Pesquisar
Close this search box.

Sebrae-AM analisa projetos inovadores realizados pelos prefeitos amazonenses

Projetos inovadores que geram emprego e renda em Manaus e mais oito cidades amazonenses estão sendo analisados por uma comissão do Sebrae-Am, que, nesta sexta-feira, vai divulgar o ganhador da quinta edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Além da capital amazonense, estão concorrendo Atalaia do Norte, Maués, Parintins, São Sebastião do Uatumã, Manaquiri, Borba, Benjamin Constant e Barreirinha.

O ganhador do prêmio será conhecido durante uma solenidade de premiação nesta sexta-feira, às 16h, na sede do órgão, localizado na rua Leonardo Malcher, 924, Centro.

O prefeito de Atalaia do Norte, Rosário Conte Galate Neto, está apostando numa série de obras realizadas na cidade em prol dos microempresários locais. Foram feitos investimentos na construção da orla turística e melhoria da infra-estrutura da feira do empreendedor, praça de alimentação e praças da Mangueira e de São Sebastião. As ações, segundo o prefeito, geraram emprego e renda à comunidade, favorecendo a economia de Atalaia do Norte e o crescimento dos microempresários que atuam na área.

Concepção empreendedora

Em Maués, o prefeito Odivaldo Miguel de Oliveira Paiva destaca os pólos de desenvolvimento sustentável, um programa com vertente social, econômica e ambiental. Por meio de políticas de apoio ao crescimento local e regional vem sendo trabalhada a concepção empreendedora na Amazônia. “A partir da organização das comunidades, a ação passou a estimular e a fortalecer o surgimento de associações e cooperativas rurais”, frisa Odivaldo, informando que a implantação dos pólos, a partir de 2002, colaborou para o aumento recorde na produção do setor primário de Maués.

O prefeito de Parintins, Frank Luiz da Cunha Garcia, o Bi Garcia, é outro forte concorrente ao prêmio do Sebrae. Ele concorre com quatro ações voltadas às microempresas e empresas de pequeno porte, Plano Diretor de Parintins, cujo objetivo é dinamizar a geração de emprego, trabalho e renda; o estímulo à capacitação de recursos humanos e de empreendedores; estímulo à formalização; e o projeto Cidade Digital, disponibilizando acesso gratuito ao serviço de Internet para toda a cidade, a partir da combinação do uso de satélite e de uma nova tecnologia de banda larga sem fio.

Pólo moveleiro é concorrente

Já o prefeito de São Sebastião do Uatumã, Fernando Falabella, confia nos benefícios propiciados pelas ações implantadas no município para arrebatar o prêmio. Por meio do Programa de Dlis (Desenvolvimento Local), des­pertou-se e incentivou-se o empreendedorismo. Um exemplo foi o crescimento do pólo moveleiro e da construção naval.

Outra ação foi voltada para o Sistema de Manejo Florestal, com políticas de apoio às micro e pequenas empresas com foco na sustentabilidade local. Falabella transformou, ainda, o antigo mercado municipal em um espaço comercial para os prestadores de serviço. O local abriga hoje 24 costureiras, um sapateiro, três artesãos e duas manicures.

O prefeito Jair Aguiar Souto desenvolveu, em Ma­na­quiri, um PEG (Planejamento Estratégico de Governo) com a intenção de reverter o quadro em que se encontrava aquele interior.

Em 2004, segundo ele, era baixo o índice de atividade econômica. Havia pouca circulação de dinheiro e de riquezas do município. Na ocasião, 58,5% das famílias de Manaquiri não possuíam ocupação nem renda fixa pro­veniente de seu trabalho.

Em apenas dois anos de governo, Jair informa que aumentou em 30% a renda dos setores agrícola­ e pesqueiro e em 50% a produção agrícola; foi implantada a produção de fitoterápicos e fitocosméticos; vacinado 100% do rebanho contra febre aftosa; criados novos empregos na pecuária, aumentando em 40% a renda do setor, entre outros benefícios.

O município de Borba, administrado pelo prefeito Antônio José Muniz Cavalcante, comemora o sucesso com a implantação do Complexo Industrial de Borba.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar