Pesquisar
Close this search box.

Empresários reclamam, PMM esclarece

Empresários reclamam, PMM esclarece

A Prefeitura de Manaus informou que a intensificação das fiscalizações sanitárias no comércio segue recomendações preventivas e de controle ao novo coronavírus, tendo como meta o cumprimento das determinações previstas no decreto estadual de reabertura das atividades econômicas. Importante destacar que as inspeções não têm intuito de prejudicar o comércio da capital e sim preservar a saúde e a vida da população que frequenta esses espaços. Foi a propósito de nota pública da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional Amazonas, reclamando de declarações do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), que pediu mais rigor nas multas ao setor, por descumprimento das normas sanitárias e de combate à Covid-19. As fiscalizações de Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), verificam se os estabelecimentos cumprem as recomendações higiênico-sanitárias estabelecidas para o período de pandemia, como distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e de disponibilidade de álcool em gel 70%.

BERLINDA

A propósito do prefeito de Manaus, o Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas apreciará hoje as contas dele, referentes ao exercício de 2019, além de 25 processos, com transmissão pelas redes sociais do órgão (YouTube, Facebook e Instagram) e interpretação simultânea em libras.

BIODIVERSIDADE

Arthur defendeu ontem o uso da biodiversidade da Amazônia para o desenvolvimento sustentável como ponto de união das cidades pan-amazônicas, durante o debate “Desenvolvimento Sustentável das Cidades Amazônicas”. O encontro antecipa o Fórum de Cidades Pan-Amazônicas e teve a participação de representantes dos nove países amazônicos, com coordenação do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Fundação Konrad Adenauer e Way Carbon.

DIFICULDADES

Deputado Adjuto Afonso (PDT) disse que o microempreendedor está encontrando muita dificuldade para ter acesso a crédito via instituições privadas. O governo federal criou o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que já se encontra na segunda fase, porém, apenas 3,75% das micro e pequenas empresas conseguiram ter acesso ao recurso por conta da burocracia. O segmento representa 99% das empresas do país e 30% do PIB nacional.

NOVOS DEFENSORES

O defensor público geral do Estado do Amazonas, Ricardo Paiva, nomeou oito novos defensores públicos para reforçar o atendimento à população. Eles foram aprovados no concurso público realizado em 2018.  Assumiram Thatiana David Borges, Livia Azevedo de Carvalho, Renata Visco Costa de Almeida, Francine Lucia Buffon Baldissarella, Jose Antonio Pereira da Silva, Mirella Leal Cabral Maciel, Thiago Torres Cordeiro e Bernardo Mello Portella Campos. Do total de nomeações, quatro correspondem a vagas abertas por falecimentos e aposentadorias.  

COMEMORAÇÃO

O deputado oposicionista Serafim Corrêa (PSB) comemorou, ontem, o anúncio da pavimentação de 52 quilômetros da BR-319 em 2021, pelo ministério da Infraestrutura e disse que depois de muitos imbróglios, pela primeira vez,  a pauta caminha para uma solução.

dnit

ENFATIZANDO

Durante a abertura do 21º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, o governador Wilson Lima (PSC) reforçou a importância da BR-319 (Manaus-Porto Velho) para a integração, o desenvolvimento regional e o combate aos crimes ambientais. Nesta edição, o fórum acontece em formato virtual e integrado com o Conecta Sebrae Agrolab Amazônia, que discutirá temas como economia verde, inovação e agronegócio de baixas emissões.

CURSOS

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas realizará uma série de cursos durante a 42ª Exposição Agropecuária, que neste ano acontecerá de 28 a 30 de setembro, de forma totalmente digital. Os cursos voltados ao cultivo de culturas agrícolas e criação de animais estarão disponíveis no endereço www.expoagro.am.gov.br, no pavilhão do conhecimento.

BALANÇO

A Central Integrada de Fiscalização, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, vistoriou 658 estabelecimentos comerciais para verificar a adoção das regras sanitárias de prevenção ao Covid-19, em Manaus. As ações começaram a partir do decreto de reabertura das atividades comerciais publicado pelo governo estadual.

FRASES

“Estou convicto de que temos prosperidade a extrair da floresta e, para isso, ela tem que estar em pé. Somos a última fronteira possível de desenvolvimento do Brasil e com resultado muito bom, do ponto de vista social.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus, em webconferência com prefeitos do país

“O meio ambiente e a sociedade são apenas um, e a saúde da população é totalmente dependente deste recurso”. Salomão Moreira, amazonense selecionado para participar do Parlamento Jovem Brasileiro

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar