Pesquisar
Close this search box.

Equipamentos e acessórios para movimentação de materiais

Nosso Papo Logístico de hoje é concernente a alguns tipos de equipamentos para a movimentação de materiais. Boa leitura.

EQUIPAMENTOS

Os equipamentos e maquinários necessários para a movimentação e armazenagem de matérias, são de estrema importância, principalmente na escolha dos mesmos, pois devem estar atrelados ao layout do armazém e vice-versa, a fim de condicionar a movimentação e armazenagem a um rendimento eficiente e produtivo. Existem vários tipos de equipamentos de movimentação de materiais: veículos industriais, contentores, equipamentos de elevação e transferência, transportadores contínuos, recipientes, unitizadores e estruturas.

VEÍCULOS INDUSTRIAIS

 São equipamentos, motorizados ou não, usados para movimentar cargas intermitentes, em percursos variáveis com superfícies e espaços apropriados, onde a função primaria é transportar e ou manobrar. Por exemplo: empilhadeiras, caminhões, carretas, etc

CONTENTORES

 Todos os tipos de equipamentos secundários e auxiliares que são utilizados para a contenção, unitização de cargas e movimentação de materiais.

EQUIPAMENTOS DE ELEVAÇÃO

 Estes equipamentos de movimentação de material utilizam o espaço aéreo da instalação. A movimentação do material no espaço aéreo não afetará os processos de produção da fábrica, nem os seus operadores, e são utilizados para levantar, movimentar e assentar unidades de carga, dependendo do alcance do equipamento, onde a principal função é a transferência de materiais.

Esteiras de Transporte

 Os equipamentos de transporte (conversor) são equipamentos imóveis e são usados para transportar materiais a granel, unidades de carga, material de grandes dimensões ou que possui tamanho e forma uniforme, de forma continua ou periódica.

Equipamentos de Movimentação de Material a Granel 

Equipamentos utilizados em grandes processos industriais e projetos de construção. Geralmente, são equipamentos pesados e de elevadas proporções, e que são utilizados para a manipulação, movimentação e armazenagem de grande quantidade de material a granel.

Robôs 

Os robôs são outro tipo de equipamento automatizados utilizado em muitas etapas da movimentação de materiais. Os avanços na tecnologia robótica têm permitido a realização de diversas tarefas de produção, transporte e empacotamento. Grande parte da utilização de equipamentos robóticos nos processos industriais deve se ao fato de ser usados em processos repetitivos e monótonos, e em tarefas minuciosas que necessitem de precisão. Também podem ser utilizados em ambientes perigosos que não são adequados para operadores humanos.

Veículos Guiados Automaticamente (AGV) 

Os veículos guiados automaticamente são equipamentos utilizados na movimentação de material e que são usados para movimentar materiais entre postos de produção ou de armazenagem, sem a intervenção manual do operador. Estes equipamentos são controlados por um computador central ou por um computador de bordo. A condução destes veículos pode ser realizada por cabos embutidos no chão, ou por um sistema óptico de condução. 

Foto: Divulgação

Equipamentos de Paletização 

 As paletizadoras são utilizadas para paletizar itens, provenientes da linha de produção ou de montagem, e tem como função conceber unidades de carga, em conjunto com equipamentos de armazenagem de cargas (por exemplo: paletes). As Paletizadores são tipicamente equipamentos automatizados de alta velocidade, que possuem uma interface de controle.

Foto: Divulgação

Equipamentos Auxiliares

 Existe um grande número de equipamentos e acessórios que não se integram nos grupos informados anteriormente, mas que são frequentemente utilizados de forma independente ou em conjunto com outros equipamentos de movimentação de materiais. São utilizados nos processos de produção como na armazenagem para não só transportar cargas, mas também colocá-las em posição conveniente. Sua principal característica é a flexibilidade de percurso e de carga e descarga.

Espero que você tenha gostado do nosso Papo Logístico. Até o próximo..

Foto/Destaque: Divulgação

Luíz Cláudio da Silva

É educador corporativo, professor de ensino superior e espacialista em capacitação empresarial
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar