m3, instaladas na represa do Manso, localizada nos municípios de Chapada dos Guimarães e Nova Brasilândia. A capacidade de suporte é de 25 toneladas por ano. Para este modelo, a infraestrutura terrestre de apoio são uma casa e um galpão, de acordo com estudo do Imea.
Ainda assim, o modelo é o menos utilizado no Estado, representando 0,37% da piscicultura local. O viveiro escavado é mais adotado pelos produtores (78,44%), seguido por barragens (21,19%). Mato Grosso tem em média 3,66 hectares de lâmina d’água, sendo o centro-sul a região do Estado com a maior área destinada para a piscicultura, com tamanho médio de 10,20 hectares.

Meta
A Secretaria estadual de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror) tem como meta para este ano a viabilização de mil hectares de lâmina d’água no Estado da Região Norte. “É uma política do Governo de incentivo à atividade entre o pequeno e médio produtor”, explica o secretário do Amazonas, Sidney Leite.
Um dos desafios, segundo ele, é conseguir uma política de desoneração da ração, que hoje inviabiliza a atividade em algumas regiões do Amazonas, cujo território é o maior do País, ocupando uma área de 1,5 milhão de quilômetros quadrados. A principal fonte de alimentação dos peixes de cativeiro representa 70% da produção. O Projeto de Lei nº 1.151/2015, que concede os mesmos benefícios fiscais à ração do setor pesqueiro aos já outorgados aos bovinocultores e avicultores, tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília. O objetivo é fazer com que a produção aquícola do País cresca 20% em 5 anos, segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura.
O incentivo à piscicultura também é uma das metas do Governo de Mato Grosso. Em reunião com a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat), realizada no início do mês, o governador Pedro Taques afirmou que irá estudar uma política de atração de investimentos para o pescado. Para trocar experiências, a comitiva do Amazonas reúne-se com o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Seneri Paludo nesta quinta-feira (9), no gabinete do secretário, às 17h.

Segue a Agenda da Comitiva em MT:
Programação de viagem da comitiva do Amazonas a MT

Sexta-feira 10/07
06:00h – Saída para o projeto de tanques rede na barragem do Manso;
12:00h – Almoço
15:00h – Visita o projeto privado Bom Futuro (piscicultura e agronegócios)
18:30h – Chegada a Cuiabá

Sábado 11/07
08:00h – Visita a fábrica de Ração da Matsuda;
11:00h – Saída para Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar