Pesquisar
Close this search box.

TrendsJC: Elas podem tudo e podem muito!

Lílian D’Araujo

@lydcorr

Estamos na reta final da campanha eleitoral para este ano. A corrida dos candidatos pelo voto está no auge há duas semanas do pleito, mas já temos os destaques. Em termos de engajamento, crescimento e mobilização popular, as mulheres estão cada vez mais em evidência. E, nesta quarta-feira, 21/08, dois fenômenos femininos estiveram nos estúdios do Jornal do Commercio para um bate-papo sério, emocionante, mas com muita risada e leveza. Carol Braz, candidata do PDT ao Governo do Amazonas e Débora Mafra, candidata à deputada Federal pelo PSD falaram sobre suas trajetórias até aqui e falaram diretamente com a grande estrela deste pleito: as eleitoras.

Muitos especialistas e os números dizem que está será a maior eleição do Amazonas na história. Isso por que, neste ano, um total de 2.647.748 de amazonenses está apto a participar do pleito, 219 mil eleitores a mais do que há quatro anos. Isso representa crescimento de 9,5% do último pleito geral, em 2018. E, do total de cidadãos registrados na Justiça Eleitoral no Amazonas, 1.131.421 eleitores são do sexo feminino (50,8%). Ou seja, a mulher surge como o grande poder deste pleito e é atrás desse potencial que as candidatas estão se dedicando. “Costumo dizer que a mulher é melhor em tudo e, inclusive na política. Ela faz política o tempo todo; em casa, no trabalho ou na vida social”, lembrou a delegada e hoje candidata Débora Mafra. 

Para a candidata do PDT, Carol Braz, “lugar de mulher é onde ela quiser”. E saindo do discurso para a prática, é só passar brevemente os olhos na biografia desta duas mulheres para entender que elas são o que falam.

Com carreiras semelhantes, Débora e Carol são advogadas e começaram a vida como policiais. “Começamos juntas lá em 2001, como escrivães de polícia. Lá que nos conhecemos”, contou Débora, que seguiu a carreira como delegada, com forte atuação na defesa da mulher. Já a advogada Carol se tornou Juíza e é Defensora Pública com bastante destaque na luta pela melhoria social para mulheres e crianças, o que a ajudou a criar as diversas propostas que ela vem trazendo durante a campanha. “Queremos resolver os problemas na raiz, buscando as soluções eficientes que envolvam muitas estruturas que já estão ai, apenas sem ser utilizadas”, disse, citando o uso das escolas aos finais de semana, para reter as crianças mobilizadas em torno de atividades complementares, como música, esportes e tecnologia.

Ao ouvir Carol e Débora falarem sobre suas propostas é fácil se sentir representada, já que elas parecem entender do que estão falando. São mulheres que falam para as mulheres e as famílias. 

Se você quer motivos para levar mulheres ao centro do poder, posso apontar dois: a mulher é a maioria da sociedade e também a maioria entre eleitoras. Há assuntos complexos nos parlamentos que envolvem a mulher. Atualmente, são os homens que estão decidindo pelas mulheres o que fazer com corpos, assuntos e problemas femininos, como no caso da pobreza menstrual, quando tudo foi tratado com total despreparo e desconhecimento, justamente pela falta de representatividade feminina. “Quando olhamos para o congresso e para os parlamentos, não nos identificamos. Não reflete a verdade da sociedade, pela falta de mulheres nestes poderes”, diz Débora.

“Voce vê 85% de homens e 15% de mulheres no Congresso Nacional. A mulher acaba não se vendo ali, o que a afasta ainda mais da política. Difícil você ver uma menina dizendo: ‘meu sonho é ser uma deputada; uma governadora’, porque no Brasil inteiro temos apenas uma governadora. Mas, queremos mudar isso”, lembra Carol.

As candidatas ainda falaram um pouco de suas propostas, com destaques para o acolhimento de mulheres em situação de violência; atenção a pessoas com deficiência; propostas para mães trabalhadoras e responderam a muitas perguntas dos seguidores da live.

Mas, além de aprender bastante com pessoas como Carol e Débora, cada vez que se pronunciam, entendemos que as mulheres podem tudo e, mais importante: elas podem muito! Só precisam se dar conta. Mas, alguém duvida que o poder é feminino?

*Como já é de praxe, a conversa no Trends JC foi longa. Então, para assistir na íntegra, acesse as redes sociais do JCAM e o portal www.jcam.com.br que a Live está bem no topo da Home. 

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar