Pesquisar
Close this search box.

Um dia para lazer e saúde com a família

https://www.jcam.com.br/ppart19082009.jpg

Pá, colher, enxada, prumo, linha, pincel, esquadro serão deixados de lado no próximo sábado nas obras de Manaus. Os operários da construção civil substituírão a rotina de edificação por atividades individuais e em família.
Os sindicatos da indústria da construção civil no país promovem em 22 de agosto o “Dia Nacional da Construção Social”, voltado para operários do setor que terão nesta data a oportunidade de se divertir e obter serviços.
Em 2007, primeiro ano do evento, participaram sinduscons de 15 Estados brasileiros. Em 2008, 19 Estados desenvolveram as atividades simultaneamente e, neste ano, serão 21 unidades da federação envolvidas no dia de congregação da categoria.
Em Manaus, o evento vai acontecer no Clube do Trabalhador do Sesi, de 8h às 17h com o apoio de 40 parceiros de diversas áreas com enfoque na saúde, lazer e cidadania. São esperadas mais de 6.000 pessoas.

Trabalho de conscientização

O Sinducon-AM (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas) e o Sintracomec (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil) já iniciaram o trabalho de sensibilização nos departamentos de recursos humanos das empresas a fim de obter a dispensa dos funcionários no sábado em que acontecerá o dia da “Construção Social”. No Estado, o Sinducon-AM estima que existam em torno de 20 mil trabalhadores formais e informais, além de 250 empresas em atuação, sendo que 95 são associadas à entidade de classe patronal amazonense.
Com o trabalho de conscientização junto ao empresariado, as entidades de classe esperam registrar crescimento de 20.51% no número de participantes. Em 2008, quando foi realizado o primeiro evento no Estado, 4.979 pessoas foram ao centro social urbano do Parque 10 e participaram das atividades. “Este ano, acreditamos que poderemos ampliar o número de atendimentos porque intensificamos o trabalho de divulgação junto às construtoras. No ano passado, algumas empresas não liberaram os funcionários por desconhecer a importância do evento, que é similar ao Ação Global”, avaliou o engenheiro vicil e presidente do Sinduscon-AM, Joaquim Auzier.
Dentre os serviços que serão ofertados aos trabalhadores, seus familiares e a comunidade em geral se destacam os atendimentos odontológicos, oftalmológicos, de clinica médica de profissionais do Seconci (Serviço Social da Indústria da Construção Civil). Na parte recreativa haverá atividades destinadas ao público infanto-juvenil, festival de talentos, danças e interpretações. Os serviços direcionados para cidadania contemplam emissão de carteira de trabalho, registro de nascimento tardio, palestras educativas voltadas para higiene pessoal, saúde e segurança no trabalho.
O presidente do Sinduscon-AM considera que o evento, que tem apoio da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), registrará ganhos significativos para empresários e empregados, já que os trabalhadores vão relaxar com a família ao mesmo tempo que poderão receber atendimentos que, normalmente, demandariam uma falt no serviço. “Investir na qualidade de vida do trabalhador é o mesmo que investir em valorização profissional e produtividade”, concluiu.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar