Pesquisar
Close this search box.

TCE-AM faz melhorias e adequações de bem-estar e funcionalidade na sede

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) celebra este ano seu 73º aniversário de compromisso e excelência no serviço público. Desde sua fundação, em 1950, tem desempenhado um papel vital na supervisão e fiscalização dos recursos públicos, garantindo a transparência e a responsabilidade com a sociedade amazonense.

Ao longo do biênio 2022 e 2023, o Tribunal focou seus esforços em realizar as demandas institucionais com vigor e principalmente, aprimorar as condições e o ambiente de trabalho de seu maior ativo, os servidores. Investimentos em capacitação, melhorias na infraestrutura e políticas internas foram priorizadas para fortalecer e ampliar o bem estar físico e mental.

“O corpo de servidores é o pilar fundamental do TCE-AM. Sem eles, não apresentaríamos um trabalho de excelência, e é por isso que toda melhoria aplicada reforçaram o compromisso e dedicação essenciais para o cumprimento de nossa missão ao longo desta gestão”, disse o presidente da Corte de Contas, Érico Desterro.

Projetos e iniciativas 

Em 30 de agosto de 2022, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) implantou a Política de Prevenção e Enfretamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação. O programa foi criado a partir de uma iniciativa da presidência e da corregedoria do TCE-AM, visando garantir um ambiente de trabalho harmonioso e funcional, e também, por recomendação do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Brigada de Emergência da Diretoria de Assistência Militar cuida da prevenção e do combate a incêndios (Divulgação/TCE-AM)

As campanhas de conscientização, coordenadas pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (Cpead), foram se inserindo no dia a dia da instituição, via cronograma de atividades mensais. Entre as principais, se destacam as visitas lúdicas em cada setor, feitas em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), que encenaram diferentes situações de assédio moral e como os servidores poderiam identificar.

Com a colaboração da Diretoria de Comunicação Social (Dicom), foi elaborada uma cartilha que engloba o resumo de orientações explicando de forma didática quais os tipos de assédio, consequências e como se defender e buscar ajuda. Ainda, houve a produção de cartazes que foram distribuídos em locais estratégicos da Corte de Contas, para promover a campanha de prevenção ao assédio moral, sexual e discriminação racial.

Simulação de emergência

A Corte de Contas Amazonense realizou, via Brigada de Emergência da Diretoria de Assistência Militar (Diam), com apoio do Corpo de Bombeiros do Amazonas, um simulado de evacuação durante uma manhã do mês de agosto deste ano. A ação contou com focos controlados de fogo e fumaça, cenários de risco e servidor ferido, a fim de mostrar aos servidores os procedimentos e rotas de fuga a serem seguidos caso haja algum incidente.

A atividade foi a fase final da preparação dos Brigadistas do TCE-AM, que em 16 de junho de 2023 a Coordenação da Brigada de Emergência concluiu o curso de Brigadistas em parceria com a Escola de Contas Públicas (ECP). Durante o curso, os servidores receberam instruções sobre prevenção e combate a incêndios, noções básicas de primeiros socorros e assistência às vítimas.

Fisioterapia Desportiva

Para garantir o desempenho e a integridade física dos servidores que representaram o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) nas Olimpíadas dos Tribunais de Contas (OTC), o setor de Fisioterapia do TCE-AM ofereceu um programa abrangente de Fisioterapia Desportiva. 

O programa incluiu preparação física e intervenções para prevenir lesões, contando com uma equipe de dois fisioterapeutas e dois educadores físicos para apoiar os atletas. Cerca de 100 servidores ativos, cedidos e terceirizados representaram o TCE-AM nas competições que ocorreram em outubro, em Cuiabá, Mato Grosso.

Por Adríssia Pinheiro

Insta: @tceamazonas   Twitter: @JCommercio

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar