Tribunal de Contas celebra 70 anos de fiscalização das contas públicas no Amazonas

O TCE-AM iniciou, na quarta-feira (14), os eventos da semana de comemoração aos 70 da Corte de Contas. A solenidade foi realizada de forma híbrida, no museu da Corte de Contas e no auditório do TCE-AM, com participantes presentes e outros em um ambiente virtual criado por técnicos do Tribunal.

Respeitando o distanciamento e o rígido protocolo de segurança para permanecer nas dependências do Tribunal, os presentes puderam acompanhar, entre outros, a inauguração do novo museu, que deve ser aberto para visitações a partir do próximo ano, do selo do TCE-AM para os Correios e do carimbo comemorativo em alusão aos 70 anos.

Toda solenidade foi transmitida, ao vivo, pelas redes sociais da Corte de Contas.

O presidente do Tribunal, conselheiro Mario de Mello destacou a capacidade dos servidores de superar as adversidades para manter o bom funcionamento da Corte de Contas.

“O TCE-AM há 70 anos vem fazendo isso: vencendo o tempo e superando desafios. O maior e melhor presente que poderíamos dar à população é a continuidade de nossos serviços, zelando, mais do que nunca, pelo uso correto dos recursos e dos bens públicos”, destacou o presidente, conselheiro Mario de Mello.

Além do governador Wilson Lima e do prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, que participaram presencialmente do evento, diversas autoridades nacionais participaram de forma virtual da solenidade.

A programação segue nesta quinta-feira (15), com uma homenagem aos profissionais de Saúde e na sexta-feira (16) com a entrega do Selo de Gestão aos gestores do Amazonas.

Tribunal lança hino oficial, selo e carimbo no aniversário de 70 anos

Ao completar 70 anos, o TCE-AM recebeu um selo dos Correios e um carimbo em alusão ao aniversário. Na solenidade, realizada na Corte de Contas para um número limitado de pessoas, também foi realizado o lançamento do hino do TCE-AM, de autoria do compositor Chico da Silva.

“O selo de 70 anos do TCE-AM condensa, em si, toda a nossa história e todos os nossos sentimentos, os servidores de ontem e de hoje, que ajudaram a construir este extraordinário patrimônio do povo amazonense”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

A solenidade foi realizada de forma híbrida no plenário cenográfico do Museu do Tribunal, com um número limitado de autoridades presentes por conta do distanciamento social para evitar o contágio pelo novo coronavírus e convidados no Plenário Virtual.

Inaugurado módulo do Museu do TCE-AM 

A comemoração dos 70 anos do TCE-AM, na quarta-feira (14), foi marcada pela inauguração do primeiro módulo do Museu do TCE-AM que retrata o plenário inicial do Tribunal, em 1950.

“Este museu foi concebido no sentido maior de que as lições do passado não podem ser olvidadas, assim como a trajetória das instituições,merecem registro comprometido com a verdade, de modo que, ao mesmo tempo em que servem para rememorar os feitos, sinalizem para o futuro com marcas significativas do presente”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

A primeira parte da exposição fez uma releitura do plenário da primeira sede da Corte de Contas, que era situada na praça Dom Pedro II, antigo Lugar da Barra, o Palácio Rio Branco, no Centro de Manaus.

Autoridades nacionais parabenizam Tribunal de Contas

No dia em que o TCE-AM iniciou as comemorações relativas ao 70º aniversário, diversas autoridades nacionais parabenizaram a Corte de Contas pelo trabalho no Amazonas. 

O TCE recebeu mensagens de parabenizações de ministros do STF, do STJ e do TCU, além de membros da Atricon, do Instituto Rui Barbosa (IRB) e de Tribunais do País.

Para o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello, o reconhecimento de autoridades nacionais demonstra a eficácia dos trabalhos do TCE-AM. 

“O TCE-AM alcança, aos seus 70 anos, a maturidade de um órgão de controle que sempre foi conduzido com seriedade, firmeza e segurança jurídica. As parabenizações devem ser estendidas aos servidores e ao corpo técnico que faz o Tribunal ser o que é ao longo de todos esses anos”, ressaltou o conselheiro Mario de Mello.

Profissionais de Saúde serão homenageados pelo TCE hoje

Como forma de homenagear as vítimas da Covid-19 no Amazonas e os profissionais que estão na linha de frente ao combate da doença, o TCE-AM inaugurará, nesta quinta-feira (15), um monumento nas dependências da Corte.

A homenagem foi uma iniciativa do presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, que aproveitou as solenidades em comemoração ao aniversário de 70 anos da Corte de Contas para expressar as condolências às vítimas e o sentimento de gratidão àqueles que estão na árdua missão de combate ao novo coronavírus.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email