Pesquisar
Close this search box.

Omar se afasta de Wilson

O senador Omar Aziz (PSD) afastou-se nos últimos dias do governador Wilson Lima (PSC) e mandou interlocutores informarem o motivo: a excessiva aproximação do ex-aliado com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seu principal interlocutor no Amazonas, o Coronel Menezes (Patriota), que já disse diversas vezes que pretende disputar a única vaga do Amazonas no Senado em 2022, justamente aquela que atualmente pertence ao parlamentar e que este pretende renovar no ano que vem. O rompimento não é definitiva, pelo que a coluna apurou, mas será difícil administrar a relação, já que o chefe do Executivo Estadual enxerga que sua maior chance de reeleição está numa aliança com o Palácio do Planalto. Ainda há bombeiros tentando apaziguar a situação e não houve, de fato, uma conversa definitiva entre os dois, mas a tensão é tanta que o deputado federal Sidney Leite (PSD) fez um duro pronunciamento no último sábado condenando a cúpula da segurança pública do Estado e pedindo inclusive a demissão do secretário Louismar Bonates.

SEM MUDANÇA

Prefeitura de Manaus esclarece que não houve mudança no prazo para aplicação de segunda dose das vacinas AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech. A Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela operacionalização da campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital, mantém em 84 dias o intervalo entre doses dos dois imunizantes, conforme orientação do Ministério da Saúde.

REVITALIZAÇÃO

O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, conselheiro Mario de Mello, se reuniu, ontem, com o diretor-presidente do Instituto de Planejamento Urbano, Carlos Valente, e o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, para iniciar as tratativas para a revitalização da primeira sede da Corte de Contas, um prédio histórico localizado no Centro da capital amazonense.

BOA NOVA

Os casos de hepatites virais no Amazonas apresentaram queda de 54,7%, entre 2019 e 2020, conforme dados preliminares do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, passando de 1.319, há dois anos, para 620, no ano passado. O número de mortes também registrou queda de 3,6%, passando de 55 para 53.

POSTURA

No primeiro semestre de 2021, a fiscalização municipal de posturas no controle urbano, feita pela Prefeitura de Manaus, teve aumento de 34,3%, comparada a todo o ano de 2020. Apesar das restrições em razão do controle e prevenção contra a pandemia da Covid-19, de janeiro a junho deste ano, foram aplicados 602 termos pela Gerência de Fiscalização de Postura, contra 448 registrados em todo o ano passado, pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano.

PREVENÇÃO

Com o slogan Bora Combinar, o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, lançou ontem uma campanha para fortalecer as ações de divulgação e disseminar conhecimento sobre Profilaxia Pré-Exposição em Manaus. É uma estratégia de prevenção ao HIV que consiste no uso diário, de um único comprimido de medicamento antiviral. A profilaxia, gratuita e disponível no Sistema Único de Saúde, é eficaz e oferece grau de proteção contra o HIV superior a 90%, quando tomado regularmente. 

AFTOSA

Começa na próxima quinta-feira (15) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em 41 municípios amazonenses. O controle da doença no Estado é realizado pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), a quem os produtores devem, posteriormente, notificar a imunização. 

SERVIDOR AUTOR

A Secretaria de Estado de Saúde editou dois livros com temáticas voltadas para educação permanente e atenção básica em saúde, desenvolvidas pelo projeto Servidor Autor, que faz parte do programa Saúde Amazonas. As obras contêm textos selecionados de 111 servidores do Sistema Único de Saúde, que relataram suas experiências, pesquisas teóricas ou empíricas, além de projetos na área da saúde coletiva e de práticas tradicionais do cuidado. As duas obras podem ser acessadas em formato digital no site da editora Rede Unida. 

CAFÉ

Nova Olinda do Norte tem mostrado aptidão para a produção de café. No município do rio Madeira há plantios da fruta e um viveiro será implantado com capacidade para 34 mil mudas em dois ciclos. Neste momento nada menos que 42 famílias estão diretamente envolvidas com a cultura.

FRASES

“Enquanto não tivermos 70% da população vacinada não podemos baixar a guarda.” Eduardo Braga (MDB), senador

“Nunca vou me esquecer do dia em que salvamos uma criança e perdemos outra em um incêndio no Educandos.” Barbosa Amorim, comandante do Batalhão Fluvial do Corpo de Bombeiros, no dia em que se comemoraram os 145 anos da corporação

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar