O governador Wilson Lima (PSC) antecipou a corrida por sua própria sucessão, ao recompor suas bases na Assembleia Legislativa e chamar prefeitos para alianças. Também fez vários movimentos nos bastidores, todos sinalizando uma candidatura à reeleição. Ele também conseguiu alinhar uma ação conjunta, ainda tímida, com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Isso fez com que outros postulantes ao Governo do Estado fossem obrigados a se movimentar. O senador Eduardo Braga (MDB) e o ex-prefeito e ex-senador Arthur Virgílio Neto (PSDB), por exemplo, sentaram para conversar depois de um longo hiato. Desde 2016 os dois não se encontravam. O deputado federal Marcelo Ramos (PL), que surge em várias especulações como possível candidato a carga majoritário no ano que vem também reuniu mais de 30 prefeitos no último final de semana em Manaus. O único que por enquanto permanece quieto é justamente o líder em todas as pesquisas realizadas até aqui para o Governo do Estado, o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos). De longe, em São Paulo, onde cuida da saúde ele só observa.

TRANSPARÊNCIA

O Ministério Público do Amazonas atingiu 100% na avaliação dos Portais Transparência do MP relativa ao segundo semestre de 2020. O órgão local lidera o ranking conhecido como Transparentômetro por cumprir integralmente as determinações da Lei de Acesso à Informação e de resoluções que tratam de transparência na divulgação dos dados. O reconhecimento foi feito pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

EMENDAS

Os projetos de incentivo à cultura, desenvolvidos pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos e do Conselho Municipal de Cultura, deverão contar com o apoio de verbas destinadas por intermédio de emendas parlamentares. Nesta terça-feira, 12/4, o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, esteve reunido pela manhã com o senador Plínio Valério (PSDB) e com o presidente do Concultura, Tenório Telles, no Museu de Manaus, ocasião em que definiram os projetos de incentivo à cultura que receberão emenda parlamentar de autoria do senador.

NOTÁRIOS

O Poder Judiciário Estadual concedeu outorgas para que 16 candidatos aprovados em concurso público para serventias extrajudiciais passem a atuar como delegatários em três cartórios da Comarca de Manaus e de 13 comarcas do interior do Amazonas.  Os atos de outorga foram assinados pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Domingos Jorge Chalub e divulgados no Diário da Justiça Eletrônico.

IMPOSTO DE RENDA

A  Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas , lança hoje o projeto “Atendendo os Microempreendedores Individuais – MEIs: declarando seu imposto de renda com a Semtepi e o Sebrae”, que tem como objetivo auxiliar os MEIs a realizar a Declaração Anual do Simples Nacional para Microempreendedor Individual (DASN-Simei), por intermédio de atendimento on-line e gratuito.

ELEITA

alessandra
Foto: Miguel Almeida/Seas

A titular da Secretaria de Estado da Assistência Social, Alessandra Campêlo, foi eleita a nova presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, ontem. A escolha foi feita durante reunião extraordinária do conselho, realizada entre membros e suplentes, no auditório da Seas e de forma remota.  

BOA PERSPECTIVA

projetos
Foto: Divulgação/Secom/Bruno Zanardo

Projetos voltados para áreas como biotecnologia, energia renovável, agronegócio, desenvolvimento de comércio exterior, além da formação e qualificação de pessoal para essas atividades no Amazonas, foram a pauta da reunião entre representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Eles saíram do encontro prometendo boas novas para breve.

FISCALIZAÇÃO

Com pouco mais de um ano de trabalho, intensificados pela pandemia de Covid-19, a Central Integrada de Fiscalização já realizou até o momento mais de 260 operações de prevenção e combate à disseminação da doença, causada pelo novo coronavírus. São meses abdicando de noites de sono, horários de lazer com a família ou uma rotina de serviço normal, em prol do trabalho de fiscalizar aqueles que não estão cumprindo as determinações voltadas a conter o avanço da Covid-19.

EXPERIÊNCIA

As iniciativas desenvolvidas durante o período de aulas remotas serviram de tema para um artigo científico, desenvolvido pela gestora Ádila Martins e as professoras Daniele Lemos, Denizia Pimentel, Gesilda de Nazaré, Thaís Maciel e Ângela Paula, da Escola Estadual Benício Leão, na zona sul de Manaus.  Intitulado “A transformação no processo de ensino e aprendizagem em meio à pandemia: desafios e superação”, o documento, que narra as experiências realizadas pela unidade escolar para minimizar o impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes, foi aprovado e publicado na Revista Científica Amazon Live Journal, plataforma que divulga as ações de professores, alunos e pesquisadores.

FRASES

“Decretos das armas só servem para fortalecer as milícias.” Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual

“Eu não iria ao Supremo pedir uma solução para problemas que são nossos, internos.” Omar Aziz (PSD), senador, criticando colegas que recorreram ao STF para instalar CPIs

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email