Pesquisar
Close this search box.

Qual será o tema da campanha?

Qual será o tema da campanha?

Ainda não está claro qual será o tema predominante na campanha eleitoral em Manaus este ano. A atuação do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) nos últimos anos tirou de tela problemas como o abastecimento de água e até os buracos das ruas, dado o asfaltamento espalhado pela cidade, especialmente nos últimos meses. Mas trânsito, transporte e saúde ainda têm gargalos que podem servir como palanque para os onze candidatos que postulam sucedê-lo. A Covid-19 certamente será recorrente nos programas eleitorais e postagens nas redes sociais. Mas a chamada “onda”, que normalmente é criada durante a campanha, mercê de um tema predominante, ainda não está clara. Na verdade, os analistas políticos não sabem sequer se ela surgirá. Se não ocorrer, é muito possível que a polarização aconteça entre dois candidatos melhor colocados nas pesquisas, com base em questões pessoais, que também costumam aparecer nos pleitos da capital.

RETORNO

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região publicou, nesta quarta-feira, 16 de setembro, Ato Conjunto Nº 09/2020/SGP/SCR, que institui e regulamenta o protocolo para o retorno gradual e progressivo das atividades presenciais no âmbito das unidades administrativas e judiciárias da Justiça do Trabalho nos estados do Amazonas e Roraima.

PIM

SOLUÇÃO

O cadastramento pelo Sistema Nacional de Empregos no Amazonas dos 250 funcionários que devem ser dispensados pela Sony Brasil com o fechamento da fábrica do grupo no Polo Industrial de Manaus em março de 2021, com vistas a recolocação no mercado de trabalho, de preferência em empresas do mesmo segmento, foi a proposta apresentada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jório Veiga, aos executivos da empresa, em reunião nesta quinta-feira.

CUSTO MENOR

O Governo do Amazonas instituiu, por meio do Decreto nº 42.727, o Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos, como sistema eletrônico oficial dos órgãos e autarquias do Poder Executivo Estadual, para autuação, produção, tramitação e consulta de processos administrativos eletrônicos. O objetivo da medida, publicada no Diário Oficial do dia 8 de setembro, é reduzir custos, aumentar a eficiência e promover maior transparência por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação.

TRANSFORMAGOV

A Suframa aderiu  à Rede de Gestão Estratégica e Transformação do Estado, com a assinatura, por meio do Sistema Eletrônico de Informações, do Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional. O TransformaGov é um programa do governo federal, instituído pelo Decreto 10.382/2020, com o objetivo de avaliar e modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. 

RECONHECIMENTO

Às vésperas de completar 70 anos, o Tribunal de Contas do Amazonas vai reconhecer os gestores públicos municipais e estaduais que alcançarem os melhores índices de desempenho, regularidade, eficiência, efetividade e transparência em suas respectivas administrações. Instituída pela Resolução nº 05/2020/TCE-AM, publicada no Diário Oficial do TCE nesta quarta-feira (16), o Selo de Qualidade será entregue pelos membros do colegiado aos agraciados que alcançarem os índices previstos.

PRORROGAÇÃO

Publicado no último dia 11 de setembro, o Decreto nº 42.750 do Governo do Estado prorroga, até o dia 31 de dezembro de 2020, a vigência dos  Laudos Técnicos de Inspeção das empresas do Polo Industrial de Manaus. O decreto também autoriza a emissão do Laudos Técnicos sem a realização de inspeção in loco, desde que a empresa comprove as operações por meio de registro fotográfico.

EMPREGO

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março, até o final de agosto, a Prefeitura de Manaus realizou mais de 14 mil atendimentos, via WhatsApp, com dúvidas sobre emprego. A informação é da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), que coordena o Sine Manaus, cujos postos seguem fechados para atendimentos diretos presenciais, no entanto os interessados podem se candidatar e saber de vagas pela internet.

AFTOSA

Com o encerramento da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em 41 municípios amazonenses, os pecuaristas têm até o dia 31 de outubro para declarar a vacinação do rebanho à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas. Eles deverão comparecer à Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de seus respectivos municípios. A multa pelo descumprimento dessa obrigatoriedade é de R$ 300 por propriedade, com acréscimo de R$ 40 por animal cuja imunização não tenha sido informada.

FRASES

“Estamos fazendo tudo com muita responsabilidade.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, sobre o projeto de regularização do mercado de gás

“Se Manaus cair em mãos erradas, desmorona em oito meses.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar