Pesquisar
Close this search box.

Ricos de Manaus desafiam a Covid-19

Nos últimos dias, com a queda dos números da Covid-19 em Manaus, pipocaram denúncias da realização de festas reunindo as pessoas mais abastadas da cidade. Primeiro foi em um bar da moda, o Axerito, no final de semana anterior. Neste, o destaque foi para uma verdadeira afronta à população promovida pelo empresário Edilson Rufino de Jesus em sua residência em condomínio de alto luxo da cidade, para comemorar o aniversário do filho, Edilson G. Rufino. Teve direito a tudo: muita bebida e comida, atração nacional, banda de forró, etc. Como se nada estivesse acontecendo. Como sempre, alguns exibicionistas, principalmente blogueiras e digital influencers, fizeram questão de se exibir nas redes sociais, durante o evento. Resultado: a Polícia Civil abriu inquérito e deve responsabilizar criminalmente os promotores da festança. E a Secretaria de Segurança Pública anunciou que vai passar a responsabilizar os síndicos de condomínios onde se repetirem este tipo de acontecimento, que proporciona a rápida disseminação do vírus.

IMPACTO

A pandemia do novo coronavírus impactou o número de segurados do município, segundo levantamento feito pela Prefeitura de Manaus, por  meio da Manaus Previdência. Em um ano, o número de excluídos da folha de segurados (aposentados e pensionistas) por morte, aumentou 157,84%. O levantamento é referente ao período de abril de 2020 a março de 2021, em comparação com o período de abril de 2019 a março do ano passado.

ALERTA

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, por meio do Programa Estadual de Vigilância e Controle de Arboviroses no Amazonas, que integra o Programa Saúde Amazonas, do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e FVS-AM, alerta a população para a necessidade de intensificar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O Amazonas está atravessando o período chuvoso, cenário propício para o aumento de casos de dengue no estado.

CARTAS

Os alunos do 5º ano da Escola Estadual de Tempo Integral Machado de Assis, na zona sul de Manaus, colocaram no papel as emoções e experiências vividas na pandemia, com a própria perspectiva, para o 50º Concurso Internacional de Redação de Cartas, dos Correios. O tema deste ano é “Escreva uma carta a um familiar, contando sobre sua experiência da Covid-19”.

TAMOIATATÁ

operação
Foto: HERICK PEREIRA

A atuação do Governo do Amazonas para combater o desmatamento ilegal e as queimadas não autorizadas em 2021 foi oficializada nesta segunda-feira (29), durante o lançamento da Operação Integrada Tamoiotatá. A ação começa a enviar equipes de fiscalização para o sul do Amazonas, área de maior pressão ambiental, já a partir desta quinta-feira.

ECONOMIA

A economia proporcionada pelo gás natural tem sido o principal fator para a ampliação do número de grandes empresas do Polo Industrial de Manaus, pequenas indústrias e outras do segmento comercial a buscar o insumo como alternativa para driblar os efeitos econômicos da pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Em todo o país, empresas estão adotando medidas visando enxugar gastos e reduzir custos para poder seguir em frente.

DIA DAS MENINAS

O Hinamatsuri, ou Dia das Meninas, tradicional festa da cultura japonesa, foi celebrado com uma programação diferenciada, na primeira escola pública bilíngue Português-Japonês do país, a Escola Estadual de Tempo Integral Professor Djalma da Cunha Batista, na zona sul de Manaus. A unidade promoveu, na última semana, uma série de atividades realizadas pelos alunos, por meio das aulas remotas.

TERCEIRA ONDA

ses-am
Foto: Divulgação

Em reunião virtual, a Secretaria de Estado de Saúde discutiu com representantes no Brasil da Organização Pan-Americana de Saúde novas estratégias de enfrentamento à pandemia de Covid-19. A SES-AM já trabalha na revisão do Plano de Contingência Estadual para o Recrudescimento da Covid-19, com o objetivo de preparar a rede para a possibilidade de uma terceira onda da doença no estado. 

RESIDÊNCIA

O Hospital Francisca Mendes, referência no tratamento de doenças cardiovasculares na rede pública de saúde, iniciou, neste mês de março, o programa de residência médica em cirurgia cardiovascular para formação de novos médicos especialistas na área.  A unidade hospitalar firmou parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

FRASES

“Será um prazer aponsetá-lo”. Alfredo Menezes, (Patriota), coronel reformado do Exército, ao anunciar que pretende ser candidato ao Senado para se opor ao atual senador Omar Aziz (PSD)

“Meu filho não é um drogado.” Edilson Rufino de Jesus, empresário, tentando defender a realização de uma grande festa para comemorar o aniversário do herdeiro em plena pandemia

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar