Poucos lugares no mundo recebem tantos adjetivos de beleza quanto o Sri Lanka. É conhecida como a Pérola do Oriente, a Ilha Brilhante, o Paraíso na Terra e a Lágrima da Índia, entre outras coisas. Muitos concordam que o Sri Lanka é uma extensão do Paraíso habitado por Adão e Eva.

Diz a lenda que quando Deus expulsou Adão do Paraíso, não queria que o contraste fosse especialmente severo para ele. Assim, Ele decidiu colocá-lo em uma das montanhas mais altas do Sri Lanka.

Hoje, um dos locais mais característicos da ilha é justamente o chamado Pico de Adán, uma montanha com mais de 2.200 metros de altura, considerada sagrada pelas quatro religiões que conviviam em harmonia no antigo Ceilão.

Na subida ao topo do pico, cada peregrino deve realizar seus ritos, mas ninguém deve perguntar quanto tempo falta até o cume. E a única saudação que todos repetem é uma palavra cingalesa: karunavai, que significa paz.

A primeira impressão da ilha vem através de Colombo, a capital. Como todas as cidades do Leste, Colombo é um acúmulo de contrastes: hotéis modernos ao lado de mansões coloniais, shoppings e bazares lotados, jovens de jeans e mulheres de sarongues tradicionais e enormes engarrafamentos.

O centro de Colombo é denominado Forte, como herança do primeiro posto avançado ali construído pelos portugueses e depois pelos holandeses. Há mais para ver na capital, incluindo o próprio forte e o Hospital Holandês, o antigo complexo hospitalar construído pelos holandeses.

Não muito longe ao sul fica o forte e a cidadela de Galle, um Patrimônio Mundial da UNESCO, a parte mais antiga, mas há tantas maravilhas esperando no resto da ilha que não vale a pena perder muito tempo.

Um dos primeiros lugares históricos que o viajante visita é Sigiriya, uma antiga cidadela do século V construída no topo de uma enorme rocha que se eleva quase 200 metros acima das florestas exuberantes.

O local tem algo sobrenatural e foi certamente esse aspecto e sua posição estratégica indiscutível que levou o rei Kasyapa a construir ali sua fortaleza. A subida até Sigiriya vale o esforço.

A próxima parada é Kandy, centro de cultura tradicional e localizado em um cenário de grande beleza. É onde é venerada a antiga relíquia do dente do Buda. Curiosamente, a relíquia mais reverenciada por milhões de budistas não foi vista por quase ninguém. O que eles veem é um relicário de prata dourada que contém consecutivamente seis outros de tamanho reduzido, todos de ouro puro e pedras preciosas. No menor está o dente sagrado.

GASTRONOMIA FESTURIS

A gastronomia pode influenciar na escolha de um destino? A cultura aliada à culinária pode colocar uma região em evidência?  O painel “Culinária, Cultura e Turismo – A gastronomia como estratégia de branding e promoção de territórios e destinos” faz a conexão entre Brasil e México na programação do Festuris Connection, no dia 8 de outubro. O futuro da alimentação e da gastronomia, transportado ao ambiente do turismo, ganha destaque por três dias, de 6 a 8 de outubro, em uma série de debates com temas que fazem conexões entre cinco países latinos: Brasil, México, Paraguai, Peru e Panamá.

COVID FREE

Após anunciar o foco na segurança para a realização evento no formato presencial, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) está encaminhando agora a certificação “Covid Free” junto ao Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES). A efetivação do selo ocorre somente após uma etapa de diagnóstico e auditoria de especialistas. Havendo a confirmação, o Festuris se tornará a primeira feira com esta certificação no Sul do Brasil. O Festuris sempre adotou uma postura de pioneirismo no setor do turismo, diretamente ligada à vocação de Gramado enquanto palco de grandes eventos.

FAMTOUR NATAL

O SERHS Natal Grand hotel & Resort recebeu famtour da Orinter Operadora de Minas Gerais .Os agentes de viagens chegaram nesta segunda-feira(21) e foram recebidos, com um jantar de boas vindas no restaurante Especialidades, com direito a bolo de aniversário surpresa para a promotora da Orinter, Raissa de Melo Souza. O famtour foi uma ação de retomada da Orinter operadora para mostrar todos os protocolos de segurança do SERHS Natal, que obedece todos os critérios desde que foi reaberto em 01 de setembro, conforme a OMS e governo do Estado e mostrar os protocolos do destino RN.

PERNAMBUCO LÍDER

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística comprovou que o índice de atividades turísticas em Pernambuco cresceu 18,9% em julho, se comparado ao mês anterior. O resultado posiciona o estado como o primeiro do País com relação à retomada do turismo acima da média nacional, que foi de 4,8%. Pernambuco lidera o ranking, seguido do Distrito Federal (15,4%), Rio de Janeiro (11,5%), Minas Gerais (5,5%) e São Paulo (5,4%).Voando no sentido oposto, Ceará (-23,0%) e Santa Catarina (-4,8%) exerceram os principais impactos negativos.

LATAM APRESENTA

A Latam Airlines Brasil apresentou Diogo Elias, como diretor de Vendas e Marketing no Brasil. O profissional está na companhia desde 2013 e, desde outubro de 2017, ocupava a posição de diretor da Latam Cargo Brasil. Diogo Elias é administrador e mestre pela Universidade de São Paulo (USP) com MBA pela University of Michigan e possui passagem pela Microsoft, Magazine Luiza e Itaú. Em breve, a companhia também anunciará o novo executivo a ocupar a posição de diretor da Latam Cargo Brasil, que está interinamente sob a responsabilidade de Andres Bianchi.

PARQUE DAS NEBLINAS

O Parque das Neblinas é uma das mais importantes reservas ecológicas do Estado de São Paulo. Situado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, no alto da Serra do Mar, a cerca de 100 quilômetros da capital paulista, o local conta com mais de sete mil hectares de território. Reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde, pelo programa Homem e Biosfera da UNESCO, o parque desempenha importante papel na conservação de 50% da bacia do rio Itatinga e do maior contínuo de Mata Atlântica do país: o parque Estadual Serra do Mar e a Serra da Paranapiacaba.

ABRAJET REGISTRADA

Em mais uma etapa para a regularização da ABRAJET Nacional, a entidade conquistou, definitivamente, o registro da “Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo”, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Ministério da Fazenda. A marca, segundo o presidente Evandro Novak, tem a palavra “Escritores” porque é assim que está o registro na Receita Federal. “Estamos, também, em processo de regularização na Receita e em breve a nossa entidade terá toda sua documentação oficializada”, disse  Evandro. O registro no INPI vale até junho de 2030.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email