Pesquisar
Close this search box.

Uma guerra declarada

Divulgação

Existe uma guerra de bastidor declarada entre o Tribunal de Contas do Estado e o Governo do Amazonas. Isso ficou muito claro ontem, quando os conselheiros aprovaram por unanimidade a sugestão da conselheira Yara Lins, para que fosse recomendado ao governador Wilson Lima (PSC) o afastamento imediato da secretária de Saúde, Simone Papaiz. A prova maior de que há uma animosidade latente é que os dois deputados estaduais ligados à corte de contas – Josué Neto e Fausto Junior, ambos do PRTB e filhos dos conselheiros Josué Filho e da própria Yara – estão alinhadíssimos à oposição na Assembleia Legislativa, votando sempre contrários aos interesses do Executivo Estadual. Alias, o TCE-AM nunca antes havia sido tão incisivo em relação a uma administração estadual. Na semana passada, chegou a sugerir que a Polícia Federal investigasse a compra de respiradores. Ontem, considerou a compra de R$ 2,9 milhões superfaturada, fato peremptoriamente negado pela Secretaria de Estado da Saúde. Novos lances dessa novela são aguardados para os próximos dias.

Recursos da União

Os senadores Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB) participaram ontem de uma inédita reunião virtual com os vereadores de Manaus, durante a qual detalharam os valores que a União deve repassar a Estados e municípios, a título de ajuda para o combate à pandemia e para pagar os compromissos. Segundos os parlamentares locais, foi uma oportunidade esclarecedora.

Idosos em risco

A equipe de saúde da Fundaçao Doutor Thomas está monitorando três idosos na enfermaria semi-intensiva, destinada a pacientes com sintomas graves. Nas outras duas enfermarias de isolamento, sendo uma para pacientes com sintomas moderados, 14 idosos estão abrigados, enquanto na de pacientes com sintomas leves ou assintomáticos que testaram positivo, 11 idosos se encontram nela. Cinco óbitos foram registrados na instituição, causados pela Covid-19. As vítimas eram idosos e já possuíam comorbidades.

Painel

As medidas adotadas pelo Governo do Amazonas compõem um painel nacional que reúne as ações dos estados para o enfrentamento do novo coronavírus. Até o momento, o Amazonas já contribuiu com a inclusão de 50 ações no painel lançado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração. Além de promover mais transparência em relação às respostas da administração pública, a ferramenta visa, sobretudo, auxiliar gestores no processo de tomada de decisão.

Reconhecimento

A servidora da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, farmacêutica-bioquímica Valquíria Martins, teve publicado, na semana passada, o artigo “Presença de HPV com superexpressão da proteína p16INK4a e infecção por EBV no câncer peniano – uma série de casos da Amazônia brasileira”, na revista científica internacional “Plos One”. Ela conta que a pesquisa analisou 47 amostras de pacientes com câncer de pênis, maiores de 18 anos, com diagnóstico confirmado e com indicação de penectomia – cirurgia para a retirada total ou parcial do pênis.

Robô

O robô de atendimento virtual do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas realizou mais de 10 mil atendimentos apenas no primeiro mês de funcionamento. O serviço foi lançado como mais um canal de informações para tirar as duvidas dos usuários sobre o atendimento nesse período de pandemia do novo coronavírus. Dos 10.458 acessos, 20,7% foram somente para tirar dúvidas sobre veículos. Os outros dois serviços mais acessados foram Habilitação (14,1%) e licenciamento anual (8,4%).

Alevinos

Nos meses de março e abril deste ano, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural, realizou a distribuição de 176 mil alevinos de tambaqui e 55 mil alevinos de pirapitinga a 160 piscicultores do estado. A ação faz parte do programa Pró-Piscicultura, executado pela Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror. A distribuição nos dois últimos meses aconteceu como parte da estratégia adotada pela Sepror para que o setor pesqueiro não fique sem assistência, mesmo durante o período em que o estado sofre os efeitos da pandemia do Covid-19 sobre a economia. 

Plataformas

Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, a Elsevier Brasil disponibilizou, no último dia 4 de maio, acesso gratuito às plataformas ClinicalKey e ClinicalSkills para médicos e equipes de enfermagem, com o objetivo de viabilizar o acesso a informações seguras e atualizadas para o combate à pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Ouvidoria

A Suframa agora é integrante, na condição de membro pleno, da Rede Nacional de Ouvidorias. Com a adesão, realizada nos termos do art. 24-A do Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018, e da Instrução Normativa CGU nº 3, de 5 de abril de 2019, a Ouvidoria da Autarquia passa a integrar o Programa de Fortalecimento de Ouvidorias, cujo objetivo é apoiar os membros da Rede na execução de diversas ações, sendo a mais importante o fomento ao uso dos canais de ouvidoria como meios de defesa dos usuários dos serviços públicos prestados pelos órgãos e entidades a que estejam vinculados.

Frases

“As Marias do Bairro não deixam ninguém falar.” Wilker Barreto (Podemos), deputado estadual, reclamando da atuação das colegas Alessandra Campelo (MDB) e Joana Darc (PL) na sessão de ontem da Assembleia Legislativa

“Peça desculpas, deputado, pelo machismo.” Alessandra Campelo (MDB), deputada estadual, respondendo ao colega Wilker Barreto (Podemos), que a chamou a “Maria do Bairro”

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar