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Supermercados estimam alta de 10% até dezembro

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Com as vendas focadas no Natal e réveillon, os dirigentes dos supermercados de Manaus projetam crescimento médio de 10% no último trimestre de 2007, comparado a igual período de 2006. As festas de fim de ano são consideradas pelos representantes do setor de varejo de auto-serviço como a época de maior aquecimento dos negócios. Atualmente, o segmento local vive um momento de intensa competitividade e com planos de ampliação.

O vice-presidente da Amase (Associação Amazonense de Supermercados), Rodrigo Aguiar, disse que a estimativa do setor é obter incremento entre 5% e 10% nos três últimos meses do ano. “Há um aumento nas vendas por conta do 13° salário; mas, os negócios crescem mais significativamente a partir do dia 22 de dezembro indo até o dia 31”, informou.

Segundo o dirigente, o ramo de supermercados de Manaus está bastante competitivo. “A concorrência é intensa, principalmente com a constante expansão dos grandes grupos na cidade”, afirmou Aguirar.
Atualmente, a Amase possui sete empresas associadas: Modelo, Veneza, DB, Carrefour, F. Fuji, Casas do Óleo e Roma.

A rede de supermercados Modelo é formada hoje por três unidades, mas, segundo o proprietário, José Moura, no próximo ano será inaugurado, mais um estabelecimento do grupo, no conjunto Nova Cidade, zona norte de Manaus. Nos três últimos meses deste ano, o empresário projeta incremento nas vendas entre 8% e 10%, ante o mesmo intervalo de 2006.

Visando este crescimento, Moura informou que os pedidos dos produtos consumidos tipicamente no período de festas do final do ano estarão disponíveis com antecedência.

“Nos primeiros cinco dias de novembro esperamos estar preparados para atender a demanda do consumidor, oferecendo as mercadorias geralmente procuradas nesta época, como tender, peru, champagne, cidras, frutas secas e cristalizadas”, assegurou o executivo. A estimativa do proprietário dos supermercados Modelo é fechar 2007 com crescimento de 8% nas vendas, em comparação com o ano anterior.

Para o último trimestre de 2007, a projeção do gerente do supermercado Veneza, Júlio Lino, é alcançar um aumento de 10% nos negócios, em relação os mesmos meses do ano passado.
Para atender a grande demanda da época natalina, segundo o dirigente, já foram feitas encomendas, que estarão disponíveis ao consumidor no início do mês de novembro. De acordo com o gerente, os artigos mais procurados nesse período são as aves, suínos, bebidas, frutas cristalizadas e panetones.

Júlio Lino confirma que a competição entre as redes de supermercados local está intensa ultimamente. “Como nós temos apenas uma unidade e há grandes cadeias de supermercados em Manaus, a concorrência chega a ser desleal. Mas, apesar disso, estamos conseguindo nos manter no mercado”, assegurou.
Embora a disputa por espaço entre os supermercados na cidade de Manaus seja intensa, o gerente do Veneza informou que no acumulado dos nove meses deste ano, o supermercado teve crescimento de aproximadamente 15%, em comparação com igual período do ano anterior.

Grandes redes brigam por maior fatia

O gerente de marketing da rede de supermercados DB, Guto Corbett, informou que o último bimestre do ano é o período em que há maior crescimento das vendas do setor. “O momento é propício, devido ao incremento da renda dos consumidores com o recebimento do 13º salário”, disse o executivo.

O acréscimo nas vendas do grupo é sentido no final de novembro, quando são realizadas promoções em comemoração ao aniversário da rede de supermercados, e em dezembro com as compras para a ceia natalina e do ano novo. Segundo o executivo, em média, nesta época é obtido incremento de 20%, em comparação com os outros meses do mesmo ano.

Os pedidos para abastecer o estoque de gêneros alimentícios com grande demanda no período de festas já foram feitos pelo DB. Entre estes produtos estão o panetone, peru, pernil, pirarucu, bacalhau, bebidas em geral, castanhas e frutas. Por questão de logística, o

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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