Pesquisar
Close this search box.

Gás tem cada vez mais adesões

Gás tem cada vez mais adesões

No Amazonas, hotéis, restaurantes, lavanderias, shoppings, dentre outras centenas de comércios, já usufruem da economia proporcionada pelo gás natural em seus estabelecimentos. O gás natural do segmento comercial detém o título de menor tarifa do Brasil, de acordo com a edição de julho/2020, do Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural, do Ministério de Minas e Energia. E essa é apenas uma de suas inúmeras vantagens, segundo os próprios usuários. O gerente de Operações de academia Rodrigo Bentes, que utiliza o gás natural desde abril de 2019, revelou que o  serviço atende muito bem pela simplificação e utilidade do gás, desde a redução de custos até toda a parte da assistência. Por essa e outras vantagens, a adesão de comércios teve acréscimo de 50% em 2020, em relação ao mesmo período de 2019. Em outubro, já eram mais de 140 comércios utilizando o gás natural, empreendimentos como restaurantes, hotéis, academias, lavanderias, entre outros. Destaque-se ainda a presença de gás canalizado nos principais shoppings da capital (Manauara, Amazonas, Millenium e Ponta Negra).

SEGURANÇA

Para além de uma economia de aproximadamente 50%, o gás natural canalizado proporciona aos negócios maior segurança na operação, maior praticidade, pois dispensa reabastecimento, uma vez que o fornecimento é contínuo, além de conter baixo nível de emissões poluentes quando comparado a outros combustíveis fósseis. Outro destaque do gás natural é com relação à segurança, pois a sua utilização reduz o risco de acidentes, uma vez que não precisa de armazenamento em tanques e, mesmo em caso de eventual vazamento, o gás se dispersa rapidamente por ser mais leve que o ar. 

BOA NOTÍCIA

Em 2020, Manaus acumula queda em todos os principais indicadores de criminalidade, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, as maiores reduções ocorreram nos crimes de homicídio (-16%), latrocínio (-17%), furto e roubo (-17%) e estupro (-23%). Os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam os casos de homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte, chegaram a uma redução de 16,4%.

PISCICULTURA

A Secretaria Estadual de Produção Rural destaca o resultado da Pesquisa da Pecuária Municipal realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística referente ao ano de 2019. Os dados apontam crescimento na produção de algumas espécies de peixes no Amazonas, com destaque para o curimatã, pirarucu e alevinos.

O CAMPEÃO

A produção de curimatã, no Amazonas, foi a maior do país com 32.150 quilos, o que corresponde a 60,9%. Já a produção de pirarucu foi de  168.400 quilos e a de alevinos correspondeu a 24.425 milheiros. Outra notícia animadora para a produção pesqueira é que a matrinxã e o tambaqui obtiveram destaque no âmbito nacional, sendo que a primeira alcançou a maior marca do país com 1.764 toneladas e a de tambaqui chegou a sexta maior produção com quase seis mil toneladas.

DESTAQUE

O estudo “Características do Atendimento antirrábico no período de 2017 a 2020 na cidade de Manaus”, produzido por profissionais da Prefeitura de Manaus, foi selecionado para apresentação, em formato pôster, na 31ª Conferência Internacional Anual sobre a Raiva nas Américas, que tem o objetivo de promover a apresentação e discussão de pesquisas nas áreas de vigilância, controle e prevenção da raiva.

PIB

A Secretaria Estadual de Produção Rural comemora os números crescentes da participação de grande destaque da agropecuária no Produto Interno Bruto do Amazonas. Em 2019, o setor representou 5,94% do PIB, equivalente a R$ 7,4 bilhões – o melhor resultado do segmento no PIB estadual, nos últimos 18 anos.

VACINA

Neste domingo, 1º de novembro, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas inicia a segunda etapa da Campanha “Amazonas sem Febre Aftosa” nos municípios de Barcelos, Carauari, Juruá, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e sede de Tapauá. Todos os pecuaristas devem vacinar seus animais com idades entre zero e 24 meses até o dia 30 de novembro. 

LOGÍSTICA

O Sistema Estadual do Meio Ambiente e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas assinaram um Termo de Compromisso para implementar o Sistema de Logística Reversa em estabelecimentos do estado. A ferramenta visa operacionalizar o reaproveitamento de resíduos de consumidores a fim de inseri-los novamente no ciclo produtivo.

FRASES

“Sou um velho de cabeça aberta.” Amazonino Mendes (Podemos), de 81 anos, candidato a prefeito de Manaus

Amazonino

“Sou um velho de cabeça aberta.” Amazonino Mendes (Podemos), de 81 anos, candidato a prefeito de Manaus

“Não sou amiguinho dos donos de ônibus.” Zé Ricardo (PT), candidato a prefeito de Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar