Pesquisar
Close this search box.

Silas perde queda de braço

O círculo mais próximo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os ministros militares e a primeira dama Michelle levaram a melhor na queda de braço para a indicação do ministro “terrivelmente evangélico” que ele prometeu indicar ao Supremo Tribunal Federal. O escolhido foi mesmo o advogado geral da União, André Mendonça, pastor presbiteriano pertencente a uma ala menos radical e mais preparada da corrente religiosa. Os parlamentares da bancada evangélica, com o deputado federal Silas Câmara (Republicanos) à frente tentavam emplacar o juiz federal William Douglas, bem mais atrelado às pautas mais conservadoras e aos grupos neopentecostais. O parlamentar chegou a promover um culto no ano passado em Manaus, no complexo Canaã, apenas para fortalecer o lobby. Com a presença de Bolsonaro, o evento teve Douglas como pregador oficial e ele aproveitou a chance para chancelar com passagens bíblicas as principais pautas defendidas pelo chefe da Nação. Não adiantou.

RECICLAGEM

Para incentivar a reciclagem e evitar o desperdício, o Tribunal de Contas do Amazonas realizou o encerramento do recolhimento e destinação correta de mais de 10 toneladas de resíduos sólidos acumulados durante os trabalhos em home office na Corte de Contas. Todo o material acumulado foi levado para uma cooperativa de recicladores e catadores de Manaus para posterior reutilização.

NEGÓCIOS

Com foco no estímulo à integração de iniciativas que fomentem atividades ligadas à bioeconomia amazônica a grandes investidores e empreendedores de todo o mundo, iniciou-se esta semana o “Business Connection Brazil: Amazônia”, uma rodada internacional de negócios promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento em parceria com diversas instituições públicas e privadas e com o apoio do Centro de Biotecnologia da Amazônia. Realizado totalmente por uma plataforma virtual, o evento ocorre até o próximo dia 15 e reúne mais de 100 atores do segmento bioeconômico regional.

APRESENTAÇÃO

No primeiro dia da rodada de negócios, os representantes de empresas que atuam com os segmentos de bebidas e alimentos, cosméticos e insumos biológicos provenientes da Amazônia apresentaram suas atividades aos grupos internacionais que têm interesse em conhecer um pouco mais do que é feito em termos de bioeconomia amazônica e como podem estar mais integrados a esta realidade. Desta forma, espera-se colaborar para o desenvolvimento econômico e sustentável da riqueza biológica ainda pouco explorada da região.

REALIDADE

O gestor do CBA, Fábio Calderaro, destacou que a grande procura de empreendedores locais aptos a participar do evento demonstra que as atividades ligadas à bioeconomia amazônica já são uma realidade e que diversos outros empreendimentos estão se estruturando para ampliar suas participações no mercado. 

PIRARUCU

A Secretaria de Estado de Produção Rural comemora a publicação do registro de Denominação de Origem para o Pirarucu de Manejo de Mamirauá, no Amazonas, na edição de nº 2.636, do dia 13 de junho, da “Revista da Propriedade Industrial” do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O registro abrange uma região formada por nove municípios, e passa a ser a maior área delimitada por indicação geográfica no país. 

LEGISLA.AM

O governador Wilson Lima lançou ontem o Legisla.AM, uma plataforma que disponibiliza ao cidadão as leis que regem o Estado do Amazonas para pesquisa, consulta e download. O novo ambiente das leis da esfera estadual pode ser acessado gratuitamente no endereço https://legisla.imprensaoficial.am.gov.br.

MENOS TEMPO

A Junta Comercial do Estado do Amazonas registrou neste primeiro semestre de 2021 uma redução de 5h53 minutos no tempo médio para abertura de uma nova empresa no estado. No último semestre de 2020, o empreendedor levava cerca de 11h08 minutos para finalizar o processo de registro de um novo negócio, conforme dados do Sistema de Registro Mercantil da autarquia.

APROVADOS

Foram aprovados 110 projetos científicos de 66 unidades de ensino da Prefeitura de Manaus, no Programa Ciência na Escola, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, por meio do edital n° 004/2021, divulgado na sexta-feira passada, 9/7. Em todas as Divisões Distritais Zonais da Secretaria Municipal de Educação houve projetos aprovados: Sul (22); Rural (25); Oeste (11); Norte (20); Leste I (11); Leste II (15) e; Centro-Sul (06). 

FRASES

“Estamos trabalhando a conscientização das pessoas, para que não agridam nossos rios, igarapés e mananciais .” David Almeida (Avante), prefeito de Manaus

omar

“Temos um presidente motoqueiro.” Omar Aziz (PSD), senador

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar