Pesquisar
Close this search box.

Amazonas se recupera

Amazonas se recupera

O Amazonas ficou em segundo lugar entre os estados brasileiros que apresentaram os maiores crescimentos percentuais na abertura de negócios, no período de maio a agosto, em comparação ao primeiro quadrimestre de 2020 – com um aumento de 16,6%. A informação é do Boletim do Mapa de Empresas – 2º Quadrimestre, divulgado na quinta-feira (17/09) pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Os dados do boletim mostram ainda que a Junta Comercial do Estado do Amazonas registrou, de maio a agosto, um total de 13.578 novas empresas. O número representa uma variação de 16,6%, em relação ao primeiro quadrimestre de 2020, e de 21,3%, em relação ao 2º quadrimestre de 2019. Segundo o boletim, o avanço dos números do Amazonas se destaca em contraponto ao primeiro quadrimestre de 2020, quando havia registrado um maior crescimento no número de empresas fechadas. Para a elaboração do relatório, a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia analisa os dados de registro mercantil das juntas comerciais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

AMAZONE-SE

O Plano de Retomada da Atividade Turística, Amazone-se, lançado pelo governador Wilson Lima na sexta-feira (18) reúne projetos e programas para impulsionar o crescimento do segmento, um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19. A implantação do plano iniciou em abril e é feita pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), que prevê ações de ordenamento do setor, apoio ao empresariado, promoção do destino Amazonas e obras de infraestrutura.

DISPUTA

O evento realizado pelo Governo no Centro de Convenções Vasco Vasquez mostrou claramente uma disputa que até então estava restrita aos bastidores: a dos candidatos que se dizem de direita pelo apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Com dois dos filhos dele presentes – o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL) – houve praticamente uma luta livre para posar ao lado deles.

VISITA

Uma comitiva liderada pelo diretor-presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, visitou o Teatro Amazonas (avenida Eduardo Ribeiro, Centro), na manhã desta sexta-feira (18). Os filhos do presidente Jair Bolsonaro, acompanhados de suas esposas, também visitaram o patrimônio histórico.

PARCERIA

O sistema prisional recebeu nesta sexta-feira (18) a visita de representantes dos Consulados da Colômbia e Japão. O secretário-executivo adjunto da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, coronel André Luiz Barros Gioia, acompanhou a comitiva e mostrou as atividades laborais realizadas pelos reeducandos do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”. A ideia é montar uma parceria para proporcionar ocupação aos internos.

INDIGESTO

A ingestão de mel produzido sem controle de qualidade pode causar danos à saúde humana, como o botulismo, doença neuroparalítica com risco de morte. Por esse motivo, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas tem intensificado os trabalhos de inspeção junto aos produtores e alerta a população para comprar apenas produtos certificados pelo Serviço de Inspeção Estadual.

TELETRABALHO

A prorrogação do teletrabalho para os servidores municipais, conforme o decreto n° 4.985/2020, editado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), até o dia 30 deste mês, resultou também em medidas temporárias de desburocratização do licenciamento municipal, pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano, em virtude da pandemia da Covid-19.

arthur

SEM FESTA

O prefeito também suspendeu as festividades de final de ano da cidade, inclusive o já tradicional réveillon da Ponta Negra, e interditou o principal balneário da cidade mais uma vez. Nas últimas semanas o que mais se viu foi o povo aglomerado no local, refrescando-se no inclemente verão amazônico.

MOBILIZAÇÃO

O ministro da Infraestrutura, Tarciso Freitas, postou um vídeo nas redes sociais dizendo que, sem mobilização popular, a pavimentação do chamado “trecho do meio” da BR-319 (Manaus-Porto Velho) dificilmente será concretizada. Mas ele se disse confiante e garantiu que a atual administração federal “quer fazer acontecer”.

FRASES

Saúde

“Para a gente combater a fome, há duas áreas importantes que a gente tem que atacar: acesso à educação e geração de emprego e renda.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas

“O destaque é o Amazonas, que na edição anterior era o estado com maior proporção de empresas fechadas. Neste quadrimestre, mostra-se em recuperação de forma ágil.” Luis Felipe Monteiro, secretário Nacional do Governo Digital

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar