Pesquisar
Close this search box.

Suframa discute corrupção na segunda

O “Dia Internacional Contra a Corrupção” será tema de um evento organizado pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) em parceria com a CGU (Controladoria-Geral da União).

Na próxima segunda-feira, dia 10, no auditório Floriano Pacheco, a sede da autarquia federal vai reunir representantes da sociedade civil organiza­da, e de entidades de clas­­­se, instituições de con­trole, casas legislativas,­ po­deres executivos e demais agentes públicos estarão de­batendo ações de combate à corrupção. 

Pela manhã, serão  rea­lizadas palestras com a participação do chefe da Controlodoria Geral­ da União no Estado do Amazonas, Fábio do Val­le Valgas da Silva, do de­legado da Receita Federal do Brasil no Amazonas, Airton Ângelo Clau­dino e do superintendente regional do De­partamento de Polícia Fe­deral no Amazonas. Ao final, será aberta a sessão de perguntas aos palestrantes. 

Recuperar dinheiro

A Convenção das Na­ções Unidas contra a Corrupção prevê a cooperação para recuperar somas de dinherio desviadas dos países, por meio de rastreamento, bloqueio e devolução de bens e também a criminalização do suborno e lavagem de dinheiro.

A sociedade civil e o setor privado desempenham papel importante ao apoiar os governos na implementação da convenção e exigir que a administração pública seja mais transparente aberta a mecanismos de fiscalizalção e controle.

Por sugestão da Transparência Internacional, a proposta de definição da data foi apresentada pela delegação brasileira. Em 9/12/2003, mais de 110 países assinaram a convenção, entre eles o Brasil. O Congresso Nacional aprovou o texto em maio de 2005. No dia 31 de janeiro deste ano, a convenção foi promulgada, passando a vigorar no Brasil com força de lei.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar