Pesquisar
Close this search box.

Eneagrama: uma viagem para dentro de si. Preparado?

Por Lílian D’Araujo 

@lydcorr

Uma viagem sobre campos energéticos, que nos leva a passear pelos pontos mais obscuros da nossa própria personalidade até se ver como realmente somos. Esse é o objetivo do eneagrama para nós. Mas, o que é eneagrama, onde conseguir e para que fazer? Essas e outras perguntas nós, do Trends JC, fizemos à terapeuta Edy Duarte durante o (longo) bate-papo desta semana, diretamente dos estúdios do JCAM Streaming – o conteúdo digital do Jornal do Commercio.

Todos nós temos os dois lados: a escuridão e a luz. Todos nós vivemos em meio à razão e emoção; o certo e o errado; o caos e a ordem. Mas, quem somos nós e o que estamos fazendo aqui. Parecem ser perguntas profundas e sem possibilidades de respostas, mas o caminho é não parar de buscar as respostas. E é nesse sentido que o eneagrama pode ajudar. 

Segundo a terapeuta Edy Duarte, o eneagrama é um estudo, ou uma ferramenta milenar, que existe desde o Egito antigo, e ajuda a compreender os diferentes tipos de personalidade. Entender o próprio eneagrama é fazer uma jornada de autoconhecimento. “É uma ferramenta de autoconhecimento, autodomínio e autocura do ser humano. Quando você entende sua essência que é divina e, no decorrer do desenvolvimento, nós vamos nos distanciando da essência e criando a persona”, explicou a master em eneagrama. E é sobre essas máscaras que criamos no decorrer da vida, que o eneagrama vai falar.

E para saber mais sobre o tema, ou entrar de cabeça nessa viagem para dentro de si, acontece nos próximos dias 5, 6 e 7 de agosto a 1ª Eneagrama Experience, uma metodologia do Núcleo da Consciência (Instituição de São Paulo), criada por Nicolai Cursino, onde o Eneagrama é conhecido, vivido e aprendido a partir dos 3 centros de inteligência humanos (mente, coração e corpo). “A proposta dessa ferramenta, ou sabedoria milenar, é que a gente possa atuar olhando para nossa iluminação e para nossas sombras”, avisa.

A terapeuta explica ainda que, apesar de ser muito antigo, o eneagrama não é muito aplicado no Norte do Brasil, talvez por uma questão cultural. No entanto, Edy Duarte aponta para um crescimento na busca por autoconhecimento aqui por essas bandas. “Percebemos um despertar da consciência nos povos desta região, principalmente com a pandemia. Eu como terapeuta tenho uma agenda consistente de pessoas em busca de entender a si mesmo, após esse tempo de caos”.

Durante o bate-papo nos estúdios do Trends JC, Edy Duarte apresentou a mandala do eneagrama, com o conjunto de números de 1 a 9, contendo as iluminações e escuridões de cada personalidade. A partir dali, ela começou a explicar cada um e todos nós acabamos nos encaixando em alguma personalidade base, com “asas”, “flechas” e níveis diferentes. 

Edy Duarte explicou quase todos os significados e falou sobre as personalidades do eneagrama. A terapeuta explicou que tudo é constituído por forças herméticas e todos os campos energéticos possuem um número. “Para surgir uma terceira força tem que haver um choque entre duas outras. Consideramos como uma Lei. A Lei do 3. Temos a Lei do 7, que é a da organização e temos a Lei do Uno, que é Deus, isso numericamente falando. Essas três leis têm um contexto místico”, comentou Edy Duarte, que aproveitou para convidar a audiência do Trends para participar do evento, que já está quase com lotação máxima. 

“Estaremos em uma verdadeira imersão nesses dias de evento”, garantiu. 

O Eneagrama Experience proporcionará uma verdadeira imersão nos campos energéticos da personalidade de cada um, com intuito de destravar crenças limitantes, pensamentos negativos e comportamentos que impedem a gente de crescer.  Material didático e certificação também serão distribuídos aos participantes. 

São essas descobertas que o eneagrama proporciona. O que vem depois é sua nova história. E, quem sabe, a sua viagem para dentro de si, pode começar lá?

Ah, e se você ficou curioso para ouvir sobre os números, as iluminações e as escuridões, ou se quer mesmo entender a mandala do eneagrama, assiste a entrevista na íntegra nos canais de streaming do Jornal do Commercio ou acesse o portal: www.jcam.com.br.

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar