Pesquisar
Close this search box.

Uma campanha bem antecipada

Começou de fato a corrida pelo Governo do Estado e pela única vaga do Amazonas no Senado que será renovada no ano que vem. Neste final de semana, pré-candidatos mantiveram encontros políticos e viajaram pelo interior do Estado, reunindo grandes grupos. Também em Manaus postulantes a um dos dois cargos se empenharam em manifestações e em reuniões para alavancar as respectivas candidaturas. O senador Eduardo Braga (MDB), possível candidato ao cargo máximo, percorreu três municípios. O Coronel Menezes (Patriota), que pretende se eleger à Câmara Alta, promoveu motociata em Itacoatiara e carreata na capital. O ex-prefeito Arthur Neto (PSDB), de olho no Senado, retornou a Manaus e reuniu-se com apoiadores e com o vice-governador Carlos Almeida, seu correligionário, depois de uma temporada de férias com a família. E o governador Wilson Lima (PSC) continua recebendo prefeito para jantares e percorrendo municípios nos finais de semana, para promover ações de sua gestão e fiscalizar o andamento de obras que pretende entregar antes das eleições.

APOSTA NA CPI

O único postulante a um cargo majoritário que não promoveu eventos no final de semana foi o senador Omar Aziz (PSD), que usou o período para se preparar, já que a partir de hoje retoma os trabalhos da CPI da Pandemia, que ele preside no Senado. Os últimos dias foram de organização de dados e números compilados durante o recesso parlamentar. Ele aposta que vai continuar ocupando essa importante vitrine. 

POSSE

O juiz Luís Márcio Nascimento Albuquerque toma posse como presidente reeleito da Associação dos Magistrados do Amazonas hoje, em solenidade que terá início às 11h30 e será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Tribunal de Justiça do Amazonas no YouTube (https://www.youtube.com/user/tjamazonas1). 

OS VICES

Tomam posse no mesmo dia como vice-presidentes o desembargador Délcio Luís Santos; a juíza Naia Moreira Yamamura; o juiz Divaldo Martins da Costa; e o juiz Luís Cláudio Cabral Chaves. A próxima gestão ficará à frente da entidade, que representa a magistratura amazonense, no biênio 2021/2023.

CÓDIGO AMBIENTAL

Após 60 dias, a Prefeitura de Manaus encerrou a consulta pública para a formatação do novo Código Ambiental do município. A consulta, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, iniciou no último 1º de junho, durante a abertura do “Junho Verde”, data alusiva ao Mês do Meio Ambiente. Com o encerramento dessa fase, a Semmas vai compilar todas as contribuições recebidas e preparar uma audiência pública híbrida, ou seja, com a participação presencial e remota dos interessados.

FOCO NO SUL

Pela primeira vez, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas participou da Feira de Negócios Turísticos UGART, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, como parte da estratégia da instituição de investir no mercado sulista, visando a retomada do turismo no Amazonas. O evento reuniu mais de três mil agentes de viagem do sul do Brasil.

RESULTADO

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa publicou, ontem, os resultados finais dos editais para seleção e aquisição de obras de arte e de acervo bibliográfico de produção amazonense. Lançados em maio deste ano, os editais fazem parte do programa de auxílio ao setor de cultura e economia criativa, anunciado pelo governador Wilson Lima. Os resultados estão disponíveis no Portal da Cultura, na aba “Editais” (editais.cultura.am.gov.br).

BOM RESULTADO

base arpão
Foto: Divulgação

O combate à criminalidade, ao narcotráfico e à pirataria no rio Solimões, desenvolvido pela Base Fluvial Arpão, bateu o recorde de apreensão de drogas e outros materiais ilícitos, resultando em R$ 100 milhões de prejuízo ao crime organizado no Amazonas. Em um ano, foram apreendidas quatro toneladas de drogas, 42 toneladas de pescado ilegal, 79 armas de fogo, 30 embarcações e R$ 239,26 mil. Foram ainda presas 192 pessoas durante as ações.

RIO MANICORÉ

Moradores da região do rio Manicoré, no município de mesmo nome, com 15 comunidades, estão se mobilizando para garantir celeridade à criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável no local, que tem sido alvo de diversas atividades predatórias, como o desmatamento ilegal, que afeta o modo de vida destas populações tradicionais. O processo teve início em 2008, mas, devido à falta de consenso entre os moradores e o poder público, não foi concluído até hoje.

FRASES

“Foi um ano marcado por desafios sem precedentes em nossa história, que nos instigaram a repensar nossa forma de atuar e o nosso papel perante a sociedade.” Pedro Zinner, CEO da Enviva 

“Se eu não fosse contratado do SBT, poderia substituir o Faustão.” Silvio Santos, 90 anos, brincando em seu retorno à TV

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar