Pesquisar
Close this search box.

Tribunal de Contas celebra 70 anos de fiscalização das contas públicas no Amazonas

Tribunal de Contas celebra 70 anos de fiscalização das contas públicas no Amazonas

O TCE-AM iniciou, na quarta-feira (14), os eventos da semana de comemoração aos 70 da Corte de Contas. A solenidade foi realizada de forma híbrida, no museu da Corte de Contas e no auditório do TCE-AM, com participantes presentes e outros em um ambiente virtual criado por técnicos do Tribunal.

Respeitando o distanciamento e o rígido protocolo de segurança para permanecer nas dependências do Tribunal, os presentes puderam acompanhar, entre outros, a inauguração do novo museu, que deve ser aberto para visitações a partir do próximo ano, do selo do TCE-AM para os Correios e do carimbo comemorativo em alusão aos 70 anos.

Toda solenidade foi transmitida, ao vivo, pelas redes sociais da Corte de Contas.

O presidente do Tribunal, conselheiro Mario de Mello destacou a capacidade dos servidores de superar as adversidades para manter o bom funcionamento da Corte de Contas.

“O TCE-AM há 70 anos vem fazendo isso: vencendo o tempo e superando desafios. O maior e melhor presente que poderíamos dar à população é a continuidade de nossos serviços, zelando, mais do que nunca, pelo uso correto dos recursos e dos bens públicos”, destacou o presidente, conselheiro Mario de Mello.

Além do governador Wilson Lima e do prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, que participaram presencialmente do evento, diversas autoridades nacionais participaram de forma virtual da solenidade.

A programação segue nesta quinta-feira (15), com uma homenagem aos profissionais de Saúde e na sexta-feira (16) com a entrega do Selo de Gestão aos gestores do Amazonas.

Tribunal lança hino oficial, selo e carimbo no aniversário de 70 anos

Ao completar 70 anos, o TCE-AM recebeu um selo dos Correios e um carimbo em alusão ao aniversário. Na solenidade, realizada na Corte de Contas para um número limitado de pessoas, também foi realizado o lançamento do hino do TCE-AM, de autoria do compositor Chico da Silva.

“O selo de 70 anos do TCE-AM condensa, em si, toda a nossa história e todos os nossos sentimentos, os servidores de ontem e de hoje, que ajudaram a construir este extraordinário patrimônio do povo amazonense”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

A solenidade foi realizada de forma híbrida no plenário cenográfico do Museu do Tribunal, com um número limitado de autoridades presentes por conta do distanciamento social para evitar o contágio pelo novo coronavírus e convidados no Plenário Virtual.

Inaugurado módulo do Museu do TCE-AM 

A comemoração dos 70 anos do TCE-AM, na quarta-feira (14), foi marcada pela inauguração do primeiro módulo do Museu do TCE-AM que retrata o plenário inicial do Tribunal, em 1950.

“Este museu foi concebido no sentido maior de que as lições do passado não podem ser olvidadas, assim como a trajetória das instituições,merecem registro comprometido com a verdade, de modo que, ao mesmo tempo em que servem para rememorar os feitos, sinalizem para o futuro com marcas significativas do presente”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

A primeira parte da exposição fez uma releitura do plenário da primeira sede da Corte de Contas, que era situada na praça Dom Pedro II, antigo Lugar da Barra, o Palácio Rio Branco, no Centro de Manaus.

Autoridades nacionais parabenizam Tribunal de Contas

No dia em que o TCE-AM iniciou as comemorações relativas ao 70º aniversário, diversas autoridades nacionais parabenizaram a Corte de Contas pelo trabalho no Amazonas. 

O TCE recebeu mensagens de parabenizações de ministros do STF, do STJ e do TCU, além de membros da Atricon, do Instituto Rui Barbosa (IRB) e de Tribunais do País.

Para o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello, o reconhecimento de autoridades nacionais demonstra a eficácia dos trabalhos do TCE-AM. 

“O TCE-AM alcança, aos seus 70 anos, a maturidade de um órgão de controle que sempre foi conduzido com seriedade, firmeza e segurança jurídica. As parabenizações devem ser estendidas aos servidores e ao corpo técnico que faz o Tribunal ser o que é ao longo de todos esses anos”, ressaltou o conselheiro Mario de Mello.

Profissionais de Saúde serão homenageados pelo TCE hoje

Como forma de homenagear as vítimas da Covid-19 no Amazonas e os profissionais que estão na linha de frente ao combate da doença, o TCE-AM inaugurará, nesta quinta-feira (15), um monumento nas dependências da Corte.

A homenagem foi uma iniciativa do presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, que aproveitou as solenidades em comemoração ao aniversário de 70 anos da Corte de Contas para expressar as condolências às vítimas e o sentimento de gratidão àqueles que estão na árdua missão de combate ao novo coronavírus.

Dircom TCE/AM

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar