Pesquisar
Close this search box.

Estado terá receita recorde

Com projeção de receitas totais de R$ 21,7 bilhões, o Governo do Amazonas teve sua proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022 aprovada na íntegra, por unanimidade dos deputados, na sessão plenária de ontem da Assembleia Legislativa do Estado. Apesar da pandemia, trata-se de um recorde na arrecadação em todos os tempos no Estado. Saúde, Educação, Segurança Pública, Infraestrutura, entre outros serviços essenciais seguem prioritários na gestão do governador Wilson Lima (PSC). Na mesma sessão, os parlamentares também autorizaram o Estado a contrair empréstimo de R$ 1,5 bilhão para novos investimentos em Saúde, Segurança Pública e em obras de Infraestrutura. Além dos investimentos sociais, que seguem a política de desenvolvimento implantada pela atual administração, a Lei de Diretrizes Orçamentárias foi aprovada com 60 emendas individuais e uma de bancada, apresentadas pelos parlamentares. 

DATA-BASE

A Assembleia Legislativa do Amazonas também aprovou ontem uma revisão geral anual das remunerações dos servidores ativos e inativos do Tribunal de Contas do Amazonas. Com a aprovação por maioria, com voto contrário apenas do deputado Serafim Corrêa (PSB), o Legislativo garante um reajuste de 4,93% para a data-base 2018/2019, de 1,96% para a data-base 2019/2020 e de 7,27% para a data base 2020/2021 dos servidores do TCE-AM.

VISITA

Sem paletó, o prefeito David Almeida (Avante) participou ontem da última sessão plenária antes do recesso na Câmara Municipal de Manaus, na qual destacou a harmonia entre os poderes e agradeceu o trabalho dos vereadores em prol da população. David relembrou o trabalho realizado nesses seis primeiros meses de gestão e enfatizou as melhorias que ainda estão por vir para a capital amazonense.

ECONOMIA

O diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas, João Rufino Júnior, deu início a um ciclo de visitas técnicas aos usuários comerciais atendidos pelo gás natural canalizado. Em um restaurante na zona sul de Manaus, ele conheceu o primeiro empreendimento a utilizar o GN em equipamentos de climatização, solução que proporciona, em média, uma economia de cerca de 30% nos custos de energia. 

ANTECEDENTES

De janeiro até maio deste ano foram emitidas mais de quatro mil certidões de antecedentes criminais no Amazonas, informa o Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo. Por consequência da pandemia, o serviço começou a ser feito por pedido on-line.

REBANHO

No período que vai de hoje ao dia 31 de agosto, ocorrerá em 41 municípios do Amazonas, a segunda etapa da campanha “Amazonas sem Febre Aftosa”. Animais de 0 a 24 meses deverão ser imunizados. A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas faz um apelo e informa aos pecuaristas caso não tenham animais nesta faixa etária, os mesmos deverão realizar a atualização do rebanho junto à uma Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal em seu município. 

CAMPANHA

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania iniciou a campanha Julho Branco, de combate ao uso de drogas por crianças e adolescentes. A abertura ocorreu na Escola Municipal Leonor Uchoa, bairro São José Operário, zona leste de Manaus. Tendo o tema “Diálogo e prevenção são a melhor solução”, a campanha é executada no estado pela Gerência de Promoção de Direitos da Criança e Adolescente, vinculada à Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente da Sejusc.

NEGÓCIOS

Tornar Manaus uma das dez melhores capitais para se fazer negócios no Brasil é uma das metas da atual gestão municipal. Com essa diretriz, a Prefeitura de Manaus participou de um encontro promovido pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Amazonas, no auditório da Federação das Indústrias do Amazonas, para discutir o planejamento estratégico para a cidade. A apresentação foi feita pelo corpo técnico do Instituto Municipal de Planejamento Urbano, com coordenação do diretor-presidente, o engenheiro Carlos Valente. 

EMPREGOS

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), aumentou em quase 29%, via Sine Manaus, a escala de readmissão de cidadãos que estavam desempregados ou em situação de beneficiários do seguro-desemprego.  A meta foi estabelecida pelo Ministério da Economia em busca de melhores resultados, visto que, os dados numéricos apontam que, de janeiro a dezembro de 2020, somente 55 trabalhadores conseguiram ser reinseridos no mercado de trabalho. Mas, apenas no primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de Manaus aumentou essa quantidade de empregados, que subiu para 77.

FRASES

“‘Falta de transparência alimenta desvios de recursos federais.” Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual, sobre operação da Polícia Federal que afastou o prefeito de Tabatinga, Saul Bermeguy (MDB)

“Nós vamos furar a polarização Lula x Bolsonaro.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), ex-senador e ex-prefeito de Manaus

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar