Pesquisar
Close this search box.

Processo industrial após a certificação ISO 9000

A era da globalização tro­u­­­­­xe para as indústrias uma grande competição, onde é apregoado que só sobrevivem no mercado aquelas com diferencial a mais que as concorrentes. Uma das grandes diferen­ças é a qualidade total e uma de suas ferramentas é a certificação ISO série 9000.

O objetivo do sistema de certificação ISO série 9000 é assegurar que as indústrias obedeçam regulamentos e divulguem seus objetivos. Com isso, a indústria pode obter benefícios, como: a implantação de um sistema de qualidade reconhecido mundialmente, possibilitando melhorias internas e um maior poder competitivo.

As indústrias buscam essa certificação esperando obter benefícios apregoados pela literatura, auditores, consultores, dentre outros. Os benefícios desejados pelas indústrias estão relacionados em sua maioria aos produtos, ao mercado, aos fornecedores e aos clientes.

Como todo e qualquer processo, a avaliação é um item imprescindível que possibilita verificar a eficácia do processo produtivo de produtos ou serviços. Os benefícios que a ISO série 9000 propagam são restritos os trabalhos de pesquisa que avaliam se as indústrias que implantaram essa certificação conseguiram esses benefícios. Nesse sentido, os modelos existentes utilizados nas pesquisas são abrangentes não tratando especificamente da verificação de benefícios alcançados com a certificação ISO 9000. Além disso, esses modelos se aplicam somente a um segmento da indústria.

Diante disso, a cons­tru­ção de um modelo específico para análise de benefícios pode contemplar mais variáveis e assim proporcionar um feedback para a própria indústria no sentido de confrontar custo/benefício, assim como investir com mais veemência nos pontos fracos que, por exemplo, podem ter contribuído para que o resultado com re­lação a alguns benefí­cios demonstrem um per­centual baixo. Para os interessados em buscar a certificação, esses estudos podem contribuir com uma visão mais real do que é propagado sobre os benefícios proporcionados pela certificação ISO 9000, ou seja, representam um parâmetro para a tomada de decisão.

Dentre os benefíci­os que a literatura e os consultores propagam sobre a ISO 9000 encontram-se abertura de mer­cado, redução de custos, redução de sucatas, redução de defeitos nos produtos acabados, aumento de clientes e ampliação da área de vendas. No que se refere a produção da normatização, trabalhos avaliativos sobre os benefícios podem contribuir para uma análise crítica das normas da ISO 9000.

Os objetivos desta aborda­gem podem ser exemplificadas a seguir:

A literatura apresenta a ISO 9000 como conseqüência do fenômeno de globalização de mercados, sendo um dos instrumentos da qualidade total. A literatura e consultores propagam diversos benefícios proporcionados pela certificação ISO 9000. As pesquisas apresentadas sobre os benefícios da ISO 9000 são restritas apenas a um ou outro segmento da indústria, comércio ou prestação de serviço, como também a uma avaliação de um número limitado de bene­fícios;

A elaboração do instrumento de pesquisa foi facilitada após a realização do pré-teste, pois através deste pode-se identificar variáveis e a forma de envio;

O instrumento proporciona uma ampla visão referente aos benefícios propagados pela ISO 9000, inclusive, a confiabilidade dos processos e produtos.

Consequentemente, isso possibilitou uma riqueza de dados para a análise. Todavia, embora restrita, houve duas limitações do instrumento. A primeira refere-se a algumas questões conterem alternativas com valores em intervalos.

Seria mais interessante trabalhar com valores exatos, sem intervalos (por exemplo 10% ao invés de 0 a 10%) para não acarretar subjetividade em alguns dados. A segunda se refere às questões subjetivas serem de caráter muito abrangente, o que dificultou uma análise quantitativa, apenas contribuindo para a complementação de alguns dados:

A análise das informações coletadas mostrou principalmente a relevância da ISO

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar