6 de maio de 2021

Uma gigantesca irresponsabilidade

As imagens de grande aglomeração ocorrida na sexta-feira (9) e no sábado (10) na Praça do Caranguejo, no conjunto Eldorado, zona Centro-Sul de Manaus, assustaram a cidade. Os donos de bares e restaurantes do local não tiveram o menor receio de desobedecer ao decreto que impõe normas para o combate à pandemia da Covid-19 e não respeitaram a distância entre as mesas, não distribuíram álcool em gel e nem exigiram o uso de máscaras. Por isso, o governador Wilson Lima (PSC) decidiu puni-los voltando a fechar os estabelecimentos por quinze dias e exigindo que seis proprietários que apresentem um plano para se adaptarem ao novo normal. O final de semana, o primeiro de reabertura deste tipo de comércio com horário mais estendido, registrou aglomerações em vários locais, inclusive nos flutuantes da orla de Manaus. As autoridades de saúde se espantaram com o ocorrido e já começam a estudar novas medidas para frear o ímpeto da população em busca de lazer e dos comerciantes em busca de recuperar o tempo perdido.

APOIO

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas divulgou nota apoiando a decisão do Governo de punir os rebeldes. E inda sugeriu que a população procure a placa da entidade nas paredes dos estabelecimentos, que seria uma sinalização de obediências às regras sanitárias.

DESMATAMENTO

desmatamento
Foto: Divulgação

O Amazonas conseguiu reduzir o desmatamento no primeiro trimestre de 2021. Em relação ao mesmo período de 2020, o estado apresentou queda de 12% na quantidade de alertas emitidos pelo Deter, o sistema de monitoramento de desmate do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Os dados foram analisados e divulgados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) ontem.

ABONO

O Governo do Amazonas publicou o decreto nº 43.690, que concede abono remuneratório aos servidores do sistema estadual de saúde, como reconhecimento pela atuação dos trabalhadores no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Estado. O decreto define o pagamento em parcela única, em folha extra que, conforme a Secretaria de Estado de Saúde, será paga neste mês de abril.

PARA FRENTE

david
Foto: Altemar Alcantara / Semcom

No balanço que realizou de seus primeiros 100 dias de gestão, ontem, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) preferiu olhar para o futuro e anunciou que vai realizar até o final do mandato 16 grandes obras na cidade, incluindo a duplicação de um trecho da avenida Djalma Batista, a adaptação e ampliação da faixa azul, sem ônibus na direita da via, e a construção de viadutos e passagens de nível em alguns dos principais cruzamentos.

AMACRO

Teve início ontem o GovernAmacro, evento oficial de pré-lançamento da Amacro, projeto que compreende um conjunto de ações para fomentar a sustentabilidade ambiental por meio do desenvolvimento socioeconômico na região do sul do Amazonas, leste do Acre e noroeste de Rondônia. Realizado de forma on-line até o próximo dia 16, trata-se de um curso que tem como proposta uma nova forma de estimular o desenvolvimento regional e gerar impactos positivos nas gestões municipais, ofertando palestras gratuitas aos gestores dos municípios que integram a Amacro. 

125 ANOS

Em 2021, o Teatro Amazonas completa 125 anos e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural, abre a programação de aniversário com o lançamento do concurso para criação da identidade visual em comemoração à data. O edital está disponível para consulta pública entre os dias 12 e 14 de abril, no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nos sites da Agência Cultural (agenciacultural.org.br) e do Teatro Amazonas (teatroamazonas.com.br). 

ALVARÁS

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano realizou a análise, viabilidade e expediu 4.291 documentos relacionados ao licenciamento urbano e de empresas no primeiro trimestre deste ano, uma média de 47,6 por dia. Conforme dados da Diretoria de Operações do Implurb, a cada 24 horas do primeiro trimestre de 2021, a prefeitura expediu 1,6 alvará de construção, mostrando que um dos setores da economia que seguem sem maiores retrações, apesar dos efeitos da pandemia, é o da construção civil.

CARTÃO

Descontos na energia elétrica e na compra de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas estão entre os benefícios do Cartão do Produtor Primário, emitido exclusivamente pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em todos os municípios do estado. Apesar da pandemia de Covid-19, o Instituto emitiu, em 2020, mais de 19,8 mil cartões, registrando um aumento de 25% se comparado com 2019, quando o órgão finalizou o ano com a emissão de 14,8 mil cartões.

FRASES

prefeito

“Manaus merece dias melhores.” David Almeida (Avante), prefeito de Manaus, em entrevista sobre seus 100 dias de gestão

comércio

“A população não pode pagar por alguns irresponsáveis.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, ao anuncia punição a bares que provocaram aglomerações

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email