Pesquisar
Close this search box.

Melhorando aos poucos

A taxa de transmissibilidade do novo coronavírus no Amazonas apresentou uma redução de 1,3 para menos de 1,0 nas primeiras semanas do mês de fevereiro. Atualmente está em 0,95, sendo a menor taxa já registrada este ano, colocando o Amazonas na 22ª posição no ranking desse indicador entre os estados brasileiros. Em janeiro, o estado ocupava a primeira posição no ranking da taxa de transmissão do novo coronavírus no país, com 1,30, o que significa que cada 100 pessoas infectadas transmitiam o vírus para outras 130. A desaceleração é fruto de uma combinação de fatores, que inclui a restrição de circulação de pessoas no Amazonas, a suspensão temporária das atividades comerciais não essenciais, o aumento dos índices de isolamento e o avanço da vacinação no estado, que também está em primeiro lugar no ranking nacional.

RETORNO

Para o secretário de saúde do Estado, Marcellus Campêlo, o retorno das atividades não essenciais depende da queda expressiva de casos e dos óbitos que, apesar de reduzirem, ainda estão em patamares altos. Em 14 dias, a média móvel de mortes pela doença caiu 46% em todo o estado. Já a média móvel de casos confirmados diminuiu 31%. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde. 

CÁLCULO

O cálculo para chegar à média móvel avalia a variação percentual em intervalos de 14 dias. No caso das mortes, por exemplo, a FVS-AM comparou a soma dos números de óbitos de 1º a 7 de fevereiro com a soma de 8 a 14 do mesmo mês e identificou a redução de 46%. Nesse mesmo período, os indicadores mostram que, especificamente na capital, a redução na média móvel foi de 41%. Já em relação aos 61 municípios do interior, a queda é ainda maior. A média móvel de mortes no interior apresentou queda de 57%.

EXPECTATIVA

Há uma enorme expectativa para o início da vacinação da faixa etária de 50 a 69 anos. Os internautas ficaram divididos nos últimos dias, alguns acreditando na promessa do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e outros duvidando. Seja como for, a estrutura está sendo montada pela Prefeitura de Manaus, Exército e Governo do Estado.

COMEÇOU

A troca de farpas entre o governador Wilson Lima (PSC) e o senador Eduardo Braga (MDB), ontem, nas redes sociais, indica claramente que começou efetivamente a corrida eleitoral para o Governo do Estado. Os dois são potenciais concorrentes ao cargo. E se acusam mutuamente da utilização de “gabinetes do ódio”.

AULAS

aulas
Foto: Divulgação

As aulas da rede pública de ensino do Amazonas iniciaram ontem, com o retorno do projeto “Aula em Casa”. Neste ano, o regime especial de aulas não presenciais será transmitido por seis canais de TV aberta e pela internet, por meio de plataformas digitais. Ao todo, mais de 650 mil alunos voltam a estudar, sendo 400 mil pela rede estadual e 250 mil pela municipal.

LICENCIAMENTO

Buscando a aproximação institucional e reduzir entraves de legislação, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano, e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas vão firmar um Termo de Cooperação Técnica, para cumprir uma das metas do prefeito David Almeida (Avante), de promover melhorias no exercício conjunto profissional e no licenciamento urbano.

PIRARUCU

pirarucu
Foto: Yasmin Negreiros/ADS

A Agência de Desenvolvimento Sustentável prorrogou o período para os pescadores manejadores de pirarucu solicitarem habilitação na política de subvenção econômica da espécie. O prazo de inscrição para a subvenção, inédita no Amazonas, está sendo prorrogado de 19 de fevereiro a 18 de março de 2021. O documento completo pode ser acessado pelo site da ADS.

ENCHENTE

A Defesa Civil do Amazonas realizou duas videoconferências com representantes das Defesas Civis dos municípios, para alinhar informações referentes à cheia dos rios e combate à pandemia e outras endemias. As previsões dos especialistas indicam que as águas devem subir em ritmo semelhante a 2012, a última vez em que houve uma enchente considerável no Estado.

FRASES

empresas

“O senador Eduardo Braga insiste em fazer politicagem.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas

eduardo

“Gastar dinheiro com blog para atacar adversários em época de pandemia não é o mais adequado. ” Eduardo Braga (MDB), senador

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar