Pesquisar
Close this search box.

Reinfecção por Covid-19 negada

Reinfecção por Covid-19 negada

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas esclareceu ontem que não há confirmação de casos de reinfecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19, no Amazonas. Todos os casos notificados estão sendo investigados dentro dos protocolos internacionais de saúde pré-estabelecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde. De acordo com o protocolo, para que seja confirmado um caso de reinfecção de Covid-19, é necessário que seja realizado o sequenciamento genético (mapeamento genético) do vírus que ocasionou a primeira infecção e o sequenciamento do vírus da possível segunda infecção. Somente após a comparação das duas sequências, e a confirmação de que se tratam de linhagens diferentes do mesmo vírus SARS-CoV-2, é que se pode afirmar que se trata de reinfecção. A FVS-AM reafirma que não há caso de reinfecção por novo coronavírus no Amazonas, assim como não há ainda caso confirmado de reinfecção confirmado no país.

RISCO

A duas semanas do encerramento da campanha eleitoral, os candidatos correm agora para conquistar os eleitores, correndo também o risco de espalhar ainda mais a Covid-19 pelos municípios. Em Manaus tanto os majoritários quanto os proporcionais estão promovendo aglomerações em todas as zonas da cidade.

AÇÃO

O Mistério Público do Amazonas em Manaquiri, por meio do promotor de justiça Flávio Mota, ajuizou ação penal pública contra Gilson de Mattos Rodrigues, o “rei do skunk” ,”rei do SK” ou “RDK”, e  sua esposa Iarany Magda de Souza, por ocultação e posse ilegal de armas. No dia 25 de setembro os denunciados foram presos em flagrante na operação Mamom, realizada pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado, em um sítio localizado na zona rural do município, onde ocultaram e mantiveram em depósito armas de fogo, acessórios e munições descritas no auto de exibição e apreensão.

FACULTATIVO

Com a transferência do ponto facultativo pelo Dia do Servidor Público, comemorado na quarta-feira (28), para hoje, o funcionamento das repartições públicas, autarquias e fundações do Estado sofrerá alterações, mas os serviços essenciais serão mantidos. O decreto estabeleceu expediente normal na quarta-feira e manutenção de todos os procedimentos já agendados pelo Sistema Estadual de Saúde para a sexta-feira.

HOMENAGEM

A professora Lúcia Cristina Cortez de Barros Santos recebeu a “Medalha do Mérito Educacional Professora Ignês de Vasconcelos Dias”, concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas a profissionais da educação que se destacam no exercício da profissão. Ela foi a indicada do deputado Adjuto Afonso (PDT). Diretora da Escola Municipal Professor Waldir Garcia, reconhecida em 2017 como Escola Transformadora, ela já recebeu o prêmio Itaú em 2017, Prêmio Nestlé em 2020 e o Top 10 – Prêmio Educador Nota 10, no ano de agora em 2020.

OLHO VIVO

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas publicou a Portaria nº 190/2020, que confirma a composição do Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Fiscalização da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020). Composto por sete pessoas – representantes do Poder Público e da Sociedade Civil –, o grupo vai realizar discussões e acompanhar as ações relacionadas à Lei, dando mais transparência e efetividade ao processo.  

ADESÃO

Com o prazo encerrado na quarta-feira,  (28), os editais de cultura da Lei Aldir Blanc, lançados pela Prefeitura de Manaus, receberam 1.012 inscrições de projetos artísticos e culturais, submetidos por trabalhadores e trabalhadoras da cultura e espaços culturais. Os documentos foram lançados em 13 outubro pelo prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB).

NA JUSTIÇA

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas protocolou na manhã de ontem um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Amazonas. O documento tem como objetivo o reconhecimento do direito dos flutuantes e bares existentes no Estado de reabrirem para o exercício de suas atividades profissionais, ainda que na modalidade restaurante.

REPASSANDO

Uma comissão formada por representantes do Governo do Estado e do Poder Municipal reuniu-se na sede da Unidade Gestora de Projetos Especiais para iniciar os trâmites de repasse das obras de saneamento básico do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) I e II, executadas pelo Governo do Estado, para o Mmunicípio.

FRASES

“Nas mãos de qualquer outro Manaus vai parar.” Alfredo Nascimento (PL), candidato a prefeito de Manaus, defendendo o legado do apoiados Arthur Virgílio Neto (PSDB), o atual mandatário

“Como vão investir em Manaus, se não fazemos o dever de casa, que é cuidar?” Capitão Alberto Neto (Republicanos), candidato a prefeito de Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar