Pesquisar
Close this search box.

Profissão dos pais desperta mais interesses nos filhos

https://www.jcam.com.br/3101_Capa D.jpg

Qual pai não deseja que o filho siga a mesma profissão que ele, ainda que este não queira? É como se o filho representasse a continuidade do que ele começou ou, segundo a psicanálise, fosse a imagem do próprio pai perpetuada.

Nessa complexa questão de escolhas e preferências individuais, invariavelmente acontecem desavenças. Filhos que se rebelam e nem de longe pensam em querer ser o que o pai é ou foi, parecendo para este que o filho lhes deu uma punhalada nas costas; ou pais que, com a mente mais aberta, deixam o filho escolher livremente o que desejam ser na vida, mesmo que tal escolha não agrade nem um pouco à família.

Existem, porém, os filhos que têm os pais como exemplo desde a mais tenra idade e seguir os passos deste não significa carregar um fardo, muito pelo contrário, acaba por se tornar um prazer dar continuidade à profissão iniciada pelo pai, além de ser uma forma de segurança, pois as portas já estão abertas ou o caminho a seguir, mostrado.

É o caso descrito abaixo, apenas com a mudança de gênero e, curioso, no interesse da filha não pela profissão da mãe –professora –, mas pelos conteúdos do curso acadêmico – letras – feito por ela na Ufam (Universidade Federal do Amazonas).

Interesse pelo curso

Paula Lima Garcia, nasceu em Alenquer, no Pará. Sua mãe, Sônia Maria é professora de língua portuguesa na escola estadual Manuel Severiano Nunes, no bairro do Alvorada e, seguindo a sina dos professores das escolas da rede pública no país, trabalha em dois turnos, utilizando os horários que não está em sala de aula para pesquisar textos e preparar exercícios para trabalhar com seus alunos.
Graduada e pós-graduada em Letras pela Ufam, Sônia confirma que a filha ainda não demonstrou interesse em ser professora.

Mãe e filha unidas pelo gosto da leitura

No entanto, Sonia disse que o gosto pelo conteúdo do curso de letras a filha demonstra há muito tempo. “Penso que o interesse dela pelo curso se deu pelo mesmo motivo que eu: a paixão pela leitura e pelos livros; aliás, creio que essa foi a minha grande influência na escolha dela. Uma criança que pede livros de presente de aniversário, só poderia escolher esse curso mesmo”, disse.

“Realmente não foi a profissão dela que me interessou, mas o curso. Sou fã das literaturas portuguesa, brasileira, latina, etc., e gosto muito de gramática e de texto também, então, pensei que fazendo o curso, eu iria me aproximar e conhecer mais a área de língua e literatura portuguesa”, completou Paula.

Mas, será que mais para frente, dominando o conteúdo do curso, Paula não se interessará em seguir a carreira da mãe? Pela sua resposta, parece que o interesse em seguir a mãe, se encerra no curso de letras.

Paula Lima Garcia está cursando o oitavo e último período do curso na Ufam, previsto para terminar em fevereiro de 2008 e, jura que ainda não sabe qual carreira seguir.

“Mas sei que não quero ir para a sala de aula, pois acredito que ainda não estou preparada para lecionar. É preciso ter muita leitura e muito conhecimento, e, antes disso, é necessário gostar, ter amor pela profissão de professor, diferente de minha mãe que não perde a esperança, pois acredita que a educação transforma as pessoas para melhor”, comentou Paula.

Profissionais optam em seguir exemplo

Sônia Maria , demonstrando ter a mente aberta, como um dos exemplos acima, concorda com a filha, mas no final, deixa intrínseco o seu desejo. “Ela está terminando o curso e ainda se mostra interessada e feliz, por isso, para mim, está ótimo. Nunca digo a meus filhos o quê eles devem ser, mas o que podem ser: felizes! Mas isso só é possível quando fazemos o que queremos e gostamos, sem imposições. Compreendo que o papel dos pais, no momento de uma escolha tão importante quanto esta, é o de orientar, de apoiar, e de torcer para que tudo dê certo. Se ela optar por ser professora, certamente contará com meu apoio”, finalizou.

Em Manaus podemos encontrar vários profission

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar