Pesquisar
Close this search box.

Wilson prepara reeleição

O governador Wilson Lima (PSC) anunciou ontem mudanças estratégicas no secretariado claramente focadas na campanha de reeleição. Muito rejeitado pela população, o secretário de Segurança, coronel PM Louismar Bonates, foi substituído pelo general do Exército Carlos Alberto Mansur, um gol de placa. Já o secretário de Educação, Luiz Fabian Barbosa, caiu para cima, como se diz no jargão política. Passará a coordenar toda a gestão como secretário de Governo, cargo recriado. No lugar dele assume a administradora Maria Josephina Chaves, considerada uma técnica operacional e obediente. Na Procuradoria Geral do Estado e na Secretaria de Administração as substituições foram técnicas e visaram apenas substituir os titulares, que estão se afastando por motivos pessoais. O procurador geral Jorge Pinho optou pela aposentadoria, depois de dirigir o órgão três vezes. Já a secretária Inês Simonetti vai se dedicar à campanha do marido, Luiz Alberto Simonetti, à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil.

TENSÃO

Há uma clara tensão na cúpula da Segurança Pública. Apesar do general Mansur afirmar que vai dar continuidade à gestão do antecessor, na Delegacia Geral de Polícia Civil e no comando da Polícia Militar é praticamente unanimidade a impressão de que haverá trocas. Os titulares das duas pastas não contam com a permanência nos respectivos cargos, mas vão aguardar o posicionamento do novo chefe.

AJUSTAMENTO

Empresários do ramo de sucata assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta com a Prefeitura de Manaus e com o governo do Amazonas com o objetivo de coibir a receptação de material de procedência duvidosa, a fim de minimizar os furtos de peças e demais suprimentos utilizados na operação e funcionamento dos serviços prestados pelas concessionárias de energia, iluminação pública, telecomunicações e abastecimento de água.

MOBILIDADE

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana realiza na próxima amanhã uma audiência virtual para discutir as políticas públicas voltadas aos serviços de mobilidade urbana da cidade, que servirá para apresentação da proposta do orçamento prevista no Plano Plurianual 2022-2025 do órgão, com vistas à elaboração da Lei Orçamentária Anual da prefeitura para o exercício de 2022. 

FLEXIBILIZAÇÃO

eventos
Foto: Divulgação

Prefeitura de Manaus, por meio do Decreto nº 5.122/2021, publicado no Diário Oficial do Município, instituiu a “Comissão Especial de Organização de Eventos Festivos no Município de Manaus”, para avaliar e planejar a flexibilização das medidas de restrição para eventos de grande porte realizados na capital, a partir de uma série especificações que devem ser cumpridas.

INVASÕES

Seguindo na liderança negativa de fiscalização, as obstruções, irregularidades, depredação, invasão de área pública e uso indevido de logradouros e calçadas tiveram um aumento de 129,8% em notificações nos sete primeiros meses de 2021, comparado ao mesmo período de 2020, levando em consideração o regime de teletrabalho e de escala da Prefeitura de Manaus, devido à pandemia da Covid-19. De janeiro a julho deste ano, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano , efetuou 777 notificações, contra 338 no mesmo período do ano passado.

PALESTRA

Ações que norteiam o plano de interiorização de desenvolvimento do Estado do Amazonas e suas potencialidades para atender às demandas da região foram a tônica da apresentação realizada pelo titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jório Veiga, aos membros da Escola Superior de Guerra, Campus Rio de Janeiro (RJ), ocorrido no auditório da sede da Federação das Indústrias do Amazonas, no centro de Manaus.

BONS NÚMEROS

jucea
Foto: Divulgação

A Junta Comercial do Estado do Amazonas registrou, em julho deste ano, o segundo melhor mês em constituições de empresas no estado, com a criação de 745 novos Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas. Nos dados consolidados pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas, a modalidade de serviços obteve o maior número de novos empreendimentos.

LAUDOS

De janeiro a junho deste ano, o laboratório de informática forense do Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista emitiu mais de 180 laudos de perícias realizadas em equipamentos eletrônicos usados em ações criminosas. As análises envolveram arquivos contidos em celulares, notebooks, computadores e tablets, entre outros dispositivos, e visavam a coleta de materialidade para a identificação de autoria de delitos.

FRASES

“Sou candidato a presidente da República.” José Luiz Datena, apresentador de TV

“É uma honra de juntar a um grupo seleto de secretários.” Carlos Alberto Mansur, novo secretário de Segurança, mostrando cordialidade na chegada

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar