Pesquisar
Close this search box.

Sinal verde para aéreas traz otimismo para o mercado local

Após oito meses de suspensão nas operações em razão da pandemia, a Copa Airlines celebra  o retorno das operações em Manaus. A companhia retomou na última sexta-feira (3) seus voos com destino ao Panamá, desta forma, o mercado local passa a contar com mais uma opção ligando a capital a outros destinos. Movimento que anima representantes do mercado local. 

O setor aéreo reduziu em média 90% dos voos durante a pandemia. A retomada das empresas que operam em Manaus com destinos estrangeiros em sua totalidade é aguardada por muitos viajantes, e principalmente pelas agências de turismo. A expectativa do retorno dessas operações é grande. 

A empresária do segmento, Claudia Mendonça, reitera que a data é um marco para o mercado de viagens porque finalmente reconecta o Estado ao mundo. “Serão três voos semanais, com isso a gente tem a conexão ao Panamá sendo um grande hub de distribuição para vários destinos e muitas possibilidades”. 

Para se ter uma ideia da espera do viajante amazonense, ela afirma que até janeiro todos os voos da empresa estão lotados ”acompanhando as demais companhias aéreas”. 

‘Ontem mesmo eu verifiquei no sistema a volta de pessoas da Europa para o Brasil, da mesma forma, voos todos lotados”. 

Ela confirma que o mercado está aquecido. Mas lembra que é preciso alerta em relação à nova variante. “Eu asseguro que vários destinos estão demandando outras exigências para entrar em seus países. Os EUA, por exemplo, exige teste PCR realizado com 24h de antecedência. Israel fechou por completo. A gente tem que observar e continuar se cuidando porque eu tenho verificado pessoas sem máscaras, justamente onde mora o perigo”.  Ela espera que o mercado siga em retomada para proporcionar mais oferta de voos para atender os clientes. 

De acordo com a Abav-AM (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Amazonas), a procura por voos com destino ao estado apresentou queda  de 90% durante a pandemia. Na esteira dos prejuízos, os voos internacionais operaram com malha aérea reduzida em 50%. As perdas para o turismo local foram muitas, e principalmente pela imagem do destino, por conta do comportamento da pandemia no Estado. 

Apesar do gargalo em relação aos valores, que estão altos, o proprietário da agência Gracco Viagens e Turismo, Graco Silva, afirmou que a procura por passagens aéreas para outros países, principalmente para os EUA, têm representado grande demanda. “Desde que sinalizaram a reabertura das fronteiras a procura aumentou. Com mais a oferta de voos pela Copa Airlines, a expectativa é que cresça ainda mais”.

Por dentro

“Em Manaus, já retornamos com os voos da mesma maneira que 2019, três voos semanais. Inclusive com um incremento de oferta de assentos, pois operávamos a rota com aeronaves Embraer e agora Boeing 737. Todas as rotas do Brasil são importantes para a Copa, pois fortalecem a conectividade do Hub das Américas, no Panamá. Assim, seguiremos ajustando as frequências, conforme a demanda de viagens o justifique”, informa Jacqueline Ledo, gerente de vendas da empresa.

A Copa Airlines operará em Manaus com três voos semanais, conectando a cidade com mais de 65 destinos, em 28 países da América do Sul e Caribe. Reservas podem ser feitas pelo site oficial, nos escritórios de vendas e call center ou por meio de uma agência de viagens autorizada. 

As decolagens de Manaus acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 3h50; e os vôos da Cidade do Panamá, de volta, são aos domingos, terças e quintas-feiras, às 8h58, em aeronaves B737, com capacidade para 124 passageiros, sendo 12 na classe executiva. A duração da viagem é de 3h52m.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar