Pesquisar
Close this search box.

Um problema grave no interior

Um problema grave no interior

O Ministério Público Federal recomendou a 16 municípios do Alto e Médio Solimões, no Amazonas, a adoção de medidas para garantir segurança alimentar e subsistência, em especial das comunidades indígenas e tradicionais, a fim de reduzir o deslocamento destas populações aos centros urbanos e assegurar seu isolamento social para a prevenção da disseminação do novo coronavírus. Os municípios de Alvarães, Amaturá, Benjamin Constant, Carauari, Coari, Fonte Boa, Japurá, Juruá, Jutaí, Maraã, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Tefé, Tonantins e Uarini devem articular ações integradas, preferencialmente com a criação de Comitê Municipal de Emergência para combate à fome, ou similar. Na recomendação, o MPF destaca que a restrição dos deslocamentos aos centros urbanos, com o propósito de evitar os riscos de exposição e contágio, pode gerar desabastecimento nas comunidades indígenas e prejuízos à segurança alimentar e nutricional desses grupos, de modo que a população necessita de condições mínimas para cumprir as regras de quarentena, distanciamento e isolamento social.

TRANSFERÊNCIAS

Em 78 dias, o Sistema de Transferência de Emergência Regulada da Secretaria de Estado de Saúde promoveu a transferência de 1.888 pacientes em estado grave, suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e Covid-19, entre unidades de saúde da capital e de unidades do interior para Manaus. Os dados compreendem o período de 25 de março a 11 de junho.

DETALHANDO

Das 1.888 transferências, 1.447 eram de pacientes internados em Manaus, que precisaram ir para outra unidade da capital com melhor suporte para o quadro de saúde. Do interior, a Susam garantiu no mesmo período 441 transferências para hospitais da capital, de pacientes que precisaram de internação em Unidades de Terapia Intensiva.

FOCO NA PANDEMIA

O Amazonas quase triplicou o número de Unidades de Cuidados Intermediários no interior desde o início da pandemia de Covid-19, aumentando de 49 para 142 a quantidade de leitos de média complexidade para pacientes com a doença. Além disso, o Estado está prestes a concluir a instalação de respiradores em 100% dos municípios de referência, entre polos e subpolos, para o atendimento aos casos do novo coronavírus.

NA RUA

O primeiro pré-candidato a prefeito de Manaus que vai colocar o bloco na rua é o deputado federal José Ricardo (PT). Ele realizará durante todo o mês de julho reuniões com moradores dos bairros, setores, segmentos e categorias de trabalhadores da capital. Além disso, também ouvirá especialistas e profissionais de diversas áreas ligadas a infraestrutura de uma cidade, como mobilidade urbana, educação, saúde e transporte público. As conversas serão realizadas por meio de plataforma digital.

DISK-DENÚNCIA

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas recebeu, neste ano, uma média de 680 denúncias mensais por meio do 181, o Disque-Denúncia, que recebe informações 24 horas por dia. De janeiro a maio, foram 3.409 registros, a maioria relacionados ao tráfico de entorpecentes. As denúncias relacionadas à comercialização de substâncias entorpecentes somaram 2.067 registros neste ano. Na sequência aparecem as ligações para informar sobre roubos e furtos, com 227 registros.

CADASTRAMENTO

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estabeleceu prazo para o cadastro de médicos veterinários envolvidos na vacinação contra brucelose em fêmeas bovídeas no Amazonas foi prorrogado até o dia 30 de junho. O cadastramento é necessário para os profissionais continuarem atuando no processo de controle e prevenção da brucelose no estado.

CHEIA

A Imprensa Oficial do Amazonas lançou ontem um compêndio reunindo todas as leis, decretos e ações tomadas pelo Governo do Amazonas referentes ao combate à disseminação da Covid-19 e aos efeitos nocivos que a pandemia traz à sociedade amazonense. De passagem pela Casa Civil do Governo, o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Mário Aufiero, apresentou a obra ao governador Wilson Lima (PSC).

VIRTUAL

Um dos espaços públicos mais queridos dos manauaras, a biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista pôde ser prestigiada pelos internautas no domingo, 21/6, durante uma transmissão realizada nas mídias sociais da Prefeitura de Manaus. O “passeio virtual” mostrou o interior do espaço, que teve a reforma e restauro concluídos no mês de maio. 

FRASES

“Estes tempos desafiadores viram o emergir de tanta solidariedade e cuidado com os mais vulneráveis.” Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus

“Vários parlamentares foram infectados ou tiveram familiares atingidos, mas não deixaram de produzir em favor da sociedade”. Joelson Silva (Patriota), presidente da Câmara Municipal de Manaus, sobre atuação dos colegas no período da pandemia

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar