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“Teremos a frota mais nova do Brasil”

O prefeito Amazonino Mendes anunciou ontem, 28, o fim do processo licitatório do Transporte Coletivo da cidade. Em entrevista coletiva, Amazonino anunciou o nome das nove empresas que atuarão no setor: Expresso Coroado, São Pedro, City Transportes, Global, Rondônia, Transtol, Nova Integração, Via Verde e Líder. As duas últimas fazem parte do consórcio Transmanaus, elas foram selecionadas porque, segundo o prefeito, conseguiram apresentar todas as certidões negativas necessárias para participar do processo.
Ao contrário do atual sistema, as empresas atuarão de forma independente, o que de acordo o superintendente municipal de transportes urbanos, Marcos Cavalcante, dará a prefeitura maior abertura para fiscalizações, que hoje são realizadas por elas próprias através do Sinetram (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Manaus).
“Nossa luta agora vai ser para controlar de perto as atividades das empresas, iremos criar um sistema para que isso possa acontecer de forma que o transporte público ofereça qualidade para os seus usuários”, salientou Amazonino.
O nome das vencedoras será divulgado no DOM (Diário Oficial do Município), ainda nesta semana. A partir da ordem de serviço, as empresas terão 120 dias para iniciarem suas atividades.
Conforme divulgado por Cavalcante, Manaus contará com uma frota de 1.158 ônibus. 300 deles já estariam em circulação desde 2010, e os 858 começarão a circular através das novas empresas.
“Teremos a frota mais nova do Brasil. Nenhum dos nossos carros terá mais de quatro anos de uso, isso é uma exigência feita no edital, se elas não respeitarem isso poderão ser multadas”, destacando que a prefeitura investirá ao menos R$ 5,3 bilhões nos próximos 10 anos em transporte coletivo.
Marcos Cavalcante isolou qualquer possibilidade de greve por parte dos rodoviários, ele assegurou que as empresas ganhadoras estão cientes que a mão de obra já existente deve ser aproveitada, com risco de multa para aquelas que não obedecerem ao edital.
“Pode escrever: não vai haver ‘guerra’ entre as empresas. Elas terão de sair. Nós sabemos o que estamos fazendo”, ressaltando que os trabalhadores estão a par de todo o processo, e que são parceiros da prefeitura na nova fase do transporte em Manaus.
Amazonino dividiu os entraves do sistema de coletivos em Manaus em três etapas: a primeira foi a reformulação do sistema de carterinha estudantil, a segunda o processo de licitação e a terceira a escolha do BRT (Bus Rapid Transit) como o sistema de transporte para o Mundial de 2014.

Passagem deverá aumentar

A hipótese não foi afastada por Amazonino, que disse estar fazendo estudo dos custos levando em consideração o IPK (Índice de Passageiros por Kilometragem).
“Eu quero que o Ministério Público Estadual acompanhe os cálculos para evitar especulação política. Por isso, estamos tendo muito cuidado”, falou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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