Pesquisar
Close this search box.

Sistemas Localizadores de Estoques

Olá, como vão. Espero que todos estejam bem de saúde. Nosso Papo Logístico de hoje aborda um dos assuntos mais importantes no que tange a armazenagem. Acompanhe, boa leitura.

Um sistema localizador comprometido com o layout do armazém pode propiciar um custo menor na despesa total do armazém. Para que isto aconteça vamos apresentar dois modelos:

Sistema de localização fixa

Se refere a uma localização designada permanentemente dentro do depósito, geralmente identificada por um código de letras e números. O produto é atrelado ao código e estará disponível sempre naquela localização.

Se a variedade de produtos estocados for pequena, pode não haver uma formalização do código, portanto, neste caso bastará um mapa de localização. A capacidade de cada localização fixa de produto é projetada para níveis de pico de estoque. Quando existem níveis de produtos menores que os de pico, o espaço de estocagem no depósito é subutilizado.

Sistema de localização aleatória

Este sistema trabalha com a disponibilidade de espaço no estoque, permitindo a utilização mais completa do espaço. Neste caso, pode-se combinar o excesso de espaço para um determinado produto com a necessidade de pico de um outro produto, desta forma, todo o espaço estará sendo aproveitado. Porém, o controle fica mais difícil, pois tanto os mapas como as listas de códigos localizadores, sofrerão constantes modificações, ou se preferir, atualizações. Um sistema localizador aleatório, é, então, aplicado, mas com a restrição de que permitirá localizar os produtos aleatoriamente apenas dentro das zonas designadas para eles, onde a localização do produto é fixa dentro de sua zona, previamente determinada. Desta, forma percebe-se então que a localização do produto é fixa entre as zonas, mas não dentro das mesmas.

A criação de áreas de separação de pedidos tende a minimizar o tempo de serviço no local do estoque. Além de apenas especificar e projetar as áreas de acordo com as necessidades primárias, o tempo de viagem de separação de pedidos pode ser reduzido mais através da escolha de equipamentos especializados de separação de pedidos, tais como estantes de luxo, transportadores e outros, e por projeto operacional, como sequência, zona e lote.

Foto/Destaque: Divulgação

Luíz Cláudio da Silva

É educador corporativo, professor de ensino superior e espacialista em capacitação empresarial
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar