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Semana do Brasil anima o comércio de Manaus

Setembro já é conhecido como aposta para o varejo: A Semana do Brasil tornou-se uma grande oportunidade para alavancar as vendas num período em que o comércio é morno. A edição deste ano traz um otimismo a mais para o segmento. Afinal, depois de um ano impedidos de realizar ações com o cunho promocional em razão da pandemia, as lojas podem participar aderindo a semana nacional de descontos de forma presencial. A campanha ocorre de 3 até o dia 13 de setembro. 

Os shoppings da capital estão preparados para a campanha, que acontece  em nível nacional. O Amazonas Shopping, por exemplo, contará com lojas de vários segmentos com ações de vendas em produtos com descontos a partir de 30%. 

De acordo com a  gerente de Marketing do Amazonas Shopping, Ivanna Passos, a iniciativa do varejo é uma ótima oportunidade para quem quiser adquirir produtos com preços menores.  “Estamos preparando os lojistas para uma campanha diferenciada, que possa ser aproveitada por todos e com total segurança. A campanha segue a autorização da FVS-RCP-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto), e as recomendações estabelecidas nos protocolos de prevenção à Covid-19”, afirmou.

O diretor da Alasc (Associação de Lojistas do Amazonas Shopping), André Gesta, endossa  otimismo sobre a realização da Semana Brasil. “O varejo tem se recuperado aos poucos, conforme avança a vacinação no país. A Semana do Brasil é uma ação importante para ajudar no crescimento do setor”, destacou. De acordo com André, os lojistas do Amazonas Shopping estão bastante otimistas e prevendo bons resultados de vendas no período da campanha. “Todos estão se organizando para oferecer descontos atrativos, variedade de produtos, mas sem deixar de lado a segurança que o momento exige”, reforçou.

É importante destacar que o centro de compras tem seguido todas as orientações visando a saúde e segurança de clientes e colaboradores, como reforço na higienização dos espaços, uso obrigatório de máscaras, orientação para distanciamento e disponibilização de álcool em gel.

O Sumaúma Park Shopping participa da Semana do Brasil e na mesma dinâmica  oferece uma série de descontos. A promoção inicia no dia 3 de setembro e segue até o dia 13 do mesmo mês, com dezenas de produtos em promoção em diversos segmentos. Considerada uma espécie de Black Friday brasileira, a Semana Brasil também apresenta condições especiais de pagamentos.

“Estamos animados com a campanha, tendo em vista que o mercado de consumo apresenta uma melhora. O Sumaúma está preparado para mais um ano desta ação!”, comenta Laura Palhares, gerente de Marketing do shopping.

Na busca por oferecer mais comodidade, o Sumaúma Park Shopping também disponibilizará um site (sumaumaparkshopping.com.br/ofertas), no qual o consumidor poderá conferir os produtos com descontos, por meio de uma vitrine digital.

Até 70% de desconto

No Millennium Shopping os clientes podem esperar descontos com 10% a 70% em várias lojas, de vários segmentos. O gerente-geral do Millennium Shopping, Miguel Christoph, ressalta que os lojistas estão bastante otimistas de que a campanha trará excelentes resultados para as vendas. “O comércio vem se recuperando aos poucos, conforme o avanço da vacinação e a Semana Brasil vem para dar um ânimo maior aos lojistas para o último trimestre do ano”, disse.

O Mall reforça ainda que o uso de máscara de proteção continua sendo obrigatório todos os dias no Millennium e a observação do uso deste item será reforçada durante a Semana Brasil. Os clientes terão à disposição dispensers com álcool em gel e deverão manter o distanciamento social. O cumprimento destas regras permanece na rotina do shopping, assim como a constante limpeza e desinfecção dos ambientes.

O Shopping Ponta Negra entra no ritmo da campanha. Lojas de vários segmentos do centro de compras também oferecem  descontos que variam de 50% a 70% em produtos selecionados. As lojas participantes estarão sinalizadas com adesivo na vitrine.

Ambiente favorável

Para o presidente em exercício da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas), Aderson Frota, a semana traz uma expectativa bastante positiva para o varejo local, dado que o segmento está em processo de retomada da economia. “Estão crescendo os números de postos de trabalho. A arrecadação de tributos do próprio governo a nível federal, estadual e municipal está crescendo. Isso é uma demonstração viva de que nós vamos ter na Semana Brasil um movimento rigoroso que vai criar mais estímulo e mais movimentação econômica no setor comercial. Essa semana vai aos poucos se consolidando no calendário varejista. É altamente positivo”. 

Evento

A campanha Semana Brasil é uma iniciativa do governo federal, criada em 2019, junto com os maiores varejistas do Brasil com o objetivo de alavancar as vendas do comércio em comemoração à Semana da Pátria. É importante destacar que a Semana Brasil acontece por 10 dias corridos, e este ano, existe a necessidade de evitar aglomerações e dar tempo aos consumidores para irem até as lojas em horários e dias diferentes e os lojistas podem definir o período das promoções de cada produto. Para entender a magnitude que a campanha promocional tomou, em 2020, mais de 14 mil lojas e empresas de todo o país participaram.

A expectativa do governo federal é que a iniciativa alcance um resultado superior ao registrado no ano passado, quando foi verificado um incremento de 10% nas vendas no comércio físico e de 25% no comércio online.  A Semana Brasil é uma iniciativa do governo federal, coordenada pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e a Associação Comercial de São Paulo.  

Para participar, o dono de pequenos negócios só precisa cadastrar a empresa no site da campanha. Após preencher o formulário de adesão à Semana Brasil, o empreendedor poderá fazer o download do Selo, do Manual de Identidade Visual e dos materiais de divulgação para pontos de venda ou canais virtuais. Em 2021, a Semana Brasil terá como lema: “Vamos em frente, com cuidado e confiança”.

Foto/Destaque: Divulgação

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
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