Pesquisar
Close this search box.

De olho na violência contra idosos

De olho na violência contra idosos

O Ministério Público do Amazonas instaurou Procedimento Administrativo para apurar o aumento da violência contra os idosos, registrada em Manaus, nos primeiros meses deste ano. Dados solicitados pelo promotor Vitor Moreira da Fonseca à Delegacia Especializada de Crime Contra Idoso apontam que, no período de janeiro a maio de 2020, em relação ao mesmo período de 2019, houve um aumento de 15% no registro de ocorrências junto às delegacias da Capital e de 123% de denúncias online e pelo telefone. De janeiro a maio, o número de ocorrências registradas passou de 3.132, em 2019, para 3.626, este ano. Já as denúncias, feitas pelos Disques 100, 180 e 181, subiram de 213 para 476, comparando o mesmo período do ano passado com 2020. Para a autoridade, o aumento da violência contra o idoso evidencia a necessidade de uma maior atenção quanto à vítima. “Precisamos verificar se a curva é ascendente ou episódica, ou seja, se ocorreu em razão da pandemia e do isolamento social”, ponderou. 

NA MIRA

O Ministério Público Federal apresentou à Justiça Federal ações civis públicas contra as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi, Nextel e Tim pela histórica má prestação dos serviços no Amazonas, com base em indicadores de qualidade reunidos pela Agência Nacional de Telecomunicações. A medida faz parte da ação coordenada do Grupo de Trabalho Telecomunicações da 3ª Câmara do MPF, que trata da defesa do consumidor.

CPI DE VOLTA

O desembargador Ari Jorge Moutinho, do Tribunal de Justiça do Amazonas, concedeu liminar ao deputado estadual Delegado Péricles (PSL) para que a CPI  da Saúde volte a funcionar com sua composição original,  como havia sido constituída na Assembleia Legislativa do Amazonas, aceitando a tese de que sua formação ocorreu com base em regras do regimento interno e, portanto,  uma “questão interna corporis”, não cabendo intervenção do judiciário.

CASSADO

O Tribunal Regional Eleitoral cassou ontem, por unanimidade, o mandato do vereador Ricelli Pontes (PSC), do município de Presidente Figueiredo. A corte entendeu que ele cometeu infidelidade partidária quando trocou o PDT pela atual legenda. Trata-se do grande favorito a vencer a eleição para prefeito do município.

ÚLTIMA FORMA

A desembargadora Socorro Guedes, do  Tribunal de Justiça do Amazonas, derrubou ontem a decisão do juiz Saulo Góes, da Comarca de Itacoatiara, que havia afastado por 180 dias o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto (PT), por ter desobedecido decisão judicial que determinou a contratação de uma empresa coletora de lixo.

NOVA PRESIDENTE

Em 128 anos de serviços prestados à sociedade, pela segunda a Junta Comercial do Amazonas será dirigida por uma mulher. A nova presidente, Maria de Jesus Lins Guimarães, apresentou ontem, em reunião da Federação Nacional das Juntas Comerciais, por videochamada, algumas das metas da autarquia para o período de pós-pandemia de Covid-19. Ela assumiu o cargo no último dia 10 de junho e quer melhorar a arrecadação do órgão.

BERLINDA

Contas de autoridades conhecidas estão na pauta do Tribunal de Contas do Estado hoje, entre elas as do vereador Keitton Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Coari, de 2017; de Ulisses Tapajós, ex-gestor da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno, de 2016 e do ex-prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Renê Coimbra, de 2016.

MOBILIZAÇÃO

No ano em que se comemora 10 anos do Tombamento do Encontro das Águas e seu entorno, como patrimônio cultural e natural brasileiro, o movimento que originou a luta pelo seu reconhecimento pauta agora a necessidade de mobilização da regulamentação do maior cartão-postal do Amazonas em função da movimentação de grupos privados pela construção de um porto para navios de grande porte no local.

COMEMORAÇÃO

O Movimento Amigos do Garantido comemora 24 anos de fundação e prepara uma live musical que vai relembrar antigos e novos sucessos do garrote mais campeão do festival, toadas que ficaram eternizadas na lembrança do torcedor que frequenta o curral do Garantido em Manaus nesse período. O evento acontece hoje, a partir de 18h, direto do Paraiso Tarumã e terá transmissão pela fanpage do MAG oficial no facebook

FRASES

“É prematuro falar tanto em fim quanto em novo pico da pandemia.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus

“Vai ser difícil para os partidos atingir o cociente eleitoral na eleição para vereador”. Marco Antonio Chico Preto (DC), vereador em Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar