Um acordo ambiental para a BR-319

O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, reforçou o compromisso de promover o desenvolvimento econômico e social da região norte, garantindo a conservação ambiental, durante as obras de pavimentação da BR-319. Em videoconferência realizada ontem, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, alinharam questões relacionadas à governança ambiental para a execução do projeto. “Nós temos uma preocupação muito grande e longe de fazer qualquer empreendimento que possa prejudicar o meio ambiente. Estamos trabalhando para garantir todas as salvaguardas ambientais, nos colocando à disposição do Governo Federal”, ressaltou Wilson Lima. Entre as ações de preservação e sustentabilidade ambientais previstas no projeto de recuperação da rodovia está o plantio de mais de 100 mil mudas nativas, além da construção de 20 passagens aéreas e 12 subterrâneas para a fauna.

SUBVENÇÃO

Em ação itinerante no município de Codajás (240 quilômetros de Manaus), a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) anunciou, neste sábado, a subvenção econômica no valor de R$ 0,50 por quilograma de fibra de juta e malva embonecada e a previsão da data do pagamento das fibras da safra 2019/2020  para novembro deste ano, além de realizar o cadastramento de 35 juticultores da região. A ação fez parte da campanha do Governo do Amazonas para a expansão e valorização das fibras naturais com foco no cultivo da juta produzida no Estado. 

manaus

ON LINE

Com o atendimento presencial suspenso desde o dia 23 de março, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a central do Manaus Atende, serviço de atendimento tributário da Prefeitura de Manaus, passou a utilizar seus canais on-line para atendimento de 100% das demandas dos contribuintes. Em cinco meses, foram registrados 84.976 atendimentos virtuais.

SUPERENDIVIDAMENTO

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas firmou parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade para promover orientações e indicar soluções jurídicas para idosos que se encontram em situação de superendividamento. A iniciativa será realizada por meio do projeto “Idoso Consciente”, criado pela Defensoria, após constatar o aumento considerável de endividamento na população idosa, principalmente, nos últimos seis meses, em função da contratação de empréstimos e financiamentos.

MOSCA

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas alerta as empresas de transporte interestadual que operam entre Amazonas e Roraima sobre os cuidados para evitar que passageiros tragam para o estado frutos hospedeiros da mosca-da-carambola. A praga, que ataca mais de 30 espécies, representa grande ameaça econômica ao Brasil, e está presente no Pará, Amapá e Roraima. Na capital, em ação de educação sanitária, a Agência visitou os escritórios das empresas no Terminal Engenheiro Huascar Angelim para reforçar a conscientização.

PESCADORES

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas é o órgão responsável pela Assistência Técnica e Extensão Rural no estado e emite com exclusividade o Cartão do Produtor Rural. Para exercer a função de produtor rural, é preciso estar classificado em critérios pré-estabelecidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Produção Rural. Desde 4 de setembro, a Portaria Normativa nº 001/2020 define critérios técnicos para a classificação de pescadores. É preciso estar atento às novas determinações.

PRÊMIO NACIONAL

Com a história de uma criança que, após perder a mãe, deixa de acreditar no Natal, o musical “A Caixa Mágica do Natal”, recebeu sete indicações ao 20º Anual Prêmio Cenym de Teatro Nacional. Esta é a segunda participação do espetáculo natalino promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em 2019, em uma premiação nacional. O anúncio foi feito pelos realizadores no último sábado (19), Dia Nacional do Teatro. 

blocos

PREPARAÇÃO

Depois das Convenções Partidárias, os onze candidatos a prefeito de Manaus mergulharam na organização das respectivas equipes, para tentar deslanchar a campanha propriamente dita a partir da autorização da Justiça Eleitoral, que deve ocorrer a partir deste final de semana, quando os pedidos de registro das candidaturas forem todos analisados.

LUTO

A morte do fotógrafo, compositor e produtor cultural José Roberto Pinheiro, na noite da última sexta-feira (18) comoveu o meio artístico de Manaus. Ele era uma espécie de unanimidades entre cantores e agitadores culturais da cidade. Estudioso especialmente do samba, em suas diversas matizes, circulava com desenvoltura pelos principais eventos, sempre com uma máquina fotográfica a tira-colo. Sofreu um acidente vascular cerebral em casa, aos 69 anos.

FRASES

“O povo do Amazonas não pode ser punido com o isolamento, nós temos como garantir as salvaguardas ambientais, em parceria com o Governo Federal. É preciso que o cidadão que mora nessa região tenha o seu direito garantido de ir e vir.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, sobre a BR-319

amazonino

“Nunca saí da classe média.” Amazonino Mendes (Podemos), candidato a prefeito

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email