Pesquisar
Close this search box.

Uma expectativa frustrada

Não será ainda nesta segunda-feira que terá início em Manaus a vacinação contra a Covid-19 para maiores de 50 anos, como havia prometido o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, tanto em reunião com o governador Wilson Lima (PSC) quanto em sessão no Senado da República, quando foi questionado por senadores do Amazonas. Ainda não há uma justificativa oficial. A programação enviada pelo Ministério à Fundação de Vigilância em Saúde indica a previsão de vacinação da faixa etária entre 60 e 69 anos apenas para março, a depender do envio de um novo carregamento de doses. O que vai chegar em fevereiro será encaminhado a populações ribeirinhas e quilombolas, além dos profissionais de saúde ainda não contemplados. Havia uma enorme expectativa dos maiores de 50, que constituem um contingente de cerca de 300 mil pessoas apenas na capital, fora outros 200 mil no interior. Vacinar esse público adiantaria bastante a luta para debelar a segunda onda da doença no Estado.

UM MÊS

Nesta sexta-feira (19) completou um mês do início da vacinação contra a Covid-19 no Amazonas. E 83% do grupo prioritário já recebeu a primeira dose do imunizante em todo o estado. A informação foi divulgada pela Fundação de Vigilância em Saúde durante uma transmissão online feita pelo Governador Wilson Lima nesta manhã, quando também foram apresentados ajustes nas medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia no Amazonas.

NOVA PROMESSA

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que é possível incluir professores no próximo grupo prioritário, que começará a ser vacinado contra a Covid-19, a partir de março. A notícia foi dada durante reunião virtual nesta sexta-feira, 19/2, com os integrantes da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) das capitais, da qual David compõe a Comissão de Vacinação. O ministro também assegurou que um novo lote de vacinas chegará à capital do Amazonas na próxima terça-feira, 23.

PROTOCOLO

Na próxima segunda-feira (22), às 9h (horário de Manaus), o governador Wilson Lima vai assinar protocolo de intenção, junto ao Banco da Amazônia, que prevê investimentos na ordem de R$ 900 milhões para o fomento da economia no Estado em 2021. O evento, promovido anualmente pelo BASA, ocorrerá de forma on-line e será transmitido para convidados, pela plataforma Microsoft Teams 

INCLUÍDO

O deputado Marcelo Ramos (PL) está sendo inserido em pesquisas de consumo interno para o Governo do Estado, por influência de pessoas ligadas ao Governo do Estado. Logo surgiu o comentário de que ele poderia reeditar a chapa que não foi a frente em 2016, com Wilson Lima (PSC), só que dessa vez invertida, com o parlamentar de vice.

LEITOS

A gestão da Secretaria de Estado de Saúde realizou reunião com representantes dos hospitais da rede privada de Manaus, para esclarecer dúvidas sobre a requisição administrativa dos serviços de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva, para pacientes com Covid-19. No último domingo (14), o setor jurídico da SES-AM entregou notificação, extrajudicial, de requisição aos hospitais privados da capital. As instituições são obrigadas a informar à secretaria até às 14h, diariamente, o quantitativo de leitos ocupados e disponíveis, gerais e de Covid-19.

CRÉDITO

As diretorias e equipes da Agência de Fomento do Estado do Amazonas e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas participaram de uma reunião on-line para alinhar o atendimento do Crédito Emergencial neste ano. O Sebrae/AM é um dos parceiros técnicos da Afeam na concessão do crédito, e o objetivo é ampliar o alcance da linha de financiamento, principalmente nos municípios do interior do estado. 

CARTÃO

O cartão do Auxílio Estadual, benefício destinado a famílias em situação de extrema pobreza do Amazonas, já começou a ser entregue em 40 municípios do interior, além da capital. Desde o dia 1º de fevereiro até esta quinta-feira (18), 23.690 famílias já receberam o auxílio. Ao todo, o benefício vai alcançar 100 mil famílias e injetar R$ 60 milhões na economia do estado.

GRÃOS

soja
Foto: Acervo pessoal/Adalberto José Moreto

O plantio de grãos de soja vem ganhando ainda mais espaço no interior do Amazonas. Para impulsionar esse crescimento, a Secretaria de Estado de Produção Rural tem fomentado a aplicação de novas tecnologias nos campos de plantio dos municípios para auxiliar o produtor. A produção, que tinha como base os municípios de Humaitá e sul de Canutama, agora incorpora Boca do Acre, que se destaca também como responsável por elevar a quantidade de plantio no sul do estado, chegando em 2019/2020 a 500 hectares de área plantada somente no município.

FRASES

auditoria

“Se aglomerar no bate-palma, a gente retroage.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, ao anunciar a reabertura do comércio

biodiversidade

“O povo não pode ser surpreendido. ” Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República, sobre o aumento do preço dos combustíveis

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar