Pesquisar
Close this search box.

Um ícone da cultura amazonense

O boi-bumbá, principal manifestação cultural do Amazonas, tem perdido grandes estrelas desde 2019. Naquele ano partiu o levantador de toadas mais icônico do Caprichoso, Arlindo Junior. No ano passado outro grande cantor do gênero morreu vítima da Covid-19, Klinger Araújo. A perda de ontem, entretanto, também motivada pela doença, calou mais fundo na ilha tupinambarana. Paulinho Faria foi o principal responsável pela ascensão do Festival Folclórico de Parintins, com seu estilo todo peculiar de apresentar o boi vermelho. Foi ele quem trouxe a galera para dentro da competição, com seu inesquecível bordão: “Mas quem é Garantido levante o braço”,  entoado de uma forma que fazia com que toda a torcida respondesse em uníssimo, também com uma melodia: “Eu sou, Eu sou”. Incomparável, venceu nas 24 das 26 vezes em que entrou na arena para defender seu item, um recorde absoluto. A primeira vez foi com apenas 15 anos de idade. Por isso a morte dele causou enorme comoção no mundo dos bumbás.

PROTESTO

Os trabalhadores terceirizados da área da saúde do Amazonas realizam, hoje, às 8h, um protesto em frente à Assembleia Legislativa do Amazonas, na Avenida Mário Ypiranga, na zona centro-sul.  A categoria exige o pagamento de benefícios como adicional noturno, vale-transporte e alimentação, além de risco de vida, direto equivalente ao adicional de insalubridade.

TIROTEIO

Em ação policial no Santo Agostinho, zona oeste de Manaus, a Polícia Militar do Amazonas interceptou um ‘bonde’ que planejava novos homicídios no bairro, na madrugada de domingo (21). Os criminosos entraram em confronto com as equipes policiais da Força Tática, Batalhão de Choque e Rondas Ostensivas Cândido Mariano. Seis infratores foram presos, 12 armas de fogo foram apreendidas e seis outros suspeitos morreram durante troca de tiros. Nenhum policial ficou ferido.

DESTAQUE

O Colégio dos Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil iniciou suas atividades neste ano de 2021 sob nova direção, tendo como integrante a corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha, eleita para desempenhar a função de 1ª. Secretária do órgão.

ENEM

feriado
Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas decretou, na sexta-feira (19), feriado escolar e ponto facultativo hoje e amanhã, em razão da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio no estado. A solicitação foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, por conta da atuação de professores das redes pública e privada na aplicação das provas.

PROTOCOLO

O governador Wilson Lima (PSC) assinou ontem a renovação do protocolo de intenções com o Banco da Amazônia para aplicação de recursos da ordem de R$ 1,1 bilhão em projetos da carteira comercial da instituição (comércio e serviço, indústria e infraestrutura) e na área da sustentabilidade, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.

ALERTA

hemoam
Foto: Divulgação

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas convoca com urgência doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos. Nesta segunda-feira (22), o hemocentro registrou queda de 60% no número de bolsas disponíveis para transfusão. A instituição é responsável pelo abastecimento de sangue de 39 unidades de saúde pública e privada da capital, além de 43 cidades do interior do Amazonas.

GOLPE NO CRIME

Em fevereiro, as operações policiais realizadas pela Base Fluvial Arpão no Rio Solimões causaram prejuízo estimado em mais de R$ 6,4 milhões ao crime no Amazonas. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e se referem ao saldo de trabalho dos últimos 26 dias. No período, 468 embarcações que navegavam pela área foram vistoriadas, resultando na apreensão de 220 quilos de entorpecentes e na prisão de 40 pessoas.

SANITIZAÇÃO

Mais de 30 mil veículos de passeio e motocicletas estão sendo sanitizados mensalmente nas barreiras sanitárias montadas pela Prefeitura de Manaus nas rodovias AM-010 (Manaus – Itacoatiara), BR-174 (Manaus- Boa Vista/RR), BR – 319 (Manaus – Porto Velho) e na Ponte Phelippe Daou (Manaus – Manacapuru). A ação está entre as inúmeras medidas adotadas no combate ao novo coronavírus e ocorre diariamente, no horário das 7h às 19h, em cumprimento ao decreto estadual nº 43.303/2021, que determina restrição de circulação de pessoas pela cidade.

FRASES

david

“O ministro Pazuello tem sido um grande aliado de Manaus no combate à pandemia da Covid-19.” David Almeida (Avante), prefeito de Manaus 

“Não costumo esconder meus atos.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), sobre boatos de que teria incentivado protestos contra o governador Wilson Lima (PSC)

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar